Líbia
Área: 1.759.540 km²
População: 6.546.000 habitantes (2010)
Capital: Trípoli, 1.108.000 habitantes (2010)
Localiza-se na região central do continente africano, ao longo da costa do Mediterrâneo, e mais de 90% do território é desértico ou semidesértico.
A costa norte apresenta clima mediterrâneo; o interior, clima desértico tropical. A temperatura média em Trípoli é de 11,7 °C em janeiro e 27,4 °C em julho. A precipitação média anual é de 450 mm no norte e de 25 mm nas áreas desérticas.
O Congresso Geral do Povo exerce as funções parlamentares.
O Conselho Nacional de Transição (governo provisório) foi constituído em novembro de 2011; o primeiro-ministro é Abdul Rahim al-Kib.
Em 1912, tornou-se colônia da Itália e, após a Segunda Guerra Mundial, esteve sob administração dividida do Reino Unido e da França, até conquistar a independência como Reino Unido em 24 de dezembro de 1951.
Em 1º de setembro de 1969, Gaddafi derrubou a monarquia feudal e proclamou a república.
Em 1977, o nome do país foi alterado para Jamahiriya Árabe Socialista Popular da Líbia e, em 1986, para Grande Jamahiriya Árabe Socialista Popular da Líbia.
Desde 2003, renunciou à produção e posse de armas de destruição em massa, incluindo armas nucleares. Os protestos contra o governo iniciados em fevereiro de 2011 e os confrontos com as forças governamentais para reprimi-los se intensificaram com a intervenção militar de forças da OTAN, lideradas pelos Estados Unidos, em apoio às forças antigovernamentais, resultando no colapso do regime de Gaddafi.
Em novembro de 2011, Abdul Rahim al-Kib foi nomeado primeiro-ministro do governo provisório.
Os principais recursos são o petróleo e o gás natural.
As reservas de petróleo são estimadas em 40 bilhões de barris (9º lugar no mundo) e as de gás natural em 43 trilhões de metros cúbicos.
A base da economia é a indústria petrolífera.
As receitas do petróleo representam mais de 60% do produto interno bruto. A produção anual de petróleo é de 670 milhões de barris (2º lugar na África), e a produção de gás natural é de 12,7 bilhões de metros cúbicos. Diariamente, são produzidos cerca de 2 milhões de barris de petróleo e 3,5 bilhões de pés cúbicos de gás natural.
Na agricultura trabalham 19% da população, e as terras cultiváveis correspondem a apenas 2% do território. Na agricultura, a pecuária ocupa uma posição importante.
Cerca de 85% dos alimentos dependem de importações.
As principais culturas agrícolas são trigo, cevada, batata e oliveira.
Os principais produtos de exportação são o petróleo e seus derivados (98% do total das exportações), amendoim e azeite de oliva; os principais produtos de importação são máquinas, produtos metálicos, produtos químicos, alimentos, tecidos e produtos de lã.
A maioria da população é árabe.
A educação obrigatória vai dos 6 aos 15 anos de idade.
A língua oficial é o árabe, e a religião do Estado é o islamismo (97% sunita).
Jornais: Al-Fajr Al-Jadid; Agência Jamahiriya; Agência de Notícias da Líbia (JANA).
Radiodifusão: Rádio e Televisão da Líbia.
Em 23 de janeiro de 1974, nosso país estabeleceu relações diplomáticas em nível de embaixador com este país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário