domingo, 28 de dezembro de 2025

Retorno de Hong Kong e Macau à China

No plano externo, mantém-se uma política independente, autônoma e amante da paz, desenvolvendo relações amistosas com todos os países com base nos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica.

No que diz respeito às questões de Hong Kong, Macau e Taiwan, mantém-se firmemente o princípio da reunificação pacífica sob a fórmula “um país, dois sistemas”.

(...)

Em dezembro de 1984, foi assinada entre a China e o Reino Unido uma declaração conjunta segundo a qual o governo chinês retomaria, em 1º de julho de 1997, o exercício da soberania sobre Hong Kong.

Em 1º de julho de 1997, Hong Kong foi oficialmente reintegrada à China. Assim, chegou ao fim a história de cerca de 150 anos de dominação estrangeira sobre Hong Kong.

De acordo com a Lei Básica da Região Administrativa Especial de Hong Kong, adotada em 1990, Hong Kong continuará mantendo seu sistema capitalista original e seu modo de vida, e estes não serão alterados por um período de 50 anos.

Em 1º de julho, realizou-se a cerimônia de transferência da soberania de Hong Kong entre os governos da China e do Reino Unido, bem como a cerimônia de criação da Região Administrativa Especial de Hong Kong e de posse do governo da Região Administrativa Especial.

Hong Kong é um porto de livre comércio e um dos importantes centros de comércio, turismo, finanças, transporte e comunicações da região da Ásia-Pacífico.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 1998 (página 379)

Em abril de 1987, foi assinada entre a China e Portugal a declaração conjunta segundo a qual Macau seria reintegrada à China em 20 de dezembro de 1999.

Em 20 de dezembro de 1999, após 442 anos, Macau foi reintegrada à China e a Região Administrativa Especial de Macau foi oficialmente estabelecida.

O governo chinês proclamou que manteria firmemente a política de “um país, dois sistemas”, “Macau administrada pelos macaenses” e alto grau de autonomia.

De acordo com a Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, adotada em 1993, Macau continuará mantendo seu sistema original e seu modo de vida por 50 anos.

Os setores de fiação, confecções, cerâmica esmaltada, indústria eletrônica, brinquedos, flores artificiais, produção de móveis e reparação naval ocupam grande peso na economia.

Os produtos de confecções e têxteis representam mais de 70% do valor total das exportações.

Cerca de 30% da população economicamente ativa trabalha no turismo e na “indústria do entretenimento”, dos quais provém aproximadamente metade da receita fiscal. Em 1996, mais de 8 milhões de turistas foram recebidos.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2000 (página 353)

Nenhum comentário:

Postar um comentário