quinta-feira, 12 de julho de 2018

Relatório do Presidente Kim Il Sung ao 6º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia


Pyongyang, 10 de outubro de Juche 69 (1980)

Com base nos nobres ideais e princípios estabelecidos na Declaração Conjunta Norte-Sul de 4 de julho, e levando em consideração a situação atual em nosso país em que diferentes ideologias e sistemas sociais existem no norte e no sul, devemos buscar o caminho mais curto e seguro para a reunificação nacional e fazer esforços positivos para reunificar o país.

O nosso partido considera que a maneira mais realista e razoável de reunificar o país de forma independente, pacífica e com base no princípio da grande unidade nacional é reunir o norte e o sul num estado confederal, deixando as ideias e os sistemas sociais existentes no norte e sul como eles são.

Durante muito tempo, desde a libertação, diferentes sistemas sociais existiram e ideias diferentes prevaleceram no norte e no sul. Se, nessas circunstâncias, o país for reunificado por meio da união nacional, nenhum dos lados deve considerar sua ideologia e sistema social como absolutos. Se o norte ou o sul considerar sua própria ideologia e sistema social absolutos ou tentar forçá-los do outro lado, conduzirá inevitavelmente ao confronto e ao conflito, e isso levará a um agravamento adicional do estado de divisão.

Uma vez que todo o povo considera a reunificação nacional como a tarefa suprema, as diferenças na ideologia e no sistema não devem ser uma barreira intransponível para a reunificação.

Pessoas com idéias diferentes podem viver em um país e um sistema social diferente pode coexistir em um país unificado.

Nós nunca forçaremos nossas ideias e sistema social sobre a Coreia do Sul e subordinaremos tudo aos interesses da união nacional e da reunificação.


Nosso Partido sustenta que o país deve ser reunificado fundando uma República Confederal através do estabelecimento de um governo nacional unificado na condição de que o norte e o sul reconheçam e tolerem as ideias e sistemas sociais uns dos outros, um governo no qual os dois lados estão representados em pé de igualdade e sob o qual exercem autonomia regional com direitos e deveres iguais.

Será razoável se, no estado unificado de tipo confederal, for formada uma assembléia confederal nacional suprema com um número igual de representantes do norte e do sul e um número apropriado de representantes de coreanos residentes no exterior; esta assembléia também deve formar uma comissão permanente confederal para orientar os governos regionais do norte e do sul e administrar todos os assuntos do Estado confederal.

Como o governo unificado do estado confederal, a assembléia federal nacional suprema e o comitê permanente confederal, seu órgão permanente, deve discutir e decidir assuntos políticos, assuntos de defesa nacional, relações exteriores e outros assuntos de interesse comum relacionados aos interesses do país e a nação como um todo, de forma justa e de acordo com o desejo de unidade nacional, cooperação e reunificação; eles devem também promover o desenvolvimento coordenado do país e da nação e realizar unidade e cooperação entre o norte e o sul em todas as esferas.

O governo unificado do estado confederal deve respeitar os dois sistemas sociais, assim como os desejos das organizações administrativas, de todos os partidos, de todos os grupos e de todos os setores do norte e do sul e impedir que um lado imponha sua vontade o outro.

Sob a liderança do governo confederal, os governos regionais do norte e do sul devem seguir uma política independente dentro dos limites que sejam consistentes com os interesses e demandas fundamentais de toda a nação, e tentar diminuir as diferenças entre o norte e o sul em todas as esferas. e alcançar o desenvolvimento coordenado do país e da nação.

Seria uma boa idéia chamar o estado confederal de República Confederal Democrática de Koryo, lembrando um estado unido que existiu em nosso país e é bem conhecido no mundo; esse nome servirá também para refletir as aspirações políticas comuns do norte e do sul para a democracia.

A RCDK deve ser um país neutro que não faça parte de nenhuma aliança político-militar ou bloco. Uma vez que as duas partes do país, norte e sul, com ideias e sistemas sociais diferentes devem ser unidos para formar um único estado confederal, é necessário e mais razoável que a RCDK seja um estado neutro.

A RCDK, como um estado unido que abraça todo o território e todo o povo do nosso país, deve buscar uma política que esteja de acordo com os interesses e demandas fundamentais de todo o povo coreano.

Nosso Partido considera apropriado que a RCDK apresente e cumpra a seguinte política:

Primeiro, o RCDK deve aderir à independência em todas as atividades do estado e buscar uma política independente.

Independência é a marca básica de um estado independente; é a força vital do país e da nação. Somente quando um Estado exerce soberania com firme independência em suas atividades pode defender a dignidade e a honra da nação e assegurar o desenvolvimento e a prosperidade do país, de acordo com os desejos do povo.

A RCDK deve ser um estado totalmente independente e soberano e uma nação não alinhada que não seja um satélite de qualquer outra nação e não dependa de forças estrangeiras.

A RCDK deve se opor a todas as formas de interferência externa e dependência de forças estrangeiras, exercer soberania completa em suas atividades internas e externas e resolver todas as questões que surjam na política estatal de forma independente e de acordo com os interesses fundamentais da nação coreana e da situação real em nosso país.

Em segundo lugar, a RCDK deve efetuar a democracia em todo o país e em todas as áreas da sociedade e promover grande unidade nacional.

Democracia é uma ideia política comum desejável e aceitável por pessoas com pensamentos e opiniões políticas diferentes, e é um direito nobre das pessoas de todas as esferas da vida serem mestres do Estado e da sociedade.

A RCDK deve desenvolver um sistema social e político democrático completo que se oponha às políticas ditatoriais e que garanta e defenda com firmeza as liberdades e os direitos do povo.

O Estado confederal deve garantir a liberdade de formar partidos políticos e organizações sociais e sua liberdade de ação, liberdade de crença religiosa, discurso, imprensa, reunião e manifestação, e garantir os direitos das pessoas no norte e no sul de viajar livremente pelo país e conduzir atividades políticas, econômicas e culturais livremente em qualquer área.

O governo federal deve seguir uma política justa que garanta a igualdade entre os interesses das duas regiões, dois sistemas, diferentes partidos, grupos, classes e círculos no país sem preconceitos para ambos os lados. Todas as políticas adotadas pelo governo federal devem partir do princípio da grande unidade nacional e contribuir para o desenvolvimento uniforme e a prosperidade do país através do fortalecimento da unidade e cooperação nacional.

O governo confederal não deve questionar os registros anteriores de nenhuma das organizações ou indivíduos no norte ou no sul que trabalham para o desenvolvimento do estado unificado, mas devem dar as mãos a eles e não devem permitir qualquer forma de represália ou perseguição política.

Terceiro, o RCDK deve efetuar a cooperação econômica e o intercâmbio entre o norte e o sul e garantir o desenvolvimento de uma economia nacional independente.

Nas duas partes do nosso país, há uma riqueza de recursos naturais que ainda podem ser explorados e também os fundamentos econômicos que foram construídos no passado. Se, uma vez reunificado o país, o norte e o sul desenvolverem conjuntamente os seus recursos naturais e utilizarem eficazmente os seus fundamentos econômicos existentes através da cooperação e assistência mútua, a nossa economia nacional poderá desenvolver-se a um ritmo muito rápido e todos ser capaz de desfrutar uma vida tão boa quanto qualquer outro povo de país desenvolvido.

A cooperação econômica e o intercâmbio entre o norte e o sul devem ser realizados com base no reconhecimento dos diferentes sistemas econômicos e das diversas atividades econômicas das empresas nas duas partes do país. O governo confederal deve reconhecer e proteger a propriedade estatal, cooperativa e privada no norte e no sul, bem como os bens pessoais, e abster-se de restringir ou invadir a propriedade dos capitalistas e suas atividades comerciais, desde que ajude a desenvolver a economia nacional e não se envolver em atividades de monopolistas ou compradores.

O Estado confederal deve assegurar que o norte e o sul desenvolvam e explorem conjuntamente recursos minerais, marinhos e outros recursos naturais e promovam a divisão do trabalho e promovam o comércio extensivamente sobre o princípio de cooperação mútua, coordenando as atividades econômicas de produção de todas unidades e empresas de acordo com os interesses das várias classes e círculos. Seria aconselhável que as autoridades e empresas do norte e do sul criassem e operassem empresas conjuntas, mercados comuns e similares racionalmente.

O estado confederal deveria, através de ampla cooperação e intercâmbio entre as duas partes do país, desenvolver as economias do norte e do sul para torná-las uma economia nacional independente organicamente interligada.

Quarto, a RCDK deve realizar intercâmbio e cooperação norte-sul nas esferas da ciência, cultura e educação e garantir o progresso uniforme da ciência e tecnologia do país, da cultura e das artes nacionais e da educação nacional.

Nosso povo tem tradições culturais gloriosas e consagradas pelo tempo. Criativa e talentosa, nossa nação, desde os tempos antigos, desenvolveu admiravelmente ciência, tecnologia, cultura e artes. Desde a libertação, um grande número de cientistas e técnicos hábeis, bem como talentosos artistas e artistas culturais, cresceram nas regiões norte e sul de nosso país. Se unirem seus esforços e talentos através do intercâmbio e cooperação, nossa ciência e tecnologia, cultura  e artes nacionais florescerão ainda mais brilhantemente.

O estado confederal deve assegurar que os cientistas e técnicos do norte e do sul realizem pesquisas científicas conjuntamente e troquem sua experiência e realizações em larga escala para que a ciência e a tecnologia em nosso país se desenvolvam rapidamente.

O estado confederal deve encorajar ativamente o intercâmbio e a cooperação entre artistas e esportistas do norte e do sul e garantir que os cientistas nas duas metades juntos descubram e protejam a herança cultural de nossa nação e que estudem e desenvolvam nossa linguagem original escrita e falada. Se isso for feito, nossa cultura e as artes nacionais florescerão ao máximo e as características únicas de nosso povo como uma nação homogênea serão preservadas.

A educação é uma tarefa muito importante que decide o destino da nação. O governo confederal deve treinar um grande número de especialistas técnicos capacitados e elevar constantemente os níveis cultural e intelectual de todo o povo, desenvolvendo um sistema de educação popular e dando apoio estatal e social ativo ao trabalho educacional.

Quinto, a RCDK dever reabrir os meios de transporte e comunicação entre o norte e o sul e garantir o livre uso dos meios de transporte e comunicações em todo o país.

Transporte e comunicações representam as artérias e o sistema nervoso do país. Como o território foi dividido em dois e os transportes e comunicações foram cortados, nosso povo não pode ver ou ouvir de suas famílias e parentes, embora seja de fácil acesso. Isso é uma tragédia. Restaurar os elos de transporte e comunicação entre o norte e o sul é a única maneira de acabar com a tragédia nacional e realizar o intercâmbio e a cooperação política, econômica e cultural.

O Estado confederal deve restaurar as ferrovias e estradas que ligam o norte e o sul e abrir as rotas marítimas e aéreas para garantir viagens gratuitas por terra, mar e ar entre as duas metades do país. Além disso, devem ser tomadas medidas para abrir serviços telegráficos e telefônicos, bem como um serviço postal irrestrito que cubra todas as áreas do norte e do sul.

O governo confederal deve assegurar que o norte e o sul usem conjuntamente o sistema de transporte, as instalações telegráficas e os serviços postais e, além disso, gradualmente se movimentarão em conjunto para que, no futuro, exista um sistema de transporte e comunicações em todo o país.

Em sexto lugar, a RCDK deve garantir um meio de vida estável para todo o povo, incluindo os trabalhadores, camponeses e outras massas trabalhadoras, e promover o seu bem-estar sistematicamente.

As massas trabalhadoras são os mestres do estado e da sociedade e os criadores de toda a riqueza material. Garantir uma vida estável para os trabalhadores e promover constantemente o seu bem-estar deve ser o princípio mais importante nas atividades de um Estado democrático que sirva ao povo, e este é também um dever para com a nação, delegando-se ao governo unificado.

Em todas as suas atividades, o Estado confederal deve priorizar a estabilização das vidas das pessoas de todos os estratos sociais, incluindo os trabalhadores, camponeses e outras seções do povo trabalhador e promover seu bem-estar. Deve garantir uma vida decente para todos, garantindo condições de vida adequadas para toda a classe trabalhadora em relação à alimentação, vestuário e abrigo, e elevar os padrões de vida dos pobres aos da classe média.

O estado confederal deve providenciar trabalho para todas as pessoas fisicamente capazes, assegurar condições adequadas para trabalho e descanso e introduzir um sistema salarial, uma política de preços e um sistema fiscal equitativo, de modo a garantir um meio de vida estável para os trabalhadores.

Devem ser tomadas medidas para que diferentes empresas, incluindo pequenas e médias empresas, conduzam as atividades de produção numa base normal, a fim de garantir o sustento dos trabalhadores e, em particular, o estado deve dar apoio ativo aos camponeses e pescadores pobres, pequenos comerciantes e artesãos em seu trabalho.

O estado confederal deve prestar muita atenção à educação dos trabalhadores e à melhoria dos serviços de saúde para eles e adotar medidas adequadas para esse fim, para que todos os trabalhadores e suas famílias possam receber educação e tratamento médico.

Em sétimo lugar, a RCDK deve remover o estado de confronto militar entre o norte e o sul e formar um exército nacional combinado para defender a nação contra a invasão. O confronto militar entre as enormes forças armadas do norte e do sul gera mal-entendidos, desconfiança e discórdia e é uma ameaça à paz.

O estado confederal deve reduzir a força militar dos dois lados a 100.000-150.000 soldados cada para acabar com o estado de confronto militar entre o norte e o sul e acabar com a luta fratricida de uma vez por todas. Ao mesmo tempo, é essencial abolir a Linha de Demarcação Militar entre o norte e o sul, desmantelar todas as instalações militares em sua vizinhança, dissolver as organizações de milícias nas duas metades do país e proibir o treinamento militar de civis.

O estado confederal deve amalgamar o Exército Popular da Coreia e o “Exército Nacional” da Coreia do Sul e formar um único exército nacional combinado. Como o exército nacional do estado unificado independente de ambos os lados, norte ou sul, o exército nacional combinado deveria assumir o dever de defesa nacional sob a liderança unificada do governo federal. Todos os custos incorridos na manutenção do exército nacional combinado e na defesa do país devem ser suportados conjuntamente pelo norte e pelo sul.

Oitavo, a RCDK deve defender e proteger os direitos e interesses nacionais de todos os coreanos residentes no exterior.

Muitos de nossos compatriotas coreanos estão vivendo no exterior. Como pátria, a RCDK deve assumir a responsabilidade e o dever de defender e proteger seus direitos e interesses dos coreanos residentes no exterior.

A RCDK deve fazer esforços vigorosos para permitir que todos os cidadãos coreanos que vivem no exterior desfrutem de seus direitos e liberdades legais internacionalmente aceitos, e dar-lhes forte apoio e encorajamento em sua luta pelos direitos nacionais democráticos.

O governo confederal deve garantir os direitos de todos os nossos compatriotas residentes no exterior a viajar livremente para a sua pátria e voltar para casa e viver e agir livremente em um local de residência de sua escolha.

Em nono lugar, a RCDK deve tratar adequadamente as relações externas estabelecidas pelo norte e pelo sul antes da reunificação, e deve coordenar as atividades externas dos dois governos regionais de maneira unificada.

Somente quando as relações exteriores construídas pelo norte e pelo sul, antes da reunificação nacional, forem conduzidas da maneira correta, será possível garantir tanto os interesses da nação como um todo, quanto os interesses das duas metades da nação no quadro do Estado unificado e permitir que o Estado confederal desenvolva relações de amizade com os vários países do mundo numa base equitativa. Além disso, em vista do fato de que, mesmo após a reunificação, o norte e o sul manterão relações exteriores separadas com outras nações em escala limitada, o governo federal precisará coordenar as atividades externas regionais de maneira unificada.

A RCDK deve revogar todos os tratados e acordos com outros países que sejam prejudiciais à unidade nacional, incluindo tratados militares concluídos separadamente pelo norte e pelo sul antes da reunificação. Das relações exteriores estabelecidas pelo norte e pelo sul, essas relações, inclusive as econômicas, que não contrariam os interesses comuns da nação, devem ser mantidas.

O estado confederal deve permitir que o norte e o sul cooperem economicamente com outros países, independentemente do sistema social do país envolvido. Deve deixar intacto o capital investido por outras nações na Coreia do Sul antes da reunificação do país e continuar a garantir as concessões destes países.

A RCDK deve permitir que os governos das duas metades do país estabeleçam relações bilaterais com outros países. O estado confederal terá que coordenar adequadamente as relações externas do norte e do sul para garantir que os dois governos regionais atuem de forma consistente uns com os outros em suas atividades externas.

Décimo, a RCDK, como um estado unificado representando toda a nação, deve desenvolver relações amistosas com todos os países do mundo e buscar uma política externa pacífica.

A RCDK deve ser o único representante de toda a nação coreana em suas relações exteriores. O estado confederal deve representar toda a nação coreana nas Nações Unidas e em outras organizações internacionais e deve enviar uma única delegação a todas as reuniões internacionais em que toda a nação será representada.

A RCDK deve aderir à linha de neutralidade, seguir a política de não-alinhamento e desenvolver relações amistosas com todas as nações sobre os princípios de independência, não-interferência nos assuntos internos, igualdade, benefício mútuo e coexistência pacífica. Em particular, deve desenvolver activamente relações de boa vizinhança com os países em torno do nosso.

A RCDK deve ser uma nação amante da paz e buscar uma política externa pacífica. Uma Coreia unificada não ameaçará de agressão contra os países vizinhos ou a qualquer outra nação do mundo e não participará ou cooperará em nenhum ato internacional de agressão.

 O estado confederal deve tornar a península coreana uma zona de paz permanente e uma zona livre de armas nucleares. Para este fim, deve proibir a presença de tropas estrangeiras e bases militares estrangeiras em seu território e proibir a fabricação, introdução e uso de armas nucleares.

A política de dez pontos para a RCDK reflete com precisão as aspirações e demandas comuns de toda a nação coreana e ilumina o caminho à frente para uma Coreia unificada.

O plano para a reunificação nacional e o programa político de dez pontos para o estado unificado proposto por nosso Partido nesta ocasião ganhará o apoio ativo e a aprovação de todo o povo coreano e será calorosamente recebido pelos povos do mundo.

Nosso Partido fará todos os esforços para colocar em prática o novo plano de reunificação nacional o mais rápido possível e assim satisfazer os desejos ardentes de nossos 50 milhões de irmãos de viverem felizes em uma pátria unificada.

Para fundar uma República Confederal e conseguir a reunificação nacional, conforme proposto pelo nosso partido, todos os cidadãos coreanos, no norte, no sul e no exterior, devem lutar, se unir para formar uma grande frente única nacional sob a bandeira da reunificação nacional, independentemente de quaisquer diferenças de ideologia, sistema social, filiação partidária ou visões políticas.

A estrada à frente do nosso partido e do povo na sua luta pela reunificação independente e pacífica do país ainda está cheia de muitas dificuldades e obstáculos. Mas iremos, sem falhar, superá-los e, finalmente, realizar a causa histórica da reunificação nacional através dos esforços unidos de toda a nação.

Quando a RCDK for fundada e o país for reunificado através da unidade de toda a nação e da cooperação entre o norte e o sul, nosso país poderá aparecer na arena mundial com grande dignidade e autoridade como Estado independente e soberano uma população de 50 milhões, uma cultura nacional brilhante e uma economia nacional forte, e um paraíso do povo sempre próspero terá sido estabelecido em nossa terra de três mil ri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário