quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sobre dar ampla publicidade à grandeza do Líder entre o povo sul-coreano


Conversa com funcionários do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia. 27 de abril de 1965. (Kim Jong Il)

A agudeza da luta dos estudantes, homens e mulheres jovens e outras pessoas na Coreia do Sul tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Sua luta anti-governamental contra as negociações entre a Coreia do Sul e o Japão no ano passado foi a maior resistência de massa na Coreia do Sul desde a Revolta Popular de abril. Este ano, também, estão lutando dinamicamente contra o plano traidor de acordo Coreia do Sul-Japão - que está sendo planejado por instigação dos imperialistas estadunidenses.

Alarmados pela luta rápida do povo sul-coreano contra o fascismo e a traição, os imperialistas estadunidenses e os governantes sul-coreanos estão recorrendo mais abertamente à sua ofensiva ideológica reacionária para paralisar o espírito de luta do povo, intensificando simultaneamente a repressão fascista contra o povo. Em particular, na tentativa de impedir a influência da metade norte do país sobre o povo sul-coreano, o inimigo está intensificando sua propaganda e estratagema caluniosas contra o comunismo e contra a nossa República mais do que nunca.

Se quiserem frustrar a repressão fascista e as manobras do inimigo nessa situação e aumentar ainda mais sua luta, o povo sul-coreano deve aumentar sua consciência de independência nacional e adquirir um espírito de luta revolucionário mais forte.

O espírito de luta dos estudantes, jovens, homens e mulheres e outras pessoas na Coreia do Sul é alto, mas sua luta pode ser considerada ainda em um nível baixo. Sua luta contra o governo ainda não foi conduzida em combinação com a luta contra o imperialismo dos EUA e pela independência e não se desenvolveu em uma luta nacional pela reunificação. Esta é precisamente a principal fraqueza e limitação da luta do povo sul coreano.

A fim de alcançar seu desejo de independência, o povo sul coreano deve lutar firmemente sob o slogan anti-imperialistas e pela reunificação nacional. Somente quando a Coreia do Sul for libertada do jugo colonial dos Estados Unidos e o país for reunificado é que o povo sul-coreano ganhará liberdade e direitos genuínos e que toda a nação coreana poderá alcançar desenvolvimento e prosperidade independentes.

Quando o povo sul-coreano avançar sob o slogan revolucionário distinto e independente 'Expulsemos os imperialistas dos EUA e reunifiquemos o país!' sua luta se desenvolverá em uma luta nacional envolvendo as grandes massas de todas as esferas da vida e sairá vitoriosa. Embora seu espírito de luta seja alto, os estudantes sul-coreanos, homens e mulheres jovens e outras pessoas não propuseram o slogan anti-EUA e de reunificação nacional. Isto se deve principalmente ao baixo nível de consciência em relação à independência nacional.

A idéia de adoração aos EUA e da fobia dos EUA ainda permanece arraigada entre o povo sul-coreano. Muitas dessas pessoas, que já haviam sido seriamente afetadas pela idéia historicamente arraigada de adorar as grandes potências, foram enganadas pela técnica de disfarce imperialista dos EUA, após a libertação, e tiveram um equívoco em pensar que os Estados Unidos, um agressor e saqueador, era um libertador ou benfeitor.

O povo sul-coreano, é claro, nos últimos 20 anos começou a perceber gradualmente que os Estados Unidos não são, em nenhum sentido, um libertador ou um verdadeiro benfeitor. No entanto, a idéia do culto e da fobia dos EUA, baseada no antigo hábito da bajulação, persiste em suas mentes. A fim de eliminar a idéia do culto e da fobia dos Estados Unidos das mentes do povo sul-coreano e aumentar sua consciência de independência nacional, devemos expor os enganosos truques e falsidades dos imperialistas estadunidenses, que, sob a forma de 'libertador e benfeitor' governam a Coreia do Sul e, ao mesmo tempo, encorajar todo o povo sul-coreano a se orgulhar da excelência de nossa nação.

A consciência da independência nacional é formada e expressa com base no amor pela nação e do orgulho na excelência da nação. Um homem que não ama sua nação e não tem orgulho na excelência de sua nação, não pode adquirir a consciência da independência nacional nem pode lutar devotadamente pela independência, soberania e desenvolvimento de sua nação. Hoje, o povo na metade norte do país está bem impregnado com o sentimento de orgulho nacional. O alto senso de orgulho nacional dos nosso povo é baseado nos sentimentos ilimitados de honra e felicidade e no grande orgulho que eles têm em ter o mais proeminente e grande líder, o respeitado camarada Kim Il Sung, como pai da nação.

O Respeitado Camarada Kim Il Sung é o primeiro grande líder que nosso povo teve em toda sua história de milhares de anos. É sob a orientação do nosso grande líder que o nosso povo foi capaz de alcançar a causa histórica da libertação nacional derrotando o imperialismo japonês, defender honrosamente a liberdade e independência do país da invasão imperialista dos EUA e começar a construir um país socialista, excelentemente. Nosso povo que, tendo perdido sua soberania, vivia sob a opressão, como nação escravizada, agora goza de grande reputação como um povo heróico, e nosso país está sendo honrado como um modelo de socialismo aos olhos do mundo.

Devemos isso inteiramente ao grande líder, que nos serve com sua liderança sábia. Ele goza de prestígio internacional indiscutível e do alto respeito dos povos progressistas em todo o mundo por suas tremendas contribuições não apenas à revolução coreana, mas também ao desenvolvimento do movimento revolucionário dos povos do mundo contra o imperialismo, pela independência e pela soberania nacional e socialismo.

Durante minha recente visita à Indonésia na companhia do Líder, novamente senti calorosamente em meu coração quão grande é o nosso líder e quão alto prestígio ele está desfrutando entre os povos do mundo.

Como foi amplamente divulgado, os sentimentos de respeito e reverência recebidos do povo indonésio e seus líderes pelo nosso líder foram realmente calorosos e ardentes. Não só em Jacarta; a capital, mas também em Bogor, Bandung e em todos os outros lugares que o líder visitou, o povo indonésio acolheu-o entusiasticamente, cantando a Canção do General Kim Il Sung e dançando.

As boas-vindas que concederam a ele em ambos os lados da estrada de 160 quilômetros de Djakarta a Bogor foram especialmente espetaculares. Os líderes daquele país deram ao nosso líder uma hospitalidade muito cordial, dizendo que sua visita à Indonésia foi motivo de grande júbilo e de grande honra. A palestra que ele deu na Academia de Ciências Sociais Ali Archam sob o título, 'Sobre a construção socialista na República Popular Democrática da Coreia e a Revolução na Coreia do Sul', recebeu a aclamação calorosa da audiência e teve um forte impacto sobre o público indonésio.

O presidente da Academia de Ciências Sociais Ali Archam, figuras políticas proeminentes, cientistas sociais e diferentes figuras sociais na Indonésia unanimemente elogiaram sua palestra como uma grandiosa e um muito importante programa que ilumina o caminho à frente dos povos do mundo e foi muito valioso para os movimentos de libertação nacional e também para o movimento internacional da classe trabalhadora.

Durante sua visita à Indonésia, o líder participou da celebração do décimo aniversário da Conferência de Bandung. Lá ele conheceu muitos chefes de estado e governos dos países emergentes da Ásia e da África, que expressaram seu sentimento de respeito e reverência pelo líder. Sempre que vi o líder desfrutando de alto prestígio e sendo mantido em absoluto respeito e reverência pelos povos do mundo, não pude deixar de sentir imensa felicidade e orgulho nacional em trabalhar pela revolução sob a guia do Líder preeminente. A grandeza do Líder é, na realidade, a grandeza de nossa nação.

Defender o grande líder, herói nacional e grande homem sem igual como líder de nossa nação é a grande honra e orgulho de toda a nação coreana. A fim de inspirar o povo sul-coreano com um alto senso de orgulho, devemos dar-lhes uma compreensão correta da grandeza do Líder.

Se eles entenderem claramente que o líder é o maior homem do mundo e o pai genuíno da nossa nação, o povo sul-coreano acreditará no líder e o seguirá apenas, tornando-se mais corajoso na luta pela reunificação nacional. Originalmente, o sentimento de reverência do povo sul-coreano pelo líder era muito forte.

O nome do grande líder tem sido amplamente conhecido pelo povo sul-coreano desde os dias de sua luta revolucionária anti-japonesa, e a nação inteira o considerou em alta reverência como um herói lendário e o libertador e salvador da nação. Nos dias imediatamente após a libertação, quando todo o país estava animado em se preparar para as boas-vindas do grande líder que havia trazido a libertação ao país, o Comitê para as Boas Vindas a Kim Il Sung também foi formado na Coreia do Sul, e todas as pessoas no sul estavam esperando impacientemente por seu retorno triunfal para casa.

Ouvindo o boato de que o grande líder chegaria a Seul, centenas de milhares de pessoas se reuniram na praça da estação de trem, gritando em público pelo general Kim Il Sung.

Este fato por si só eloquentemente mostra quão calorosamente o povo sul-coreano o reverenciava. No entanto, o sentimento de reverência do povo sul-coreano pelo grande líder foi suprimido pelos imperialistas estadunidenses que ocupam a Coreia

Os imperialistas dos EUA e seus fantoches recorreram a todas as formas de propaganda anticomunista e conspirações, numa tentativa de desviar a atenção do povo sul-coreano para longe do grande líder. Naqueles dias, os faccionalistas anti-partido na Coreia do Sul não combatiam os planos do inimigo e, pior de tudo, negligenciavam dar publicidade à grandeza do líder entre o povo sul-coreano.

Eles nem mesmo os informaram honestamente do orgulho do sucesso das reformas democráticas que haviam sido realizadas no norte sob sua sábia liderança. Os faccionalistas anti-partido não apenas impediram que o povo sul-coreano, que tanto reverenciava o líder, conhecesse claramente a sua grande personalidade e realizações revolucionárias, mas também prejudicou seriamente sua luta revolucionária, distorcendo a política do líder em sua implementação.

Eles, em vez de despertar o povo sul-coreano para a consciência política e organizá-los, agitavam-os de modo que se revoltavam imprudentemente, fazendo com que um grande número de patriotas e outras pessoas fossem mortos pelo inimigo. Quando penso nos crimes cometidos pelos facciosistas anti-partido e nas consequências, não posso reprimir minha indignação. Aumentar a publicidade à grandeza do líder é o fator decisivo para despertar o povo sul-coreano para a consciência revolucionária, mobilizando-os solidamente nas fileiras de combate e encorajando-os a lutar vigorosamente pela reunificação do país.

O ponto em questão é como devemos dar publicidade à grandeza do líder entre o povo sul-coreano. Os imperialistas dos EUA e os fascistas militares sul-coreanos declararam o anticomunismo como sua primeira e mais importante política estatal e estão pisoteando os direitos elementares do povo pela democracia e liberdade e estão intensificando a repressão da liberdade de expressão e da livre publicação mais do que nunca.

Mesmo sob a ditadura fascista, os patriotas sul-coreanos, particularmente os revolucionários, estudantes, rapazes e moças, estão aprendendo sobre os grandes líderes revolucionários e sua gloriosa história revolucionária e derramando sangue na luta para disseminá-los entre as grandes massas populares. A fim de atender às exigências do povo sul-coreano, devemos adotar medidas positivas para divulgar amplamente as obras clássicas do Líder, as Reminiscências dos Guerrilheiros Anti-Japoneses e outros materiais sobre tradições revolucionárias e escritos explicativos das políticas estratégicas e táticas pela independência anti-EUA e pela reunificação nacional.

Não importa quão frenético seja seu esforço, o inimigo não pode desviar a mente do povo sul-coreano de reverenciar o grande líder e anseio por nossa República; nenhuma força pode impedir que a grandeza do Líder e o rápido desenvolvimento na metade norte da República, sob a orientação sábia do Líder, sejam conhecidos pelo povo sul-coreano.

Precisamos transmitir através de serviços de notícias e rádios uma variedade de informações necessárias para educar o povo sul-coreano da grandeza do Líder, bem como através de publicações.

Uma questão importante em dar publicidade à grandeza do líder é disseminar uma ampla gama de informações que darão ao povo uma compreensão abrangente do líder, grandes pensamentos, personalidade e suas conquistas revolucionárias.

Uma maneira importante de mostrar de forma abrangente os pensamentos e teoria do grande líder, sua personalidade nobre, sua gloriosa história revolucionária e suas realizações é compilar e publicar sua biografia.

Compilar e publicar a biografia do grande líder é uma exigência dos tempos, bem como uma importante tarefa que nos é encarada. O trabalho de compilar sua biografia é de fato tardio.

As biografias mostram vívidamente as atividades do grande homem e herói, numa base factual, por isso são amplamente lidas e têm grande influência nas pessoas. Já foram escritas muitas biografias de heróis mundialmente famosos, cientistas e artistas renomados. Na Coreia, também existem muitas biografias de famosos generais patrióticos e pessoas historicamente famosas, como a Biografia de Ulji Mun Dok e a Biografia de Ri Sun Sin e eles são amplamente lidos pelo povo desde os tempos antigos. É realmente uma vergonha aos olhos do povo que ainda não se tenha publicado uma biografia do grande líder nos vinte anos que se passaram desde a libertação do país.

Ele é um grande homem de todas as idades, que defendemos como nosso líder. Embora tardio, devemos produzir e publicar sua biografia o mais rápido possível. A publicação da biografia descrevendo a personalidade e realizações do grande Líder produzirá um grande impacto e terá uma tremenda influência revolucionária sobre o povo sul-coreano e seus compatriotas coreanos no exterior.

O povo sul-coreano e nossos compatriotas no exterior que aprenderam sobre a grandeza dos líderes principalmente de contos lendários e que estão empolgados com a mera menção de seu nome, ficarão muito felizes quando receberem sua biografia. A biografia do líder deve ser de alta qualidade, de modo a ser proporcional às suas grandes realizações, à sua inteligência incomum, sua excelente liderança e sua alta autoridade.

Sua biografia deve, naturalmente, ser uma grande biografia, para que nenhuma outra biografia de homens ou heróis mundialmente famosos seja compatível. Para escrever bem a biografia do Líder, é necessário adotar um novo sistema em seus conteúdos e a forma de sua descrição para que possa mostrar a grandeza de suas atividades revolucionárias e sua personalidade em grande amplitude e profundidade.

A biografia do grande Líder não deve ser escrita como um conto de façanhas militares de um homem ou como uma coleção de anedotas que foi escrita apenas por interesse, como é o caso das biografias convencionais de heróis e grandes homens.

A biografia do Líder deve ser uma representação sistemática e abrangente de suas atividades energéticas, ideológicas e teóricas que criaram, enriqueceram e desenvolveram a idéia Juche, a ideologia revolucionária orientadora de nossos tempos, os resultados de sua notável liderança que trouxe sucessos milagrosos na revolução e construção através da aplicação da Ideia Juche, sua mente aberta e generosidade que levaram a todos pelo caminho da revolução junto com seu caloroso amor pelo povo, sua lealdade ilimitada à causa revolucionária e também sua personalidade.

Desta forma, sua biografia será um livro enciclopédico da revolução, capaz de mostrar todas as nobres qualidades do líder que é realmente um grande pensador e teórico, preeminente político, notável estrategista militar e pai de todo o povo, bem como deve mostrar as conquistas imortais que ele fez para o seu país e seu povo. Assim, a biografia contribuirá grandemente para implantar lealdade ao líder e sentimentos de confiança nele no coração de todos e convencer a todos de que serão coroados com vitória e glória sob sua liderança.

Uma vez que a biografia do líder visa principalmente dar ao povo sul-coreano e aos nossos compatriotas no exterior uma profunda compreensão da grandeza de nosso líder, o estilo de escrita deve estar voltado para suas características.

Essas pessoas estão vivendo em ambientes e condições diferentes daquelas em que as pessoas do norte estão vivendo. Seu nível de consciência ideológica e sentimentos não são idênticos aos do último. Portanto, não deve ser escrito em um estilo rígido como um tratado político exclusivamente de tipo teórico, nem em um estilo de introduzir meros fatos como um livro de história.

A biografia deve ser lógica e cheia de fatos históricos, ao mesmo tempo em que mostra vividamente e de maneira impressionante a clarividência do líder, suas brilhantes realizações e seu grande caráter humano. Em vista da importância da biografia dos grandes líderes em educar e iluminar politicamente o povo sul-coreano, devemos prestar muita atenção à redação da biografia.

Responsáveis ​​e escritores devem ser designados para essa tarefa e devem receber materiais e condições suficientes para esse fim. Eu os ajudarei a encontrar soluções para todos os problemas que surgirem na redação da biografia. Esforços devem ser concentrados em seus escritos para que sejam publicados sem falta por ocasião do 55º aniversário do Líder. Acredito que, com intensa lealdade ao líder, vocês compilarão a biografia de maneira excelente para atender às expectativas de nosso Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário