terça-feira, 10 de setembro de 2024

Discurso do camarada Kim Tok Hun, Primeiro-Ministro do Conselho de Ministros, no ato comemorativo pelo 76º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia


Camaradas beneméritos e inovadores do trabalho de vários setores de todo o país que participam nas festividades pelo 76º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia!

Estimados camaradas jovens estudantes e habitantes de Pyongyang!

Camaradas!

Setenta e seis anos se passaram desde que nossa República, que caminha com confiança em direção a um futuro brilhante ao longo de seu próprio curso com sua grande ideia orientadora, começou a gravar seus registros sagrados nesta terra.

A dignidade e a honra do nosso povo, que superou todas as provações e severos desafios da história, alcançando realizações transcendentais com um significado eterno para a sólida existência e o próspero desenvolvimento da República, brilham continuamente junto com o significativo Dia de Fundação da República.

Neste momento, todo o povo do país e os milhões de filhos e filhas da pátria, que trilharam um caminho que nenhum outro povo na Terra jamais percorreu e conquistaram vitórias preciosas com um fervoroso sangue patriótico, estão celebrando conosco este significativo evento.

Neste momento de celebração do 76º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, e em nome do Comitê Central do Partido e do Governo da República, expresso felicitações e agradecimento a todo o povo e aos oficiais e soldados das Forças Armadas da República, que, com uma firme crença na justeza de nossa causa e uma sólida confiança em nossas forças, estão, sem se deixar abater pelos desafios sobrepostos, abrindo com firmeza uma nova era de transformação.

Também expresso profunda reverência aos mártires revolucionários antijaponeses e outros mártires patrióticos que deixaram marcas verdadeiramente honrosas de lealdade patriótica para a pátria e para as futuras gerações, e que vivem para sempre na memória do povo. Parabenizo calorosamente os beneméritos e inovadores do trabalho, que foram convidados para as celebrações, por suas notáveis conquistas na construção do socialismo, seguindo e apoiando sempre a liderança do Comitê Central do Partido.

Também estendo calorosa recepção à delegação de congratulações de coreanos residentes no Japão e aos membros da delegação de estudantes do último ano da Universidade Coreana, que estão presentes nesta ocasião. Envio calorosas saudações às organizações de compatriotas no exterior, incluindo a Associação Geral de Coreanos no Japão, que estão lutando firmemente pelos direitos democráticos e pela pátria socialista com a honra e o orgulho de serem cidadãos da República em terras estrangeiras.

Camaradas!

O fato de que comove a todos o reverberar do solene Hino Nacional, com a bandeira da República tremulando majestosamente no céu limpo de setembro, não é apenas porque as provações e dificuldades que enfrentamos foram imensas, nem somente porque as memórias até hoje nos causam profunda emoção.

Isso se deve à crença e ao orgulho sagrados, que não podem ser comparados a nada, de ter um país que protege sua dignidade, seus direitos e sua vida inteira, e uma pátria que faz florescer seus sonhos e aspirações, mesmo em meio a todas as tempestades da história.

Essa é a posição de potência com a qual nosso povo sempre sonhou, e é a nossa felicidade que não pode ser comprada por qualquer quantia de dinheiro.

O mundo de hoje não é nada tranquilo.

Mesmo que haja um regime no poder e uma enorme força militar e poder econômico e tecnológico, o povo não vê a proteção de sua vida e direitos de forma automática. O nosso povo está profundamente consciente disso, não apenas em palavras e escritos, mas na realidade.

Embora ainda haja deficiências e dificuldades, a experiência profunda de que este país e este sistema, que consideram o povo como o céu e protegem contra ameaças à vida e ao bem-estar do povo, seja em guerras, crises de saúde ou desastres naturais, é a base dos sentimentos de nosso povo em relação à preciosidade e sacralidade da pátria, e se torna o núcleo da nossa visão de Estado.

Em meio ao rigoroso vendaval da história, a filosofia política de nosso Estado, centrada na primazia das massas populares, e o nosso socialismo com características próprias, estão demonstrando sem reservas sua superioridade e poder invencível, e estão apresentando uma nova definição e uma nova imagem de uma grande potência para a era.

Embora seja o aniversário da fundação da República, que ocorre anualmente nesta data, a grandeza e o significado imortal desse evento estão sendo cada vez mais profundamente gravados em nosso coração neste momento.

A fundação de nossa República não significou apenas o surgimento de um novo Estado, mas foi um importante evento político que marcou a realização brilhante do desejo das massas do povo trabalhador, que há muito ansiavam por seu verdadeiro governo.

A partir daquele dia, há 76 anos, quando foi proclamada a fundação da nova Coreia, onde o povo que havia sido desprezado e oprimido se tornou o soberano, começou a história gloriosa e dura da luta de nosso Partido e Estado para construir um sistema político poderoso e uma robusta força nacional, que não deixaria o destino de seu próprio povo nas mãos de quaisquer escolhas externas.

O Governo da República, sob a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia, tem fortalecido firmemente o Poder Popular, desenvolvido vigorosamente o poder de autoconfiança e autossuficiência, e tem permanecido infinitamente fiel à sua sagrada missão e dever de assumir total responsabilidade pelo destino e bem-estar do povo em qualquer condição.

Como um país restaurado, superamos inimigos cujas forças militares e econômicas eram incomparáveis, vencendo a guerra e construindo um Estado industrial socialista a partir das cinzas. Por trás das vitórias milagrosas e dos eventos surpreendentes que alcançaram a grande tarefa de prosperidade e poderio nacional, mesmo diante de ventos de sedução e de retrocessos de sanções, está o princípio fundamental de nossa construção nacional: que, para garantir os direitos e o futuro do povo, devemos abrir caminho mesmo nas estradas mais desconhecidas e transformar o impossível em possível.

Não apenas desenvolvemos uma força absoluta capaz de proteger todas as vidas nesta terra para sempre, mas também somos um país com um sistema legal que nos permite usar essa força de acordo com nossa vontade. Somos um país que garante institucionalmente a mobilização e a capacidade de resposta nacional para enfrentar crises que ameaçam a segurança e a vida do povo, um país onde os quadros diretivos do Estado se aproximam mais dos cidadãos afetados por desastres e compartilham com eles as alegrias e tristezas. Somos um país onde os desejos do povo se tornam objetivos do Partido e do Estado, e são inevitavelmente realizados em qualquer dificuldade. Essa é a verdadeira imagem de nossa República e a superioridade e o poderio de nosso sistema único.

A sagrada fundação da República, que gravou "povo" no nome do Estado e estabeleceu uma constituição que garante os interesses e direitos do povo, é extremamente grandiosa devido à sua capacidade de manter e consolidar o caráter popular do nosso Estado, sem mudar os princípios e o espírito da fundação, mesmo em meio a provações sem precedentes.

Desde a fundação da República até hoje, nosso país mudou notavelmente e se desenvolveu de maneira rápida, mas o caráter popular da nossa República e a essência do nosso sistema socialista não mudaram nem um pouco.

Manter o caráter e a essência de um país e do Estado com firmeza através do fluxo do tempo e das complexas mudanças da era não é de modo algum uma tarefa simples.

A longa luta de nossa República, que preservou o mundo do povo e realizou uma a uma as aspirações do povo em condições muitas vezes mais difíceis do que as de outros, demonstrou claramente que o poder da primazia das massas populares é capaz de superar a tirania imperialista e conquistar até o céu.

Em nosso país, não há nada mais precioso do que o povo, e no coração de nosso povo, não há nada mais precioso do que a pátria.

A história de 76 anos da República, que protegeu o povo com a força do amor e fez florescer uma vida verdadeira com serviço dedicado, brilha como uma história de ter formado um povo excelente que uniu firmemente seu destino com o da pátria, e de ter alcançado vitórias junto com esse povo.

Embora nosso povo tenha enfrentado um caminho de provações sem precedentes na história, foi exatamente através dessas dificuldades que passou a compreender melhor a verdadeira superioridade e o poderio único de nossa ideia e de nosso sistema, e fortaleceu a convicção de que apenas sob a bandeira da República é possível desfrutar de dignidade e felicidade.

Hoje, todo o povo coreano ama ilimitadamente a República, confia firmemente que todas as diretrizes e políticas do governo da República são totalmente para seu benefício, e está cheio de confiança em abrir um novo capítulo para a prosperidade nacional, vislumbrando um futuro mais feliz com o fortalecimento e desenvolvimento da República.

Ao manter de forma consistente a doutrina de Iminwichon (considerar o povo como o céu) como o princípio central da política estatal e ao manter firmemente a ideia e o espírito da primazia das massas populares ao longo de mais de 70 anos, nosso país adquiriu uma solidez invencível e uma capacidade de avanço ilimitada.

Enquanto o caráter e a essência do verdadeiro país do povo, nossa República, estiverem vivos, esta terra será eternamente pacífica e próspera, e o bem-estar e a felicidade de nosso povo serão protegidos para sempre.

Portanto, o local desta cerimônia de celebração do 76º aniversário da fundação da República, mantendo com orgulho nosso nome e bandeira nacionais, está envolto em um sentimento solene e de infinita reverência.

A criação da nova imagem do genuíno país do povo, que este ama e defende como se fosse a própria vida, é um mérito notável que a nossa República alcançou na história da construção estatal da humanidade.

Camaradas!

A razão pela qual nossa República tem obtido vitórias por mais de 70 anos e continuará triunfando no futuro é que a ideologia e a linha de construção do Estado centradas no povo são justas e nossa visão de desenvolvimento é firme.

O Governo da República continuará mantendo e implementando de forma consistente a política e a diretriz imutáveis do Partido do Trabalho da Coreia de colocar o povo em primeiro lugar como uma diretriz estatal. Isso garantirá de forma completa a segurança e os direitos da vida do povo, além de resolver com sucesso as tarefas históricas para a construção de um poderoso Esstado socialista próspero e civilizado.

Nossa República entrou agora em uma fase de desenvolvimento sem precedentes, e nossa luta tornou-se ainda mais digna e gratificante.

A direção e o objetivo estratégico do Partido e do governo para a construção do Estado é cumprir, na nossa época, as vastas e históricas tarefas que se tornaram a aspiração do povo ao longo de várias décadas desde a fundação do país, e renovar todos os campos, incluindo economia e cultura, para corresponder ao status de uma grande potência.

Embora os desafios e as tarefas que precisamos enfrentar no futuro sejam vastos, a identificação precisa das vantagens que devemos firmemente manter, dos pontos críticos que devemos superar e das possibilidades de desenvolvimento latentes, mesmo sob as condições mais severas, é uma conquista inestimável. Isso nos permitirá formular as melhores estratégias para alcançar resultados bem-sucedidos, mantendo a estabilidade do país e conduzindo a construção econômica.

Com base nas aspirações e demandas amplas do povo, o objetivo é eliminar os vestígios e os obstáculos antigos que ainda persistem nos vários campos da vida social do Estado, como economia, ciência, educação e saúde. Devemos resolver ativamente os problemas históricos não resolvidos e promover o desenvolvimento equilibrado, substancial e simultâneo em todo o país. A implementação contínua e ampliada das importantes políticas, com esse propósito, constitui uma grande revolução na história do desenvolvimento da República.

O Partido e o Governo da República continuarão fortalecendo a defesa nacional autossuficiente, mantendo um caminho de progresso ascendente, para que possamos deter qualquer força invasora com uma força invencível, prevenindo guerras e protegendo de maneira confiável a segurança do país, do povo e a prosperidade das futuras gerações.

Assim como fizemos no passado, continuaremos levantando a bandeira da luta anti-imperialista, reforçando a amizade e a solidariedade com os países que defendem a soberania e os povos progressistas, e lutar vigorosamente pela paz sólida e pela justiça internacional no futuro.

Camaradas!

Com a liderança excepcional do estimado camarada Kim Jong Un e o fervoroso amor do nosso povo pelo socialismo, o futuro da República está destinado a ser sempre vitorioso, e a realidade do florescimento que todos neste país almejam certamente virá.

O fervor revolucionário e o espírito de marcha do heroico povo coreano, que não teme as dificuldades, não para de lutar e avança corajosamente de uma vitória para outra, não podem ser detidos por nada e contribuirão para produzir criações e milagres imortais na história de nossa República.

Agora, o fluxo das bandeiras que serpenteiam majestosa e grandiosamente por esta praça carrega a história gloriosa de 76 anos da República, marcada pela grandeza e orgulho, coragem excepcional e amor à pátria. Essa história é impregnada com o espírito sublime de todas as gerações desta terra, que dedicaram sem reservas a juventude, o sangue e o suor para proteger e iluminar o estandarte. Também reflete as aspirações e a determinação de milhões de pessoas que, com seu inflexível ímpeto e luta, estão na vanguardado mundo.

A marcha de exibição das bandeiras de hoje gravará na praça histórica a crença e a determinação do nosso povo em dedicar corpo e alma à pátria. Junto com o brilho fresco e o vibrante flamejar das bandeiras, um novo capítulo glorioso da nossa pátria será continuamente escrito.

Pela nossa pátria, a República Popular Democrática da Coreia, que amamos de toda a alma,

Lutemos todos vigorosamente, com coragem e fé, sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un, por sua eterna glória e elevada dignidade.

Camaradas!

Mais uma vez, os felicito calorosamente pelo Dia da Fundação do Estado.

Viva a República Popular Democrática da Coreia, nosso país poderoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário