quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Canções inspiradoras de sucesso


“Minha esposa" e "Minha nora” são canções que representam o amor e o afeto entre os membros da família.

As músicas foram escritas por Yun Tu Gun, vencedor da Ordem Kim Il Sung e Kim Jong Il e laureado com o Prêmio do Povo, e compostas por An Jong Ho, um Artista do Povo.

A música "Minha Esposa" foi estreada na celebração do centenário do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, realizada em 2010 no Palácio Cultural do Povo em Pyongyang, a capital da República Popular Democrática da Coreia.

A música diz: Em um dia de primavera, um soldado voltou para casa e uma garota lhe entregou um buquê. Isso levou ao casamento deles. A esposa apoia o marido sempre que ele se exaure com as dificuldades e o encoraja, ficando acordada a noite toda quando ele tem muitas coisas a fazer. Ela é uma companheira de vida indispensável e atenciosa. O casal está decidido a compartilhar o mesmo barco e remar juntos por um futuro brilhante, compartilhando doces e amargos pelo resto de suas vidas.

A música causou imediatamente uma grande sensação entre o povo coreano, especialmente entre os homens. Eles elogiaram a canção, dizendo que ela representava vividamente os sentimentos dos maridos. Alguns supuseram que o compositor provavelmente tem uma esposa muito bonita e a ama muito. Atualmente, a música é cantada principalmente pelos maridos durante reuniões familiares e em eventos de congratulação às mulheres.

Poucos meses depois de Yun ter escrito a música, seu filho mais velho lhe disse em casa que não havia uma música sobre a nora, pedindo-lhe que escrevesse uma. Yun considerou o pedido não apenas como um desejo pessoal de seu filho, mas como uma demanda do povo. Na época, seu segundo filho também havia se casado, então Yun tinha alguma experiência com noras.

Nos tempos feudais, as mulheres coreanas eram sujeitas a maus-tratos e humilhações após se casarem. Por isso, um poeta escreveu um poema comparando a pimenta vermelha à dura vida das mulheres casadas. Mas isso se tornou uma história do passado. Agora, os sogros consideram a chegada de uma nora como um evento auspicioso para suas famílias e um bom sinal para a prosperidade nacional.

Assim, Yun não teve dificuldade em escrever a música "Minha Nora", refletindo sua experiência pessoal de vida e o clima positivo da sociedade coreana.

Na música, o compositor disse que as noras gerenciam a economia familiar enquanto promovem a harmonia entre os membros da família e cuidam bem dos sogros, e que elas são tão bonitas quanto flores que brotam na neve no auge do inverno.

Esta música é composta por três estrofes, cada uma das quais termina com a repetição da passagem "Eu gosto da minha nora", ressaltando assim a ideia e o conteúdo da canção.

Logo após Yun ter escrito a letra da música, An Jong Ho a colocou em música. A canção se espalhou rapidamente pela sociedade. Em cerimônias de casamento, os mais velhos cantam entusiasticamente essa música, animando o ambiente.

Yun disse: As pessoas me elogiam por ter criado boas músicas que representam a vida delas, mas eu pude fazer isso porque a nossa vida é tão bela, cultural e emocional.

As duas músicas ressoam longe e amplamente, refletindo a vida feliz do povo coreano.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário