O povo chinês, após passar por um período de recuperação de três anos (1949–1952), executou o Primeiro Plano Quinquenal (1953–1957). Nesse período, realizou-se basicamente a transformação socialista da agricultura, do artesanato e da indústria e comércio capitalistas, lançando-se os alicerces iniciais da industrialização socialista.
Em agosto de 1966, na 11ª Sessão Plenária do 8º Comitê Central do Partido Comunista da China, foi adotada a decisão sobre a “Grande Revolução Cultural Proletária”. Em abril de 1969, no 9º Congresso do Partido, foram sistematizadas as experiências da Grande Revolução Cultural Proletária e adotado o estatuto do Partido.
Em agosto de 1973, no 10º Congresso do Partido Comunista da China, foram resumidas as experiências fundamentais da luta para esmagar a camarilha antipartido de Lin Biao, sendo esclarecidas a orientação e as tarefas da revolução contínua sob a ditadura do proletariado.
Em 1976, faleceram o grande líder do povo chinês, camarada Mao Zedong (em setembro), e o primeiro-ministro Zhou Enlai (em janeiro). Aproveitando-se dessa situação, Wang Hongwen, Zhang Chunqiao, Jiang Qing e Yao Wenyuan, o grupo antipartido e camarilha dos “Quatro”, intensificaram suas manobras conspiratórias para usurpar o supremo poder do Partido e do Estado.
O grande Líder camarada Kim Il Sung apontou o seguinte:
“Hoje, o fraterno povo chinês, sob a sábia direção de seu eminente líder, o camarada Hua Guofeng, esmagou a 'Camarilha dos Quatro', concluiu com êxito a Grande Revolução Cultural Proletária e está provocando um novo auge em todas as frentes da revolução socialista e da construção socialista.”
Em outubro de 1976, o povo chinês, sob a direção do camarada Hua Guofeng, esmagou de um só golpe a conspiração da "Camarilha dos Quatro" para usurpar o poder do Partido e do Estado, alcançando assim uma grande vitória na luta de linhas do 11º Comitê Central do Partido. Com isso, a primeira Grande Revolução Cultural Proletária foi vitoriosamente concluída na China, e a revolução socialista e a construção socialista ingressaram em uma nova etapa de desenvolvimento. De 16 a 21 de julho de 1977, realizou-se a 3ª Sessão Plenária do 10º Comitê Central do Partido Comunista da China.
A sessão plenária adotou por unanimidade três resoluções: 1) confirmar a nomeação do camarada Hua Guofeng como presidente do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China; 2) restaurar ao camarada Deng Xiaoping os cargos de membro do Comitê Central do Partido Comunista da China, membro do Bureau Político do Comitê Central, membro do Comitê Permanente do Bureau Político, vice-presidente do Comitê Central do Partido Comunista da China, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China, vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado e chefe do Estado-Maior Geral do Exército Popular de Libertação da China; 3) expulsar para sempre do Partido o grupo antipartido de Wang Hongwen, Zhang Chunqiao, Jiang Qing e Yao Wenyuan, destituindo-os de todos os cargos dentro e fora do Partido.
A sessão plenária decidiu ainda convocar o 11º Congresso Nacional do Partido em momento oportuno de 1977 e aprovou por unanimidade a agenda do 11º Congresso Nacional do Partido.
De 12 a 18 de agosto, realizou-se o 11º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.

Nenhum comentário:
Postar um comentário