quinta-feira, 26 de julho de 2018

Kang Yong Sop


Nascido em 15 de outubro de Juche 20 (1931) em Pyongyang, Kang Yong Sop foi um deputado da Assembleia Popular Suprema e Presidente da Federação de Cristãos da Coreia.

Durante sua juventude, o coreano de família de classe mediana se converteu ao cristianismo ao entrar em escola dirigida por missionários estadunidenses durante o domínio colonial japonês, mas encerrou seus estudos já na pátria liberta. Durante sua juventude ele esteve também por algumas vezes fora do país e teve contato direto com os revolucionários lidarados por Kim Il Sung que davam suas vidas na luta para libertação nacional e sempre prestou seu apoio á proposta de construção de uma nova sociedade livre e democrática na Coreia.

Depois de encerrar seus estudos na Coreia, ele foi para a União Soviética estudar na  Universidade Estatal de San Petersburgo assim como fizeram outros futuros políticos da RPDC. Ao retornar, se lançou à deputado na Assembleia Popular Suprema, onde foi eleito e posteriormente participou de movimentos pró-reunificação como a  "Aliança Pancoreana para a Reunificação", além de dirigir atividades religiosas entre os cristãos.

Serviu como embaixador da RPDC na Romênia em 1969 e em 1971 foi ser embaixador de Malta. Tornou-se Presidente da Federação de Cristãos da Coreia em 1989 e Vice Presidente do Conselho de Religiosos da Coreia em maio do mesmo ano. Desde então, realizou várias reuniões com figuras religiosas de várias partes do mundo que visitaram a Coreia, fez importante aporte ao convocar os cristãos sul coreanos progressistas a fazerem esforços para a reunificação com seus encontros com religiosos do sul e visitou vários países como Hong Kong, Brasil e Estados Unidos.

Kang recebeu a Ordem de Kim Il Sung em março de 2002 e o Prêmio Nacional de Reunificação em setembro de 2003. E dirigiu o Seminário Teológico de Pyongyang com sucesso em várias ocasiões.

Faleceu em 2012 em Pyongyang devido à um ataque cardáco, aos 80 anos e foi realizada uma cerimônia de enterro com presença de religiosos e políticos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário