segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Construindo um genuíno Governo Popular


No dia 9 de setembro deste ano, comemora-se o 76º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, a gloriosa pátria do povo coreano.

Nesta ocasião, o povo coreano relembra com profunda emoção a carreira revolucionária imortal do grande Líder camarada Kim Il Sung (15 de abril de 1912 - 8 de julho de 1994), que se dedicou a estabelecer um genuíno Governo Popular.

Durante a luta armada antijaponesa, Kim Il Sung propôs a linha única de construir um governo popular e estabeleceu um governo revolucionário popular nas bases guerrilheiras ou nas áreas libertadas.

No início da década de 1930, quando voltou a Wangqing após expedições ao norte e ao sul da Manchúria, constatou que haviam queixas em várias partes da zona guerrilheira.

Seguindo o lema da introdução imediata do socialismo, as autoridades das zonas guerrilheiras proclamaram a abolição da propriedade privada e colocaram todas as propriedades pessoais e imóveis sob propriedade comunal. Tudo foi comunalizado, desde a terra e os mantimentos até as ferramentas e utensílios agrícolas, como foices, enxadas e garfos. Após essa introdução abrangente da propriedade comunal, submeteram todos os habitantes da zona guerrilheira—homens e mulheres, jovens e idosos—ao novo regime de vida comunal, trabalho comunal e distribuição comunal.

Tal política ultraesquerdista causou vacilação e caos irreparáveis ​​nas zonas de guerrilha. Nesta conjuntura, quando o destino das zonas de guerrilha e da revolução coreana estava em jogo, Kim Il Sung assumiu o desafio e partiu para superar o desvio esquerdista da política e criar uma nova forma de governo.

Ele expôs a irracionalidade e a nocividade das afirmações e políticas dos esquerdistas por meio de repetidas argumentações com eles, e manteve discussões sérias com quadros militares e políticos sobre o estabelecimento de um governo popular nas zonas de guerrilha.

Na discussão, enfatizou a necessidade de que esse governo de frente unida fosse um governo revolucionário popular baseado na aliança operária-camponesa.

Sobre isso, em suas memórias "No Transcurso do Século", o grande Líder escreveu: "Se escolhemos o governo revolucionário popular como modelo de Poder adequado para a região de Manchuria do Leste, onde residiam muitos coreanos, foi porque o consideramos a forma ideal para o caráter da revolução coreana, anti-imperialista, antifeudal e democrática, e que correspondia às demandas populares."

Para materializar essa linha, o grande Líder fez organizar o governo revolucionário popular primeiro na zona de Sishuiping, em Jiayahe, no condado de Wangqing, e no dia 18 de março de Juche 22 (1933) foi a Sishuiping na zona guerrilheira de Jiayahe, onde dirigiu o comício para fundar o governo revolucionário popular Nº 5 de Wangqing.

Os habitantes da zona guerrilheira aplaudiram fervorosamente o nascimento do novo Poder, que representa e defende plenamente seus interesses.

Posteriormente, sob a orientação acertada do grande Líder, foi estabelecido em curto prazo o governo revolucionário popular, um verdadeiro Poder do povo, em quase todas as zonas guerrilheiras da zona ribeira do rio Tuman.

Este governo, fundado no fragor da guerra antijaponesa, serviu como embrião e modelo que deu origem à RPDC após a libertação (15 de agosto de 1945).

Graças ao estabelecimento do Poder popular, herdeiro do governo revolucionário popular, nosso povo se tornou verdadeiramente o dono do Estado e da sociedade, assumindo o Poder pela primeira vez na história e podendo acelerar a construção da nova sociedade com a poderosa arma da revolução e sua construção.

Ham Kwang Hyok

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário