quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Cavalo de Troia


Conhecimentos gerais internacionais.

O termo "Cavalo de Troia" origina-se da Guerra de Troia, que ocorreu por volta do século XII a.C. entre os exércitos grego e troiano.

Segundo a mitologia grega, um exército de 100 mil homens marchou para Troia e lutou por dez anos, mas não conseguiu conquistar a cidade. Ficou claro para os soldados gregos que não podiam derrotar os troianos, que se defendiam com suas sólidas muralhas.

Nesse momento, um dos comandantes gregos planejou usar um cavalo de madeira como estratégia para conquistar a cidade.

Naquela época, os troianos eram muito apaixonados por cavalos. Os gregos aproveitaram essa afinidade e construíram um grande cavalo de madeira, escondendo 50 soldados dentro dele. Durante a noite, colocaram o cavalo silenciosamente em frente às portas da cidade de Troia. O cavalo tinha uma inscrição que dizia: "Dedicado à deusa Atena como lembrança do retorno para casa dos gregos."

Quando os troianos saíram prontos para mais um dia de combate, ficaram completamente surpresos ao ver um enorme cavalo de madeira em vez dos veículos de guerra que esperavam. Enquanto isso, os gregos, que haviam fingido retirar-se, estavam incendiando seu acampamento e se afastando em direção ao mar.

Os troianos consideraram o cavalo de madeira um "presente sagrado" que os gregos haviam oferecido aos deuses, e, alegres, decidiram levá-lo para dentro da cidade.

Os troianos, acreditando que a guerra de dez anos finalmente havia chegado ao fim, jogaram fora suas armaduras e armas, e celebraram a noite inteira, bebendo e dançando. Essa celebração levou à sua própria destruição.

Já bem após a meia-noite, quando os troianos estavam completamente adormecidos, os soldados gregos saíram do cavalo, abriram os portões da cidade e enviaram um sinal de ataque para suas tropas que aguardavam do lado de fora.

Os gregos atacaram a cidade de Troia por dentro e por fora. As impenetráveis muralhas de Troia não conseguiram resistir ao feroz ataque dos gregos e, finalmente, a cidade caiu, encerrando a guerra.

Após isso, as pessoas passaram a chamar de "Cavalo de Troia" qualquer inimigo que se infiltrasse disfarçado em suas fileiras. A operação do Cavalo de Troia é considerada o início das atividades de espionagem na história das guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário