terça-feira, 10 de julho de 2018

Sobre entender corretamente a originalidade do Kimilsungismo



Conversa com propagandistas do Partido - 2 de outubro de 1976. (Kim Jong Il)

Desde que formulamos o pensamento revolucionário do líder como Kimilsungismo e definimos isso, as pessoas passaram a enxergá-lo sob uma nova luz. Atualmente, todo mundo está chamando o pensamento revolucionário do líder de Kimilsungismo, e está dizendo que é um sistema baseado na ideia, teoria e método do Juche.

Anteriormente, a ideia revolucionária do líder era chamada de marxismo-leninismo contemporâneo. Claro, há alguma verdade nisso, mas esta não é uma definição correta, uma vez que se refere principalmente à sua herança do marxismo-leninismo. Ninguém agora chama o pensamento revolucionário do líder dessa maneira. No entanto, ainda existe uma tendência para interpretá-lo dentro da base do marxismo-leninismo.

Chamamos o pensamento revolucionário do líder de Kimilsungismo porque a ideia e a teoria por ele avançadas são originais. A definição de que o Kimilsungismo é um sistema baseado na ideia, teoria e método do Juche significa que o Kimilsungismo é consistente com a Ideia Juche em conteúdo e que forma um sistema baseado na ideia, teoria e método em composição. Tanto no conteúdo como na composição, o Kimilsungismo é uma ideia original que não pode ser explicada no âmbito do Marxismo-Leninismo.

A Ideia Juche, que constitui a quintessência do Kimilsungismo, é uma ideia recém desenvolvida na história do pensamento humano.

No entanto, atualmente, há uma tendência a interpretar a Ideia Juche com base na dialética materialista do marxismo. Não muito tempo atrás eu recebi uma carta que propunha o ponto de vista de que a Ideia Juche é um "materialismo do Juche" e uma "dialética do Juche". Isso mostra que a originalidade da Ideia Juche não está corretamente compreendida.

A dialética materialista do marxismo apresentou a correlação entre matéria e consciência e entre ser e pensar como questão fundamental da filosofia e comprovou a primazia da matéria, a primazia do ser. Com base nisso, esclareceu as leis do movimento do mundo objetivo.

A natureza material do mundo e suas leis universais de movimento foram esclarecidas, a Ideia Juche apresentou a posição e o papel do homem no mundo como a questão fundamental da filosofia e provou que o homem é o mestre de tudo e decide tudo. Explicou com base nisso a lei que governa a dominação, transformação e desenvolvimento do mundo pelo homem. A Ideia Juche coloca o homem no lugar de mestre que domina o mundo, em vez de simplesmente apresentá-lo como uma parte dele. Este princípio filosófico da Ideia Juche não pode ser explicado dentro da estrutura da dialética materialista.

A tendência de interpretar a Ideia Juche de acordo com o sistema e o conteúdo das teorias anteriores é manifestada de modo mais intrusivo na visão da história social. Mesmo os manuais de filosofia mostram a tendência de interpretar os princípios sócio-históricos clarificados pela Ideia Juche, de acordo com a visão materialista.

O materialismo histórico é a aplicação das leis gerais do mundo material à história social. Desnecessário dizer que a sociedade também pertence ao mundo material, de modo que as leis universais do mundo material operam nele. Mas a sociedade tem suas leis peculiares de movimento que diferem das da natureza. Ao contrário do movimento da natureza, o movimento sócio-histórico tem um sujeito. E o movimento sócio-histórico é inconcebível sem a função e o papel de seu sujeito.

A Ideia Juche justamente elucidou a natureza governada pela lei inerente ao movimento sócio-histórico como um movimento do seu sujeito. A visão sobre a história social, conforme esclarecida pela Ideia Juche, tem como conteúdo principal a natureza governada pela lei do movimento sócio-histórico.

Essa visão dp Juche sobre a história social não deve ser interpretada de acordo com a visão materialista. A Ideia Juche é uma ideia original que esclarece não apenas os novos princípios filosóficos e sócio-históricos, mas também os princípios norteadores da revolução e da construção.

Juntamente com a Ideia Juche, a teoria revolucionária do Kimilsungismo é também uma teoria original. No entanto, algumas pessoas ainda tendem a confundi-la com a teoria revolucionária do marxismo-leninismo.

Visto do desenvolvimento das teorias revolucionárias da classe trabalhadora, o marxismo-leninismo é a teoria revolucionária do período histórico que precede a evolução do Kimilsungismo. Marx provou cientificamente, com base na dialética materialista, a inevitabilidade da queda do capitalismo e a transição para o socialismo e Lenin seguiu sua teoria para fazer uma análise do capitalismo monopolista. Com base nisso, ele elucidou a lei do desenvolvimento desigual do capitalismo e a possibilidade de vitória do socialismo em um país em particular, e apresentou a teoria revolucionária sobre o estabelecimento de um sistema socialista. É por isso que o conteúdo principal da teoria revolucionária do marxismo-leninismo é a teoria sobre a derrubada do capitalismo e do imperialismo, e o estabelecimento de um sistema socialista.

A teoria revolucionária do Kimilsungismo é uma teoria revolucionária que forneceu soluções para os problemas surgidos na prática revolucionária em uma nova era diferente da era que deu origem ao marxismo-leninismo.

Com base na Ideia Juche, o líder deu uma profunda explicação das teorias, estratégias e táticas sobre a libertação nacional, emancipação de classe e libertação da humanidade na nossa era. Assim, pode-se dizer que a teoria revolucionária do Kimilsungismo é uma teoria revolucionária perfeita sobre o comunismo na era do Juche. Não seria necessário procurar alguma pista na teoria marxista-leninista para explicar a nova teoria revolucionária esclarecida pelo Kimilsungismo, especialmente a teoria sobre a construção do socialismo e do comunismo.

O problema da construção do socialismo e do comunismo foi esclarecido de uma nova maneira pelo Kimilsungismo. É verdade que os fundadores do marxismo-leninismo também expuseram algumas visões sobre a sociedade socialista e comunista, mas suas visões não foram muito além dos limites da previsão e da suposição.

O líder disse há muito tempo que o nosso partido tinha levado em consideração todas as proposições meritórias feitas pelos fundadores do marxismo-leninismo e que após o estabelecimento do sistema socialista, ele havia resolvido todos os problemas decorrentes usando sua própria discrição.

De fato, os problemas teóricos e práticos da revolução e do trabalho de construção após o estabelecimento do sistema socialista foram resolvidos inteiramente através das atividades ideológicas e teóricas exclusivas do líder. Portanto, os clássicos marxistas-leninistas não podem dar pistas para a solução desses problemas.

Além disso, o Kimilsungismo levantou a nova questão do método de liderança na teoria revolucionária da classe trabalhadora e a elucidou de maneira abrangente.

A questão do método de liderança ocupa um lugar independente, tanto na teoria como na prática, na luta revolucionária da classe trabalhadora. A causa revolucionária da classe trabalhadora, a causa do socialismo e do comunismo, é uma luta profunda e complicada para transformar o mundo completamente e uma grande luta em
que as grandes massas participam. Portanto, essa causa revolucionária só seria obtida vitoriosamente quando fosse aplicado um método correto de liderança, juntamente com uma ideia e uma teoria orientadoras corretas.

A questão do método de liderança assume ainda maior importância quando o partido da classe trabalhadora assume o poder, administra uma nova sociedade e dirige a construção do socialismo e do comunismo. Mas, na teoria revolucionária da classe trabalhadora, essa questão nunca foi sistematizada como uma teoria independente antes.

O Kimilsungismo é um serviço importante, pois proporcionou uma nova elucidação da teoria sobre o método de liderança e sistematizou-o como um elemento independente. O Kimilsungismo apresentou o método de liderança como uma das questões fundamentais para a vitória na revolução e deu uma explicação completa sobre isso.

Em particular, ele originalmente esclareceu e aperfeiçoou o método de liderança, o método de liderar a construção do socialismo e do comunismo, a ser adotado pelo partido no poder. Mas, em alguns casos, o método de liderança que forma um elemento independente, do Kimilsungismo, é agora erroneamente interpretado como uma questão de metodologia. Esta é uma compreensão incorreta do conteúdo e originalidade da teoria Kimilsungista sobre liderança.

Fica claro a partir disso que o Kimilsungismo difere-se do marxismo-leninismo em seu sistema estrutural e conteúdo.

Como você sabe, o marxismo tem suas três fontes de origem na filosofia clássica da Alemanha, a economia política clássica da Grã-Bretanha e a doutrina do socialismo utópico da França. Por conseguinte, o seu sistema estrutural compreende estes três campos. O leninismo desenvolveu e enriqueceu o marxismo em vários aspectos, mas adotou três elementos - filosofia, economia política e socialismo científico.

Na nova era da história humana, quando as massas populares emergiram como mestres do mundo pela primeira vez na história e estão moldando seus destinos de uma forma independente e criativa, em nossa época em que o movimento revolucionário da classe trabalhadora avançou ao longo caminho e está sendo conduzido extensivamente e profundamente em todo o mundo, a prática revolucionária exige uma nova ideia e teoria da liderança sobre a revolução, e apresentou a questão da liderança na mobilização das grandes seções das massas para a revolução como uma questão urgente associada ao resultado da revolução.

O Kimilsungismo, que é composto de três elementos - a Ideia Juche e a teoria revolucionária e o método de liderança que esclareceu - que satisfizeram essas novas exigências do movimento revolucionário.

O Kimilsungismo é um sistema ideológico e teórico com a Ideia Juche como seu núcleo. A originalidade do Kimilsungismo é derivada da originalidade da Ideia Juche. Portanto, quando falamos sobre o Kimilsungismo, primeiro temos que pensar na Ideia Juche.

No entanto, não devemos considerar a Ideia Juche da mesma forma que o Kimilsungismo. Algumas pessoas agora as colocam na mesma categoria, mas elas são diferentes no conteúdo. O Kimilsungismo compreende a Ideia Juche e uma teoria revolucionária e um método de liderança de longo alcance que evoluíram a partir desta ideia. Portanto, definimos o Kimilsungismo como um sistema baseado na ideia, teoria e método do Juche.

Quando dizemos que o Kimilsungismo é uma ideia revolucionária original diferente do marxismo-leninismo, nunca queremos dizer que não tenha derivações do marxismo-leninismo. Atualmente, há também uma tendência a contrastar o Kimilsungismo com o Marxismo-Leninismo, alegadamente para enfatizar a sua originalidade. Mas sua originalidade não é necessariamente provada apenas pelo contraste com o marxismo-leninismo, negando suas derivações do último.

Tanto o Kimilungismo quanto o Marxismo-Leninismo são ideias revolucionárias que forneceram soluções para a prática revolucionária da classe trabalhadora.

A causa revolucionária da classe trabalhadora é uma tarefa que se estende por um longo tempo, uma tarefa que deve ser cumprida através de diferentes eras históricas. Nesse sentido, a luta revolucionária da nova era histórica é a continuação daquela na era precedente. Como a luta revolucionária da classe trabalhadora, suas ideias e teorias revolucionárias que refletem suas necessidades também são derivadas e desenvolvidas de era a era.

Embora o Kimilsungismo seja uma ideia que representa um período histórico diferente do marxismo-leninismo, ele está estreitamente relacionado com o segundo, por causa do ideal de classe comum e objetivo de servir à causa revolucionária da classe trabalhadora.

O Kimilsungismo foi fundado e foi desenvolvido no curso de salvaguardar e incorporar as realizações ideológicas e teóricas do marxismo-leninismo. A Ideia Juche em si é uma ideia desenvolvida no processo da luta revolucionária sob a bandeira do marxismo-leninismo; é uma ideia que se opõe a todas as tendências do idealismo e da metafísica e adere estritamente à posição materialista e dialética. T

A teoria revolucionária do Kimilsungismo é também uma teoria que foi fundada e enriquecida no curso da proteção da quintessência revolucionária do Marxismo Leninismo das teorias burguesas e oportunistas e de aplicá-la e desenvolvê-la criativamente de acordo com as exigências da prática revolucionária de nossos tempos.

Devemos nos opor à atitude dogmática de engolir o marxismo-leninismo em sua totalidade sem ver sua limitação histórica e a atitude niilista de negá-lo, ao mesmo tempo em que enfatizamos sua limitação.

A teoria marxista-leninista deve ser vista no contexto das condições vigentes na época em que foi fundada.
Historicamente, o marxismo e o leninismo, que surgiram como reflexo do período de preparação e realização da revolução proletária, determinaram como tarefa direta a elucidação das teorias, estratégias e táticas da luta revolucionária para derrubar o capitalismo.

Eventualmente, eles realizaram essa tarefa. Além disso, os fundadores do marxismo-leninismo tiraram conclusões teóricas relevantes de suas análises dos países capitalistas, principalmente dos países capitalistas da Europa, onde estavam trabalhando e onde revolução estava em curso.

A limitação do marxismo-leninismo é, como vocês podem ver, relacionada às condições dos tempos, às tarefas históricas que ela se instalou e às premissas históricas a partir das quais ela procedeu. Portanto, é errado negar o marxismo-leninismo porque suas proposições e teorias falham em atender a todas as exigências da prática revolucionária da contemporaneidade.

Devemos ter uma compreensão correta da correlação entre o Kimilungismo e o Marxismo-Leninismo, com base na avaliação do último na luz correta. Em seu relacionamento, não devemos tentar ver originalidade apenas ignorando as derivações, nem devemos, ao contrário, fazer luz da originalidade e colocar muita ênfase em derivações.

Desnecessário será dizer que o ponto principal a este respeito é a originalidade. Colocar a ênfase principal na originalidade enquanto a visualiza no contexto com derivações é a posição de princípio que deve ser seguida na compreensão da correlação entre o Kimilsungismo e o Marxismo-Leninismo.

Dar aos membros do Partido e aos trabalhadores uma compreensão correta da originalidade e do significado histórico do Kimilsungismo é de grande importância. Então, quando surgir uma oportunidade apropriada, entrarei em maiores detalhes sobre essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário