O Pavilhão Ryongwang, em Taedongmun-dong, Distrito Central da capital Pyongyang, é um relicário histórico representativo da arquitetura coreana de pavilhões da Idade Média.
O local do pavilhão foi o posto de comando oriental na muralha interna da Cidade Murada de Pyongyang, construída por Coguryo (277 a.C.–668 d.C.) em meados do século VI.
O pavilhão foi reconstruído em 1670 e renomeado Pavilhão Ryongwang.
O pavilhão possui mais de 20 tipos de telhas em seu telhado, inscritas com diferentes anos, o que indica que foi reparado várias vezes.
Uma tábua caligráfica suspensa com os dizeres Chonhajeilgangsan (o lugar mais pitoresco do mundo) está colocada na viga do pavilhão, e o pilar ao sul voltado para o rio Taedong possui uma tábua inscrita com duas estrofes de um poema composto por Kim Hwang Won, poeta da dinastia Coryo (918-1392), quando ele se inspirou na bela paisagem circundante do Pavilhão Pubyok, às margens do Taedong.
Com um traçado singularmente plano, o Pavilhão Ryongwang se assenta próximo à margem do rio e harmoniza-se bem com o ambiente ao redor.
Ele oferece vistas esplêndidas do rio e exibe a arquitetura tradicional. Está bem preservado como um tesouro nacional.
Kim Hyon

Nenhum comentário:
Postar um comentário