sábado, 27 de dezembro de 2025

O surgimento da República Bolivariana da Venezuela no Anuário da RPDC


 Venezuela

(República Bolivariana da Venezuela)

Área: 912.050 km²

População: 23,2 milhões (1999)

Capital: Caracas (3,43 milhões de habitantes)

Localiza-se no norte da América do Sul. As regiões oeste e noroeste são montanhosas, o sudeste é formado por planaltos e a região central por terras baixas. Possui a cachoeira mais alta do mundo, o Salto Ángel (1.054 m).

No norte predomina o clima subtropical, enquanto no centro-sul predomina o clima tropical. Em Caracas, a temperatura média é de 18 °C em janeiro e 27 °C em julho, com precipitação média anual de 830 mm.

O parlamento é bicameral, com mandato de cinco anos para cada câmara: Senado com 53 assentos e Câmara dos Deputados com 203 assentos. Eleições realizadas em novembro de 1998; o parlamento foi dissolvido em dezembro de 1999 de acordo com a nova Constituição.

O mandato presidencial é de seis anos. Presidente: Hugo Chávez Frías (desde fevereiro de 1999).

O governo foi formado em fevereiro de 1999. Partidos governistas e organizações sociais: Movimento Quinta República, Movimento ao Socialismo, Ação Democrática, Partido Social Cristão, Movimento Radical, União Nacional, Confederação dos Trabalhadores.

Tornou-se colônia da Espanha em 1550, declarou independência em julho de 1811 e proclamou a república em 1830.

Nas eleições presidenciais de dezembro de 1998, Hugo Chávez, candidato do Movimento Quinta República, foi eleito e tomou posse em fevereiro de 1999.

Em seu discurso de posse, o presidente declarou que, internamente, realizaria reformas financeiras e, externamente, desenvolveria relações com a Comunidade Andina e os países do Mercado Comum da América do Sul.

Em dezembro de 1999, foi adotada uma nova Constituição e o nome do país foi alterado para República Bolivariana da Venezuela, acrescentando o nome do herói da independência da América Latina.

A base da economia é a indústria petrolífera e a mineração. O petróleo representa mais de 80% das exportações e 95% da receita em moeda estrangeira. As reservas de petróleo são de 72,6 bilhões de barris (final de 1998), com produção diária de 3,4 milhões de barris.

Os principais recursos naturais são petróleo, ferro, diamantes, ouro, prata e carvão.

As principais indústrias são siderurgia, petróleo, têxtil, montagem, construção naval e indústria de papel.

Os principais produtos agrícolas são café, banana, cacau, cana-de-açúcar, algodão e arroz. O turismo é a segunda maior fonte de divisas depois do petróleo.

Os principais produtos de exportação são petróleo e seus derivados, alimentos, aço e café; os principais produtos de importação são máquinas e equipamentos, meios de transporte, produtos químicos, alimentos e matérias-primas.

A educação é obrigatória por 10 anos a partir dos 6 anos de idade.

A população é composta por mestiços (66%), brancos (22%), negros (10%) e povos indígenas (2%).

A língua oficial é o espanhol, e 89% da população é católica.

Jornais: El Universal, El Nacional

Agência de notícias: Agência Venezuelana de Notícias

Radiodifusão: Rádio Nacional da Venezuela, Televisão Venezuelana

Em 28 de outubro de 1974, estabeleceu relações diplomáticas em nível de embaixada com nosso país.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2000 (página 467)

Nenhum comentário:

Postar um comentário