terça-feira, 23 de dezembro de 2025

O talentoso poeta do século XV, Pak Un

Nascido como descendente de uma família aristocrata, Pak Un distinguia-se desde cedo por sua inteligência excepcional e grande talento literário. Ele criou poemas que refletiam fielmente a realidade social de sua época e se destacavam pela excelência ideológica e artística, razão pela qual recebeu elevada apreciação por seu talento poético de muitos literatos das gerações posteriores.

Pak Un foi aprovado no exame estatal aos 17 anos de idade e iniciou sua carreira oficial, sendo conhecido por dizer sempre a verdade e por possuir um caráter firme.

Devido a esse caráter resoluto e a essa postura que não temia nem mesmo a morte, Pak Un acabou sendo vítima das intrigas de Ryu Ja Gwang e de outros aristocratas conservadores que exerciam poder apoiando-se no rei Yon San Gun, chegando inclusive a ser encarcerado.

Com o propósito de corrigir o mundo, Pak Un retornou à carreira oficial e foi nomeado "jije-gyo" (cargo governamental), porém, no ano seguinte, com a eclosão da purga literária de Gapja, foi atingido pela repressão, passou pelo exílio e, antes de completar cem dias, foi novamente preso pelo Uigumbu (instituição judicial), sendo executado ainda em tenra idade.

A posição política e a firmeza de caráter de Pak Un podem ser bem compreendidas apenas pelo fato de que, mesmo diante da morte, ele não demonstrou qualquer mudança de expressão, limitando-se a olhar para o céu e sorrir.

Embora o período de atividade criativa de Pak Un, que foi um poeta talentoso, não tenha sido longo, seu nome foi transmitido às gerações posteriores graças ao seu extraordinário talento criativo.

Como coletânea de poemas e textos de Pak Un, chegou até nós a obra "Upchihyon yugo".

Grande Casa de Estudos do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário