Enquanto a situação mundial de propagação de doenças infecciosas continua grave, com a chegada do inverno a infecção pelo vírus da gripe sazonal está se espalhando rapidamente, gerando inquietação.
No Japão, apenas em uma semana, de 8 a 14, surgiram cerca de 142 400 pacientes de gripe.
Segundo informou no dia 9 o Serviço Federal de Proteção dos Direitos do Consumidor e Bem-Estar Humano da Federação da Rússia, ao entrar neste mês, em apenas uma semana o número de pacientes de gripe em todo o país aumentou 1,7 vez em comparação com a semana anterior.
Em especial, diz-se que a taxa de incidência de infecções por vírus respiratórios é mais alta em várias regiões, como o Extremo Oriente, a Sibéria e os Urais.
Também na China, entre os dias 8 e 14, formou-se em todo o país uma situação grave devido à propagação da gripe.
Na Inglaterra, no Reino Unido, durante a semana até o dia 18, 3 140 pessoas foram hospitalizadas por gripe, o que representa um aumento de 18% em relação à semana anterior.
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças da Letônia afirmou no dia 8 que teve início no país a circulação regular da gripe e recomendou a vacinação como a medida mais eficaz.
Recentemente, em um relatório, a Organização Mundial da Saúde apontou que, com o início do inverno no hemisfério norte, aumentaram os casos de infecções respiratórias virais graves causadas pelo vírus da gripe e por outros vírus respiratórios. Diz-se que, nos países europeus, a temporada de gripe começou cerca de quatro semanas mais cedo do que antes. Atualmente, em quase 30 países, a taxa de ocorrência da gripe atingiu níveis elevados.
Um responsável do Escritório Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde afirmou que, embora todos os anos a gripe surja com a chegada do inverno, este ano é um pouco diferente. Em especial, a rápida propagação do vírus da gripe do tipo A(H3N2) vem causando preocupação. Diz-se que 90% dos casos confirmados de gripe na região europeia são pessoas infectadas por essa variante.
Um professor de medicina do Reino Unido enfatizou que esse tipo de vírus não era visto há algum tempo e que “a própria propagação é sem precedentes”.
Especialistas avaliam que, embora a atual vacina contra a gripe sazonal não impeça a infecção pelo vírus do tipo A(H3N2), ela pode reduzir o risco de casos graves, e consideram que a vacinação continua sendo essencial para pessoas com alto risco de complicações da gripe e para seus cuidadores.
As pessoas que devem ter atenção especial a esse vírus são os idosos e aquelas com estado de saúde debilitado. Ao contrair gripe, surgem sintomas como febre alta, dor de cabeça, cansaço generalizado, dores musculares, além de tosse, coriza e dor de garganta. Embora seja semelhante ao resfriado comum, os sintomas são mais graves, portanto jamais devem ser negligenciados. Há também pessoas que, mesmo infectadas pela gripe, não apresentam quaisquer sintomas.
Especialistas em saúde recomendam que, para prevenir a gripe, deve-se manter continuamente bons cuidados com o corpo, e que idosos, recém-nascidos e crianças, pacientes com doenças crônicas, entre outros, usem máscara ao frequentar locais com grande aglomeração de pessoas ou ao utilizar transporte público.
Além disso, defendem lavar as mãos com frequência, ventilar os ambientes duas a três vezes por dia, desinfetar regularmente objetos de contato frequente como maçanetas e utensílios de refeição, e procurar tratamento oportuno quando surgirem sintomas de gripe como febre alta e tosse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário