quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Um novo momento histórico para as relações intercoreanas
Na última segunda feira (13), foi realizada a segunda rodada de conversações de alto nível Norte-Sul da Coreia para executar a histórica Declaração de Panmujom, onde as partes concordaram com a realização da Quinta reunião e conversações de Cúpula Norte-Sul em Pyongyang em setembro.
A reunião e conversações de Cúpula Norte-Sul, a terceira entre os líderes Kim Jong Un e Moon Jae In, será um momento histórico pois marcará o presente ano como o de maior engajamento para com relações intercoreanas, sendo o primeiro a ter três cúpulas, realizadas em diferentes localidades.
Além disso, servirá para a resolução de questões que travam a marcha contínua para a implementação completa da Declaração de Panmunjom de 27 de abril. Em sua primeira visita à Pyongyang, Moon Jae In repetirá o que fez os antecessores líderes do sul, Kim Dae Jung e Roh Moo Hyun.
É um momento em que ambas partes poderão conversar com sinceridade sobre as questões relativas à melhoria mais abrangente das relações coreanas, realizar todas as tarefas pendentes da Declaração de Panmunjom, resolver os mal entendidos e promover um avanço mais significativo para a causa histórica da reunificação da Coreia.
Será necessário que ambas as partes ajam com uma postura independente sob o lema de "Entre nós, os compatriotas" e reforcem a confiança mútua, o que é fundamental para o estabelecimento de relações frutíferas entre Norte e Sul e para a realização da causa da reunificação da Coreia.
A questão da desnuclearização da Península Coreana deve ser discutida com sinceridade, com um ponto de vista de que as armas nucleares e mísseis que a RPDC possui são para autodefesa e jamais serão usadas contra o Sul. Se faz necessário também que uma aliança intercoreana seja fortalecida urgindo o fim da Guerra da Coreia e a assinatura de um tratado de paz, o que os EUA ainda não mostrou a vontade de realizar no momento atual.
O ano de Juche 107 (2018), que ficará marcado como o ano de melhoria nas relações intercoreanas, deve alcançar êxitos ainda maiores para paz e prosperidade na Península Coreana e fim definitivo na confrontação que afastam irmãos separados por forças estrangeiras.
Desejo uma bem sucedida Cúpula Norte-Sul de Pyongyang em setembro, e que os máximos líderes do Norte e do Sul marquem de vez seus respectivos nomes na história como aqueles que alcançaram a realização história da reunificação.
Por: 레난 쿠냐
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário