sábado, 21 de julho de 2018

Sobre o trabalho das organizações de todos os níveis do Partido Comunista da Coreia do Norte


Relatório para a Terceira Reunião Ampliada do Comitê Organizador do Comitê Central do Partido Comunista da Coreia do Norte.

17 de dezembro de Juche 34 (1945)

"Camaradas,

O povo coreano expulsou os imperialistas japoneses do território de nossa pátria e conquistou liberdade e independência com a ajuda do heróico Exército Vermelho da União Soviética. Uma ampla avenida foi agora aberta ao povo coreano libertado.

Jamais esqueceremos a ajuda fraterna que nos foi dada pelo grande povo soviético, o Exército Vermelho e o camarada Stalin.

A partir do momento em que o Exército Vermelho entrou em território coreano, o Partido Comunista começou a se organizar na Coreia do Norte. Nos três meses que se seguiram à libertação, o Partido Comunista não fez nenhum trabalho pequeno na forma de trabalho organizacional.

Durante esses meses, o Partido Comunista cresceu rapidamente e agora tem 4.530 membros em suas fileiras.

Comitês provinciais, municipais e de condado foram organizados, e as células do Partido foram formadas em muitos distritos. O Partido Comunista tem cinco publicações agora. Assim, os membros do Partido têm uma compreensão basicamente correta da atual situação política na Coreia do Norte. Muitos comitês do Partido já corrigiram os erros de 'esquerda' cometidos no estágio inicial.

Mas, embora as organizações em todos os níveis do Partido Comunista da Coreia do Norte tenham alcançado um sucesso considerável em seu trabalho, elas ainda têm graves defeitos. Essas deficiências estão em evidência principalmente no trabalho organizacional do Partido. A formação do Partido ainda não está organizacionalmente completa.

Estatísticas sobre filiação partidária não estão em boa forma, e cartões de filiação uniformes não foram emitidos para os membros do Partido.

Os comitês do partido ainda não foram construídos com os melhores trabalhadores, e as organizações do Partido ainda precisam ser criadas em um grande número de fábricas, empresas e aldeias agrícolas.

Em organizações partidárias locais, elementos pró-japoneses e outros elementos hostis conseguiram infiltrar-se em nossas fileiras do Partido, porque os procedimentos de admissão ao Partido não foram estabelecidos. Esses elementos hostis tentam prejudicar o prestígio do nosso partido aos olhos das massas e arruinar sua unidade. E tais elementos devem ser encontrados não apenas entre as bases, mas também nos principais órgãos de nosso Partido.

Um certo Kirn, secretário do Comitê do Partido no Condado de Yangdok, por exemplo, era um sargento da polícia na delegacia daquele condado durante o regime imperialista japonês, mas agora ele está 'dirigindo' as organizações do Partido. Um determinado Kwon, Presidente do Comitê Popular do Condado de Yangdok, serviu como chefe da organização pró-japonesa Iljin-hoe naquele condado antes da libertação, e agora ele está agindo como um 'comunista'. Muitos outros exemplos semelhantes poderiam ser citados.
Todos esses fatos mostram que as fileiras do nosso Partido Comunista estão infestadas de elementos pró-japoneses.

1-Sobre a melhoria da composição do Partido

A composição atual do nosso Partido Comunista é a seguinte:

Trabalhadores (da cidade) --------- 30%
Camponeses---------------------------- 34%
Intelectuais, comerciantes e outros-36%

Podemos ver a partir desses números que o Partido não está se desenvolvendo em uma base sólida. As fileiras do Partido consistem principalmente em camponeses e intelectuais.

Assim, o Partido não conseguiu tornar-se verdadeiramente um partido da classe trabalhadora. Um Partido com tal composição não será capaz de cumprir plenamente a vontade e as demandas da classe trabalhadora.

O camarada Stalin disse: 'O partido deve ser, em primeiro lugar, o destacamento avançado da classe trabalhadora. O partido deve absorver todos os melhores elementos da classe trabalhadora, sua experiência, seu espírito revolucionário, sua devoção altruísta à causa do proletariado.'  Nós falhamos em observar este princípio em nosso trabalho.

Por que que o nosso partido inclui muitos camponeses e intelectuais e um pequeno número de trabalhadores? Aqui está o motivo:

Primeiro, nossos comitês e funcionários do Partido falharam
para manter laços estreitos com a classe trabalhadora e para trabalhar corretamente com isto. Nossos funcionários do Partido não vão entre os trabalhadores, mas esperam que os trabalhadores venham até eles.

Em segundo lugar, as células do partido ainda não foram organizadas em muitas fábricas e empresas.

Em terceiro lugar, os trabalhadores que querem aderir ao Partido acharam muito difícil fazê-lo devido à estipulação de que os endossantes para admissão no partido devem ter mais de um ano de mandato do partido. Isso equivale a colocar uma barreira artificial no caminho dos trabalhadores que desejam se juntar ao Partido.

Nós não podemos tolerar tal prática por mais tempo. Devemos seguir o rumo certo no crescimento da filiação partidária, de modo que principalmente trabalhadores e trabalhadores urbanos e rurais avançados possam se juntar ao Partido.

2- Sobre o fortalecimento da unidade e disciplina do Partido.

Outro grande defeito no trabalho das organizações do Partido é que a unidade do Partido não é forte o suficiente e há uma falta de disciplina. Isso é inconsistente com o espírito do Partido Comunista e seus princípios organizacionais.

Vários tipos de agrupamentos têm aparecido dentro das organizações do Partido nas Províncias de Hwanghae, Pyongan Norte e Hamgyong Sul. Este é um fenômeno muito perigoso, que enfraquece a unidade do Partido e diminui seu prestígio.

Alguns comitês locais do Partido ignoram ou não cumprem fielmente as diretrizes do Comitê Organizador Central. Ao fazê-lo, eles violam grosseiramente o princípio do centralismo democrático do Partido e enfraquecem sua disciplina.

Alguns comitês provinciais do partido não têm o costume de informar regularmente ao Comitê Organizador Central sobre seu trabalho e sobre o trabalho de suas organizações partidárias. Houve até um caso em que, quando enviamos um camarada que trabalhava no Comitê Organizador Central à província de Hamgyong Sul, o Comitê do Partido na Província não o aceitou. Nessa província, a Liga da Juventude Comunista ainda não foi reorganizada na Liga da Juventude Democrática, apesar das repetidas instruções do Comitê Organizador Central.

Devemos considerar tal comportamento de alguns comitês provinciais do Partido que desconsideram as instruções do Comitê Organizador Central de atos de liberalismo incompatíveis com os princípios organizacionais do Partido Marxista. Lênin disse certa vez: '... o Partido Comunista só poderá cumprir o seu dever se for organizado da maneira mais centralizada, se prevalecer a disciplina de ferro, que beira a disciplina militar, e se... o centro do partido é um órgão poderoso e autoritário, empunhando amplos poderes e goza da confiança universal dos membros do Partido. ' e 'Quem enfraquece, no mínimo, a disciplina férrea do Partido do proletariado (especialmente durante o tempo de sua ditadura), na verdade, ajuda a burguesia contra o proletariado.'
Muitos de nossos funcionários ignoram os conselhos de Lênin.

Não devemos esquecer nem por um momento que não poucos elementos pró-japoneses que se infiltraram no nosso partido recorrerão a todos os esquemas concebíveis para perturbar os seus grupos.

Se quisermos ter um Partido Comunista poderoso e digno, devemos nos esforçar para fortalecer a disciplina no Partido e preservar sua unidade.

3- Sobre fortalecer nossos laços com as massas.

Nosso Partido agora mostra um número muito pequeno de trabalhadores em seus membros. Isto é assim porque os laços entre o Partido e as massas são fracos.

Os órgãos partidários não realizam adequadamente seu trabalho organizacional e educacional entre as massas e os principais funcionários não visitam as fábricas, as minas de carvão e as aldeias agrícolas. Eles não estão, portanto, familiarizados com as condições reais das áreas locais e ignoram o humor das massas. Como resultado, ocorreu um incidente desagradável em Sinuiju, no qual meninos do ensino médio se armaram e invadiram a sede do partido provincial por instigação dos nacionais-socialistas. Um incidente similar ocorreu em outra região também.

Os comunistas não conseguiram mobilizar as massas ativamente para enfrentar as tarefas imediatas que surgem em todas as esferas da vida econômica e política na Coreia do Norte, como a reabilitação profissional de empresas de transporte, colocar o transporte ferroviário em ordem e assegurar entregas voluntárias de produtos agrícolas.

Os principais funcionários do Partido não têm o dever de ir às fábricas e conversar com os trabalhadores, ouvir suas demandas, explicar-lhes a situação atual em nosso país, resolver as dificuldades que surgem em seu trabalho e estabelecer-lhes tarefas concretas.

Se, em vez de ficarmos entre as massas, nos isolarmos apenas em nossos escritórios, não conseguiremos conquistar as massas e o povo não nos seguirá; e, assim, nos encontraremos divorciados das massas populares. Se não fortalecermos continuamente nossos laços com as massas, se não dermos ouvidos às vozes das massas, ensiná-las e, além disso, aprender com elas, o Partido Comunista, um partido de classe trabalhadora, não poderá para se tornar um verdadeiro partido de massas, competente para liderar todo o povo trabalhador.

Se um partido sempre se aproxima das amplas massas trabalhadoras e mantém laços estreitos com eles, esse partido será sempre vitorioso. Em contraste, se um partido é isolado das massas e cai cativo à burocracia, esse partido se tornará impotente e arruinado. O camarada Stalin disse: 'Podemos considerar como regra que enquanto os bolcheviques mantenham uma conexão com as grandes massas populares, eles serão invencíveis. E, ao contrário, assim que os bolcheviques se separarem das massas e perder sua conexão com elas, assim que ficarem cobertos de ferrugem burocrática, perderão toda a sua força e se tornarão uma mera cifra '. Alguns de nossos funcionários do Partido não cumprem esse requisito básico, e muitas organizações partidárias locais o ignoram.

4-Sobre a orientação dos sindicatos.

Os organismos principais do Partido prestam pouca atenção à orientação dos sindicatos. Como resultado, os sindicatos não conseguem mobilizar totalmente os trabalhadores, técnicos e funcionários do escritório para o trabalho de reabilitar e colocar as fábricas e empresas de volta à operação, aumentar a produtividade do trabalho e fortalecer a disciplina do trabalho.

As comissões provinciais e municipais do Partido subestimaram sua orientação sobre os sindicatos, o que resultou em muitos membros não-partidários que passaram a ocupar cargos de liderança nesses sindicatos e que os comunistas constituíam apenas uma pequena parcela da filiação sindical.

Alguns comitês sindicais, longe de ajudar a administração em seu trabalho, oferecem obstáculos para o funcionamento do empreendimento. Por exemplo, os trabalhadores de uma certa empresa de produção em Sadong (que tem um sindicato) levantaram uma demanda ilegal sob a "orientação" de um membro do Partido, organizaram algo como uma greve e chegaram a bater no gerente e nos engenheiros. Os trabalhadores, embora seus salários fossem mais altos do que jamais haviam sido nos anos de governo imperialista japonês, saíram com uma forte demanda por um aumento salarial. Deve-se perceber que a situação econômica no país não nos permite conceder grandes aumentos salariais.

 Para conseguir um grande reajuste salarial, são necessários um rápido reajuste e operação de todas as empresas de produção e um aumento na produtividade do trabalho. Ao orientar os sindicatos, não devemos concentrar a atenção apenas na questão de melhorar as condições de vida da classe trabalhadora de imediato sem levar em consideração os interesses de longo alcance ou o desenvolvimento da economia nacional. É importante fazer com que os sindicatos recorram ao zelo patriótico e à atividade criativa dos trabalhadores na luta pela reabilitação e construção da economia nacional. Somente assim podemos melhorar constantemente os padrões de vida dos trabalhadores.

O partido não é uma organização comum; é a mais alta forma de organização da classe trabalhadora e uma organização que lidera todas as outras organizações da classe trabalhadora: No que diz respeito à liderança do Partido Comunista sobre os sindicatos e outras organizações sociais, o camarada Stalin disse o seguinte: 'Significa apenas que os membros do partido que pertencem a essas organizações e que sem dúvida são influentes nelas devem fazer tudo o que puderem para persuadir essas organizações não-partidárias a se aproximarem do Partido do proletariado em seu trabalho e aceitar voluntariamente sua liderança política. Esta declaração do camarada Stalin deve ser o guia do trabalho do nosso partido nos sindicatos.

Alguns camaradas afirmam que a direção dos sindicatos não é da conta do Partido Comunista e que os sindicatos não precisam funcionar sob a liderança do Partido. Essa é uma visão bastante contraditória ao marxismo-leninismo. Devemos combater implacavelmente essas tendências erradas.

5-Sobre a formação de quadros e alocação das forças do Partido.

Nosso Partido Comunista é muito baixo em quadros dirigentes que são testados e experientes em trabalhos práticos, pois é um Partido jovem.

Além disso, não se pode dizer que os poucos quadros em seu serviço estão todos fazendo bem o seu trabalho e trabalhando devotamente pelos interesses do povo. Alguns líderes que são comunistas negligenciam seus deveres e fracassam em seu auto-aperfeiçoamento enquanto buscam apenas cargos elevados, e embelezam seus próprios ninhos tirando proveito de suas posições. O chefe de segurança da província de Pyongan Norte, por exemplo, era um folgado que tinha várias amantes; ele ocupou várias casas e desviou uma quantidade estupenda de propriedades japonesas confiscadas. Ao saber desse fato, é claro, nós o descartamos imediatamente.

Também temos membros do Partido que se recusam a trabalhar em um nível inferior quando são instruídos a fazê-lo e consideram vergonhoso trabalhar no nível inferior. Um dos grandes defeitos encontrados em alguns de nossos principais funcionários do Partido é que, ao selecionar e designar funcionários, eles não observam o princípio da administração de pessoal, mas demonstram favoritismo e parcialidade para seus amigos e parentes. Esses funcionários estão ansiosos para se cercar de suas relações e amigos íntimos. Como você vê, estamos com falta de quadros e, além disso, os quadros que temos ainda são muito imaturos. Além disso, os comitês provinciais do Partido não prestam muita atenção ao treinamento e à instrução de quadros e, depois de designarem funcionários, não lhes dão assistência.

Devemos sempre lembrar as seguintes palavras do camarada Stalin em relação aos quadros: 'Depois que uma linha política correta for elaborada e testada na prática, os quadros do Partido se tornam-se a força decisiva no trabalho de orientar o Partido e o Estado. Uma linha política correta é, obviamente, a coisa principal e mais importante, mas isso em si não é suficiente. Uma linha política correta não é necessária como uma declaração, mas como algo a ser levado a efeito em vigor, devemos ter quadros, pessoas que entendem a linha política do partido, que aceita-o como sua própria linha, que estão preparados para levá-lo em prática, que são capazes de colocá-lo em prática e são capazes de responder para isso, defendendo-o e lutando por ele, se isso não acontecer, uma linha política correta corre o risco de ser puramente nominal.'

Devemos treinar quadros, atribuí-los apropriadamente, ensiná-los em trabalhos práticos, verificar o trabalho deles, dar-lhes ajuda quando necessário e manter estatísticas exatas sobre eles. Estamos agora em extrema necessidade de jornalistas competentes. Como resultado, nossas publicações do Partido estão fazendo um trabalho muito insatisfatório e falham em executar adequadamente a tarefa de explicar e popularizar a linha de nosso Partido.

O Comitê Central Organizador do nosso Partido deve fortalecer o trabalho de treinamento e educação dos quadros, de modo a aliviar sua carência e elevar suas qualificações.

6-Sobre o trabalho de emitir cartões de adesão ao Partido e preparar estatísticas de adesão.

Um sério defeito no trabalho dos comitês provinciais e municipais do Partido é que eles não mantêm estatísticas precisas sobre suas organizações e membros do Partido.

Eles não têm formulários para registrar e manter estatísticas sobre membros do Partido, e as estatísticas mensais sobre a associação não são compiladas.

Os membros do partido ainda não possuem carteiras de membro do Partido. Isso está repleto do perigo de permitir que os elementos hostis falsifiquem os cartões do Partido e se façam passar por membros do Partido. Agora, o Comitê Organizador Central preparou cartões uniformes do Partido.

Nós os emitiremos em breve para os membros do Partido. Deve-se fazer uma grande vigilância para evitar que os cartões do Partido caiam nas mãos de elementos hostis quando são emitidos aos membros do Partido. Ao emitir cartões de filiação, devemos verificar os membros do Partido e expulsar os elementos de foram que se escondem nas fileiras do Partido.

7- Sobre a questão da Frente Unida

Alguns dos nossos camaradas, em vez de tentarem resolver problemas de peso que o Partido enfrenta e as pessoas em cooperação com as partidos amigos, provocam atritos desnecessários. Isto coloca grandes obstáculos no caminho da formação de uma frente unida com partidos político e organizações sociais democráticos.

Nos distritos locais, não é incomum que os comunistas antagonizem os membros dos partidos políticos democráticos e vice-versa. Não podemos tolerar tais práticas.

Por que precisamos de uma frente unida? É necessário unir todo o povo; para colocar a vida política e econômica do país rapidamente em ordem; e construir nosso país em um estado unificado, independente e democrático. O Partido Comunista não pode realizar essa grande tarefa sozinho. Somente em união com todos os partidos políticos democráticos e organizações sociais nacionais e com todo o povo podemos realizar a causa da construção de um Estado unificado, independente e democrático.

Camaradas

O que está no fundo dos erros e defeitos descobertos no trabalho das organizações do Partido Comunista da Coreia do Norte? O trabalho insatisfatório do Comitê Organizador Central.

Agora, podemos eliminar todas essas deficiências? Sim, claro. A fim de eliminar as deficiências em nosso trabalho, devemos, em primeiro lugar, nos esforçar para preservar a unidade de nossas fileiras partidárias e estabelecer uma disciplina férrea dentro do Partido. Sem isso, não podemos fazer nada, nem podemos fortalecer e desenvolver nosso partido em um partido invencível.

8- Nossas tarefas

Em primeiro lugar, então, quais são as tarefas imediatas do nosso partido?

Primeiro, a linha política de nosso partido no atual estágio é estabelecer um governo democrático e unificado em nosso país, baseado em uma aliança com todos os partidos políticos democráticos e organizações sociais, e transformar a Coreia do Norte em uma base democrática sólida para a construção de um Estado unificado, independente e democrático.

Nós, portanto, devemos despertar as massas trabalhadoras nas áreas urbanas e rurais para lutar pela rápida democratização da vida política, econômica e cultural na Coreia do Norte, por um lado e, por outro lado, formar uma frente unida com todos os partidos políticos democráticos e organizações sociais do Norte e do Sul da Coreia, e fortalecê-lo em todos os sentidos.

Em segundo lugar, a emissão de cartões de filiação do Partido deve ser realizada com cuidado escrupuloso. Isso tem um grande significado político. Os cartões do partido devem ser emitidos apenas para aqueles que realmente aderiram ao partido. Não devemos considerar o trabalho de emitir cartões do Partido meramente como uma questão técnica, mas considerá-lo uma tarefa de fechar as fileiras do Partido, uma tarefa política de expurgar  elementos reacionários e outras forças hostis.

Terceiro, a equipe do jornal Chongno deve ser ampliada e trabalhadores competentes devem ser designados para que a qualidade do jornal seja melhorada e sua circulação aumentada para 50.000 cópias. Ao mesmo tempo, o jornal deve ser feito diariamente. Desta forma, devemos garantir que nosso jornal se torne um propagandista e organizador coletivo.

Em quarto lugar, o crescimento do Partido deve ser devidamente regulado. Os melhores trabalhadores em áreas urbanas e rurais, particularmente os trabalhadores avançados, devem ser atraídos para as fileiras do Partido.

Quinto, as práticas desordenadas devem ser eliminadas no trabalho de compilação de estatísticas de filiação partidária. Cada organização do Partido deve aplicar o sistema de estatísticas mensais e finais sobre os membros do Partido e ver se os membros cuidam bem dos seus cartões de filiação.

Em sexto lugar, as células do partido devem ser formadas nas fábricas e empresas e devem ser fortalecidas organizacionalmente.

Por fim, os órgãos do partido devem dedicar especial atenção à formação de quadros de formação e educação, organizar escolas do partido e cursos de curta duração para os treinar a nível provincial, municipal e de condado.

Oitavo, as conferências do partido devem ser realizadas nas comissões do partido provincial, municipal e de condado para discutir questões relativas às tarefas imediatas do Partido Comunista.

Estou convencido de que as organizações do nosso partido serão bem sucedidas ao executar totalmente as tarefas acima mencionadas definidas ante a elas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário