sexta-feira, 27 de julho de 2018
Kang Ryang Uk
Nascido em Taedong, província de Pyongan Sul em 7 de dezembro de 1902, Kang Ryang Uk foi um famoso cristão protestante da Coreia e importante político da República Popular Democrática da Coreia que dedicou toda sua vida a lutar pela democracia e pela reunificação pacífica da Coreia.
Embora apenas 10 anos mais velho, Kang era tio por parte de mãe do Presidente Kim Il Sung, e tomou um caminho diferente do revolucionário coreano durante os sombrios tempos de colonização da Coreia pelos imperialistas japoneses. Ele também era de origem humilde e dedicava-se muito aos estudos, mas acabou se engajando em estudar a religião estrangeira ao entrar em escola dirigida por missionários estadunidenses.
Ele se formou em 1923 na Escola Secundária Sungsil e posteriormente entrou para a Universidade de Pyongyang onde aprendeu teologia. Durante esse período, chegou a dar aula para Kim Il Sung na Escola Changdok.
Embora tivesse boas relações com os missionários estadunidenses, ele era patriota e desejava a libertação da Coreia e a construção de uma nova sociedade livre e democrática. Todavia, não compartilhava a mesma ideologia que seu sobrinho, embora apoiasse seus esforços pela pátria e povo.
Por isso, juntou-se ao Partido Social Democrata da Coreia após a libertação da Coreia (onde chegou a ser vice-presidente) e passou a se dedicar ao meio político. Tornou-se em 1946 Presidente da Federação de Cristãos da Coreia e depois foi eleito deputado da Assembleia Popular Suprema.
Participou da Conferência Conjunta dos Representantes dos Partidos Políticos e Organizações Sociais do Norte e do Sul da Coreia em abril de 1948, defendendo a proposta da reunificação pacífica da Coreia e pediu pela união de todos cristãos para lutar por esse objetivo.
Por seguir uma política benevolente e centrada no povo, Kang ganhou mais confiança de Kim Il Sung e foi eleito ao cargo de Vice Presidente da Assembleia Popular Suprema em 1972 e em 1982 foi nomeado como Vice Primeiro Ministro da RPDC. Fez nesse período grandes contribuições para o desenvolvimento da economia do país e para a melhoria da vida do povo.
Fora do cenário político, foi responsável mesmo após a formação da Coreia do socialista, do Seminário Teológico de Pyongyang, ajudando a formar cristãos protestantes, incluindo seu filho Kang Yong Sop que se tornaria presidente da Federação de Cristãos da Coreia após seu falecimento em 9 de janeiro de 1983.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário