Discurso proferido na Manifestação de Massa da Cidade de Pyongyang, realizada em apoio à Lei da Nacionalização das Indústrias
10 de agosto de Juche 35 (1946)
"Queridos compatriotas,
Gostaria de transmitir-lhe algumas boas notícias, notícias de grande significado para a vida do povo coreano.
Hoje, o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte aprovou e promulgou a lei sobre o confisco sem compensação e a nacionalização de todas as fábricas, minas, usinas, transporte ferroviário, comunicações, bancos, estabelecimentos comerciais e culturais, etc. de propriedade do Estado japonês, por corporações japonesas e indivíduos ou coreanos traidores da nação.
Esta lei emitida pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte é de grande significado histórico.
Sob esta lei, todas as fábricas, minas, usinas de energia, transporte ferroviário, comunicações, bancos, estabelecimentos comerciais e culturais, etc., na Coreia do Norte que os imperialistas japoneses construíram com o suor e sangue do povo coreano nesta terra, tornam-se propriedade deste último, seu único proprietário legal. Além disso, todas as fábricas e empresas que pertenceram àqueles que fugiram, juntamente com os japoneses, dos elementos pró-japoneses e dos traidores da nação também foram confiscados sem compensação e passaram para a posse do povo coreano.
Durante o seu domínio sobre o nosso país, os ladrões imperialistas japoneses não desenvolveram as indústrias coreanas de interesse do povo coreano; eles construíram estabelecimentos industriais em nosso país, a fim de saquear nosso país de seus ricos recursos e acumular enormes lucros coloniais, explorando o trabalho de nosso povo.
O imperialismo japonês também fez uso de um grande número de fábricas e empresas na Coreia para fornecer munições para sua guerra agressiva. Por seu trabalho duro e corajoso, o povo coreano, até a véspera da libertação, enriqueceu apenas os saqueadores coloniais imperialistas japoneses, enquanto eles próprios sofriam de fome e penúria.
No entanto, este sistema injusto e humilhante já terminou para sempre e agora as fábricas, minas, usinas de energia, ferrovias, bancos, etc, todos passaram para as mãos do povo coreano inteiramente para garantir a prosperidade e o progresso do nosso país e a melhoria da vida do nosso povo.
Não há dúvida de que todo o povo coreano, em todo o norte e sul da Coreia, aprovará calorosamente e apoiará com alegria e entusiasmo exultante essa lei promulgada pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte.
Esta lei promulgada pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte é um passo novo e importante para a democratização da Coreia e para a construção de um país independente, soberano e democrático. No ano em que a Coreia foi libertada do jugo do imperialismo japonês, realizamos várias tarefas democráticas no norte da Coreia.
O comitê popular, o poder genuíno do povo, foi estabelecido e fortalecido; a reforma agrária através da qual a terra dos imperialistas e dos senhores da terra foi confiscada e distribuída gratuitamente aos camponeses, e a Lei do Trabalho e a Lei da Igualdade de Gênero foram aplicadas, e medidas foram tomadas para estabelecer um sistema de educação pública. Por isso, lançamos as bases para a construção de um estado independente e democrático na Coreia no futuro.
Um ano atrás, o heróico exército soviético ajudou nosso povo a derrotar o exército agressor dos imperialistas japoneses e libertar nosso país. Depois que a Coreia foi libertada, o exército soviético ajudou nosso povo a estabelecer o poder genuíno do povo e a criar uma nova vida democrática de acordo com sua própria vontade. Ela nos deu continuamente assistência na rápida reabilitação e desenvolvimento da economia nacional e da cultura na Coreia do Norte.
A vida prática trouxe para o povo coreano a aguda percepção de que o povo soviético é seu amigo mais próximo e verdadeiro. Nosso povo sempre se lembrará da ajuda sincera dada pelo povo soviético fraterno.
O inquebrável vínculo de amizade entre os povos coreano e soviético é selado com o sangue derramado pelos filhos e filhas do grande povo soviético na luta para derrotar os atrozes ocupantes imperialistas japoneses. O povo coreano que valoriza muito essa amizade, em firme união com o povo soviético, certamente conquistará independência e soberania plenamente para a Coreia democrática e alcançará felicidade para todo o povo e prosperidade para todas as gerações vindouras.
No entanto, a realidade na Coreia do Sul sob a ocupação do exército dos EUA é totalmente diferente.
Na Coreia do Sul hoje, as pessoas são privadas de todas as liberdades e direitos políticos. Hoje, os comitês populares estão fechados, porque a vontade do povo foi dissolvida à força, e o poder está inteiramente nas mãos do Comando Militar dos EUA. O Comando Militar dos EUA declara com palavras que procura 'amizade' com o povo coreano e deseja a independência 'antecipada' da Coreia, mas, na verdade, persegue uma polícia de escravidão colonial na Coreia do Sul.
O governo militar dos EUA emprega abertamente como conselheiros os traidores do povo coreano e os elementos reacionários que serviram como funcionários do imperialismo japonês antes de 15 de agosto. Até hoje, nenhuma medida foi tomada na Coreia do Sul para purgar os elementos pró-japoneses, os traidores da nação e os terroristas reacionários e para por fim à perseguição de partidos políticos e organizações sociais democráticos.
Com o apoio ativo do Comando Militar dos EUA, capitalistas estadunidenses e reacionários coreanos estão recorrendo a todos os esquemas concebíveis para aproveitar as instalações produtivas e os efeitos anteriormente pertencentes ao Estado japonês ou indivíduos japoneses na Coreia do Sul. Particularmente, a camarilha de traidores de Syngman Rhee está vendendo as indústrias e os recursos naturais da Coreia para os capitalistas estadunidenses à vontade. Não é segredo que várias empresas estadunidenses de mineração há muito vêm lançando olhares cobiçosos para os ricos recursos minerais da Coreia. Essas empresas subornaram o grupo de Syngman Rhee com dólares e concluíram um trabalho 'sobre a operação da indústria de mineração na Coreia'
Sob o princípio de usar os lacaios de Syngman Rhee, o capital monopolista dos Estados Unidos busca monopolizar as principais indústrias coreanas, converter nosso país em uma colônia e escravizar nosso povo novamente.
O povo coreano nunca tolerará isso, e lutará mais firmemente para frustrar a trama do imperialismo estadunidense e seus fantoches, traidores da nação, e para alcançar a independência política e econômica da Coreia.
A atual lei do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte sobre a nacionalização das grandes indústrias que antes eram usadas à usufruto do imperialistas japoneses e pelos traidores coreanos à nação constituem em uma firme resposta e poderoso golpe dado pelo povo coreano a todos os elementos pró-japoneses, traidores da nação e aos reacionários que obstruem o crescimento de um Estado independente e democrático e para os imperialistas estadunidenses e a camarilha de traidores Syngman Rhee que estão tentando reimpor o jugo da escravidão colonial sobre o povo coreano. As fábricas, minas de carvão, usinas elétricas, companhias ferroviárias, comunicações, bancos, etc., que foram totalmente transferidos para as mãos do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte sob esta lei, nunca mais se tornarão propriedade de qualquer capitalista estrangeiro ou empreendedor privado; eles permanecerão para sempre sob o domínio do Estado, cujos senhores são o povo, como propriedade do povo coreano.
Os estabelecimentos industriais nacionalizados agora são aquelas empresas importantes que podem ser consideradas a espinha dorsal da economia coreana. Agora, elas não serão mais geridas como um meio dos imperialistas para obter lucros, como eram antes da libertação, mas serão operadas exclusivamente para tornar nosso país próspero e aumentar o bem-estar do povo coreano.
O fato de que os principais ramos da economia nacional caíram nas mãos do povo coreano e estão voltados para os interesses do povo é, de longe, de tremendo significado para a rápida e planejada reabilitação e desenvolvimento da economia do país e para a aceleração da construção de um Estado independente, soberano e democrático no futuro.
A nova lei promulgada pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte estabelece novas tarefas diante do nosso povo.
Precisamos aprender a administrar e gerir melhor a indústria, garantir o retorno imediato à produção das empresas ainda em operação e garantir os materiais e mão-de-obra necessários. E uma luta deve ser travada em todos os lugares para fortalecer a disciplina de trabalho e aumentar a produtividade do trabalho.
Não estamos mais trabalhando para os imperialistas ou exploradores; estamos trabalhando para o nosso próprio bem, para o bem-estar de todo o povo. Quanto melhor trabalharmos, mais bens nossas fábricas e empresas produzirão e fornecerão às pessoas a preços mais baratos. Portanto, todos os trabalhadores de fábricas e escritórios devem adotar uma nova atitude em relação ao trabalho, valorizar ativamente e aproveitar a propriedade do Estado e do povo e esforçar-se para produzir o máximo possível e com melhor qualidade.
Todos os trabalhadores e técnicos, e particularmente os jovens, devem fazer esforços incansáveis para melhorar suas habilidades e qualificações e estudar assiduamente as ciências e a tecnologia. Somente dominando as ciências avançadas e a tecnologia podemos melhor gerenciar nossa indústria e economia nacional e desenvolvê-las rapidamente.
Nossos camponeses devem se esforçar para aumentar a produção agrícola, entregar o imposto agropecuário em espécie ao Estado de forma correta e pontual, e assim fornecer aos trabalhadores da fábrica, do escritório e os habitantes urbanos alimentos suficientes.
Os elementos pró-japoneses, os traidores da nação e os reacionários certamente manobrarão para impedir que essa lei histórica seja posta em prática. Esses inimigos desprezíveis e vilões podem destruir nossas fábricas e empreendimentos e até perpetrar atos de terrorismo e sabotagem.
No entanto, nenhuma força pode impedir a marcha para a frente de nosso povo desperto e unido, e ninguém pode reverter a roda da história que avança rapidamente.
Todos os partidos políticos e organizações sociais, trabalhadores, camponeses, intelectuais e todas as outras seções do povo devem dar apoio incondicional à medida justa tomada pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte.
Eles devem proteger firmemente os estabelecimentos industriais que se tornaram propriedade do povo contra os planos do inimigo para destruí-los e, ao mesmo tempo, dedicar todas as suas energias e entusiasmo para assegurar suas operações normais e a rápida reabilitação e desenvolvimento da economia nacional. É desnecessário dizer que isso trará melhorias na vida de nosso povo e contribuirá para a causa da construção de um país rico, forte e democrático.
É claro que esta é uma tarefa árdua e complexa, mas devemos realizá-la a qualquer custo. O poder unido do povo, trabalhando conscientemente com suas próprias forças e em prol de seu país, é plenamente capaz de superar qualquer dificuldade e obstáculo, e certamente conquistar a vitória.
Que o povo liberado da Coreia demonstre ao mundo inteiro que são plenamente capazes de construir um Estado livre, independente e democrático e de administrá-lo com eficiência!
Viva a Coreia democrática livre!
Viva o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte, o governo de nosso povo!
Viva o povo soviético, o amigo mais próximo e o ajudante do povo coreano!
Viva o camarada Stalin, o grande líder do povo soviético e um amigo próximo do povo coreano!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário