quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Equador no Anuário da RPDC (2001)


Equador

(República do Equador)

Área: 283.561 km²

População: 12,56 milhões de habitantes (1999)

Capital: Quito (1,7 milhão de habitantes, 1995)

Localiza-se no noroeste do continente sul-americano. A linha do Equador atravessa a região norte do país, razão pela qual o país é chamado de Equador.

O clima, excetuando-se a região oriental, é relativamente ameno devido à influência da corrente fria. Em Guayaquil, a temperatura média anual é de 26 °C em janeiro e 24 °C em julho, e a precipitação média anual é de 980 mm.

Congresso unicameral, mandato de 4 anos, 121 cadeiras (20 deputados nacionais e 101 deputados regionais), eleições em maio de 1998.

Presidente: mandato de 4 anos, Gustavo Noboa (empossado em janeiro de 2000).

Governo: formado em janeiro de 2000, com o presidente como chefe de governo.

Partidos e organizações sociais: Partido Popular Democrático, Partido Roldosista, Partido Social-Cristão.

Fez parte do Império Inca.

Foi ocupado pela Espanha em 1532 e conquistou a independência em 1822. Nas eleições parlamentares e presidenciais de maio de 1998, o Partido Popular Democrático tornou-se a principal força, e seu candidato, Mahuad, foi eleito presidente em julho.

Em janeiro de 2000, o presidente Mahuad renunciou, assumindo a responsabilidade pela crise econômica, e Gustavo Noboa tomou posse como presidente no dia 26.

Em seu discurso de posse, o presidente apelou a todo o povo para que, superando diferenças de pensamento, posição e etnia, alcançasse a unidade nacional.

Na política externa, mantém estreita cooperação com os Estados Unidos e com países da América Central e da América do Sul.

A base da economia é a agricultura e a indústria extrativa.

Cerca de 10% da população trabalha na agricultura, sendo café, banana e cacau as três principais culturas. As exportações de banana representam um terço das exportações mundiais desse produto.

Os principais recursos são petróleo, ouro, prata, cobre e gás natural. As reservas de petróleo são de 1,5 bilhão de barris, com produção diária de cerca de 400 mil barris.

A pesca também ocupa um lugar importante.

Os principais produtos de exportação são petróleo, banana, camarão, cacau e café; os principais produtos de importação são matérias-primas industriais, produtos semiacabados, máquinas e equipamentos e veículos.

A educação é obrigatória dos 6 aos 14 anos.

A população é composta por 55% de mestiços, 25% de indígenas, 10% de brancos e 10% de negros.

A língua oficial é o espanhol.

Cerca de 80% da população professa o catolicismo.

Jornal: El Comercio

Agência de notícias: Equador News

Radiodifusão: Rádio Equador, Televisão do Equador

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2001 (páginas 489 e 490)

Nenhum comentário:

Postar um comentário