quarta-feira, 25 de julho de 2018

Estabelecimento das relações entre RPDC e Síria


Em 25 de julho de Juche 55 (1966), a República Popular Democrática da Coreia e a República Árabe Síria estabeleceram relações de amizade e cooperação com base na solidariedade, no anti-imperialismo e nos ideais progressistas seguidos por ambas partes.

Enquanto a RPDC desde seu surgimento guia-se pela Ideia Juche, sob a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia, a Síria foi guiada pelo socialismo árabe do Partido Baath desde a grande vitória na Revolução de Março de 1963.

Espelhando-se no desenvolvimento independente no caráter imperialista da Coreia Juche, foi uma vontade do partido sírio aproximar-se da RPDC e estabelecer relações diplomáticas, que com o passar do tempo se desenvolveriam em uma amizade inquebrável.

Sob a liderança de Hafez al-Assad, a Síria pôde se tornar uma nação independente com grande preocupação social, enquanto os laços com os coreanos aumentavam cada vez mais com a ida de delegações de alto nível para ambas as partes, intercâmbio em várias áreas e comércio baseado no benefício mútuo.

Em setembro de Juche 63 (1974) o Presidente Hafez al-Assad visitou a RPDC e mostrou-se muito impressionado com o fato de que a Ideia Juche é aplicada em todos campos da vida social e leva sempre ao caminho da vitória o povo coreano, e teve frutíferas e amigáveis conversas com o Presidente Kim Il Sung, a quem ele conferiu na ocasião a Ordem Suprema da Síria. O líder sírio também recebeu premiações, presentes e mensagens em nome do líder coreano e do Partido do Trabalho da Coreia em diversas ocasiões.

Na mesma trincheira de luta anti-imperialista, ambos povos enfrentaram grandes dificuldades ao longo do tempo, mas conseguiram o superar com a força unida e firme fé de seus respectivos povos. Em todos os momentos, nos bons ou ruins, o apoio de um para o outro foi invariável, incluindo com envio de ajuda dentro do possível.

A amizade de longa data dos líderes antecessores foi prosseguida pelos líderes Kim Jong Il (até 2011) e agora está ainda mais fortalecida sendo guiada por Kim Jong Un e Bashar al-Assad.

Na guerra contra o terrorismo, que já dura mais de meia década, a Síria tem mostrado sua força heróica mesmo contra terroristas e "rebeldes" patrocinados pelas forças hostis que visam derrubar o governo progressista sírio. Nesta luta árdua, o governo e povo coreano presta total apoio ao governo e povo da Síria em sua luta para defender sua soberania, prestando inclusive apoio no campo militar, com envio de equipamentos necessários para o fortalecimento do exército sírio.

Está muito próxima a vitória do povo sírio nesta guerra contra os imperialistas e seus terroristas de estimação. E será sempre vitorioso o governo e povo sírio enquanto são guiados pelo Presidente Bashar al-Assad.

É esperado em um futuro próximo que os máximos líderes dos dois países tenham seu primeiro encontro e marquem mais um capítulo brilhante nesta linda história de amizade anti-imperialista.

Por: 레난 쿠냐

Nenhum comentário:

Postar um comentário