quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Jon Sang Hong, Farmacêutico do Povo


Jon Sang Hong (7 de outubro de 1936 - 31 de outubro de 2006) foi um dos farmacêuticos mais respeitados na RPDC. Ele foi agraciado com os títulos de Herói do Trabalho, Farmacêutico do Povo e Doutor em Filosofia (PhD).

Nascido em uma família de trabalhadores em Sinuiju, na província de Phyongan Norte, Jon Sang Hong não pôde frequentar a escola até a libertação do país em 15 de agosto de 1945.

Mesmo durante a intensa Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950 - 27 de julho de 1953), ele continuou seus estudos e percebeu profundamente o quanto sua pátria era preciosa.

No início da década de 1960, ele se formou na atual Universidade de Ciências Médicas de Pyongyang e foi designado como farmacêutico para a estação de gerenciamento de suprimentos médicos na província de Hwanghae Norte. Em três anos, conseguiu produzir injeções de antibióticos, como a sintomicina, que antes estavam disponíveis apenas em forma de comprimidos. Na época, isso representou um avanço farmacêutico significativo.

Ele também teve sucesso em produzir papel de tornassol, utilizado para identificar se uma substância é ácida ou básica, a partir de materiais medicinais disponíveis localmente, trazendo grandes benefícios para o país. Jon Sang Hong continuou alcançando muitos outros feitos.

"É bom se isso puder ajudar, mesmo que um pouco, o país." Essa era sua filosofia de vida.

Quando trabalhou como gerente-geral de uma fábrica farmacêutica, era uma norma aceita nas comunidades médicas do mundo usar amido como excipiente na fabricação de comprimidos. Assim, as fábricas locais consumiam milhares de toneladas de cereais anualmente para extrair amido para granulação.

Ele teve a ideia de criar um novo excipiente a partir de bentonita, um tipo de argila formada pela degradação de cinzas vulcânicas ou tufos, abundante no país. Após uma pesquisa e experimentos meticulosos, ele identificou as características físicas e químicas da bentonita de maneira científica e técnica, estabelecendo um método de dispersão e refinamento desse material. Isso resultou na economia de grandes quantidades de cereais e abriu perspectivas promissoras para a produção de comprimidos baseados na bentonita como excipiente.

Além disso, ele desenvolveu procedimentos para a fabricação de injeções de chifre de veado e almíscar por meio de um método de lixiviação, preparando mais de 30 tipos de medicamentos eficazes, que foram introduzidos em fábricas farmacêuticas em todo o país.

Jon registrou 19 estudos como invenções nacionais e 15 como patentes, incluindo “Fabricação de caseína a partir de leite desnatado”, “Preparação de medicamentos para neuralgia” e “Separação de santonina de Inula helenium e produção de álcool a partir dos resíduos”.

Jon é lembrado como um mártir patriótico socialista.

Ham Kwang Hyok

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário