quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Brasil no Anuário da RPDC (2017)

Brasil

(República Federativa do Brasil)

Área: 8.514.876 km²

População: 206 milhões de habitantes (julho de 2016)

Capital: Brasília, 2.852.000 habitantes (2014)

É o quinto maior país do mundo, localizado no centro-leste do continente sul-americano. O norte possui clima tropical, os planaltos e a zona costeira são subtropicais, e o sul é temperado. A precipitação média anual é de 1.000 a 1.500 mm.

Congresso Nacional (Parlamento) bicameral: Senado com mandato de 8 anos, 81 cadeiras; Câmara dos Deputados com mandato de 4 anos, 513 cadeiras; eleições realizadas em outubro de 2014.

Presidente: mandato de 4 anos, Michel Miguel Elias Temer Lulia (desde agosto de 2016).

Governo constituído em agosto de 2016, sendo o presidente o chefe do governo.

Partidos políticos: Movimento Democrático Brasileiro, Partido dos Trabalhadores do Brasil, Partido da Social-Democracia Brasileira, Democratas, Partido Progressista, Partido Republicano, Partido Democrático Trabalhista, Partido Socialista Brasileiro, Partido Comunista do Brasil, Partido Social Democrata, Partido Verde, Partido Pátria Livre do Brasil.

No século XVI tornou-se colônia de Portugal e, em 7 de setembro de 1822, conquistou a independência, estabelecendo o Império do Brasil.

Em 15 de novembro de 1889 aboliu a monarquia e proclamou a República; em 24 de fevereiro de 1891 o nome do país foi alterado para Estados Unidos do Brasil, e em outubro de 1969 para República Federativa do Brasil.

Nas eleições presidenciais realizadas em outubro de 2010, a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Vana Rousseff, foi eleita e tomou posse em janeiro de 2011 como a primeira presidente mulher do país, sendo reeleita em outubro de 2014.

Em agosto de 2016, com a aprovação pelo Congresso do impeachment de Dilma Vana Rousseff por acusações de violação da lei de responsabilidade fiscal, o então vice-presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia assumiu a presidência, conforme a Constituição.

Internamente, o país promove políticas voltadas à erradicação da pobreza, ao desenvolvimento econômico e a programas de bem-estar social, buscando manter a estabilidade econômica nacional.

Externamente, mantém relações estreitas com os países da América Central e do Sul, opõe-se aos projetos de unipolarização dos Estados Unidos e defende os interesses dos países em desenvolvimento, visando à construção de uma ordem econômica internacional equitativa.

Os principais recursos são minério de ferro, manganês, bauxita, estanho, ouro, urânio, petróleo, florestas e energia hidrelétrica. Em especial, as reservas de minério de ferro correspondem a 23% das reservas mundiais, ocupando o primeiro lugar no mundo. As reservas de urânio são estimadas em cerca de 1,3 milhão de toneladas (final de 2010).

Está sendo acelerado o desenvolvimento de novos campos petrolíferos submarinos.

Planeja-se elevar a produção diária de petróleo bruto para 3,7 milhões de barris até 2020.

As principais indústrias são siderurgia, automobilística, construção naval e indústria militar.

A economia ocupa o primeiro lugar na região da América Latina.

Os principais produtos agrícolas são café, cana-de-açúcar, cacau, soja, laranja, mandioca e sisal. O café ocupa o primeiro lugar mundial em produção e exportação; a soja é a segunda em produção e a primeira em exportação.

As terras agrícolas somam 58 milhões de hectares, com vasta área de pastagens, e as planícies representam um terço da área total do país. Cria-se grande quantidade de bovinos, suínos, ovinos, equinos e aves.

A produção agropecuária responde por 27% do produto interno bruto.

O país ocupa posição de destaque mundial no cultivo da cana-de-açúcar e na tecnologia de extração de etanol.

Adota como estratégia de desenvolvimento a diversificação das fontes de energia renovável, empenhando-se no desenvolvimento de biocombustíveis.

Também dedica esforços ao desenvolvimento da pesca. A produção anual de pescado é de cerca de 1,05 milhão de toneladas.

Os principais produtos de exportação são automóveis, armamentos, produtos siderúrgicos, minério de ferro, manganês, café, soja, cacau e açúcar; os principais produtos de importação são petróleo e seus derivados, máquinas e equipamentos, carvão, equipamentos elétricos, produtos químicos e alimentos.

Os produtos agrícolas e seus derivados representam 25% do total das exportações. As exportações de produtos primários, como minério de ferro e carne de frango, assim como de produtos industriais, vêm aumentando.

É um exportador mundial de açúcar refinado e álcool etílico.

Em 2016, o número de turistas alcançou 6,6 milhões.

A população é composta por 61,7% de brancos, 26,5% de mestiços, 11% de negros e 0,8% de asiáticos; os povos indígenas somam cerca de 220 mil pessoas.

Está em vigor o sistema de ensino obrigatório dos 7 aos 14 anos.

Em agosto de 2016, foram realizados no Rio de Janeiro os 31º Jogos Olímpicos.

A língua oficial é o português.

74% da população professa o catolicismo e 15% o protestantismo.

Jornais: O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo

Agência de notícias: Agência Nacional

Radiodifusão: Rádio Cultura do Brasil, Rede de Televisão Nacional do Brasil

Em 9 de março do Juche 90 (2001), estabeleceu relações diplomáticas em nível de embaixada com o nosso país.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2017 (páginas 908 e 909)

Nenhum comentário:

Postar um comentário