domingo, 21 de dezembro de 2025

Invasão do Kuwait pelo Iraque

Em 2 de agosto de 1990, o Iraque mobilizou 100 mil soldados e forças blindadas, incluindo 350 tanques, para invadir o Kuwait, ocupando todo o território kuwaitiano, inclusive o palácio do emir, edifícios governamentais e principais instituições.

Em 8 de agosto, declarou que decidiria “integrar o Kuwait em conformidade com o apelo do Governo Provisório do Kuwait Livre”, e em 28 de agosto proclamou o Kuwait como a 19ª província do Iraque.

O porta-voz do Ministério da Defesa do Kuwait divulgou uma declaração afirmando que lamentava o fato de o Iraque ter escolhido meios militares para resolver as questões não resolvidas entre os dois países, e salientou que apelava para que o Iraque retirasse suas tropas do Kuwait e resolvesse o conflito de forma pacífica. O Conselho do Comando Revolucionário do Iraque, em um comunicado, afirmou que o Iraque havia decidido prestar ajuda em resposta ao pedido do “novo governo provisório” do Kuwait e indicou que retiraria suas tropas do Kuwait “quando a situação se estabilizasse e o novo governo assim solicitasse”.

Desde meados de julho, as disputas entre o Iraque e o Kuwait vinham se intensificando em torno da questão dos direitos de exploração de campos petrolíferos situados nas proximidades da fronteira.

O Iraque enviou uma carta ao secretário-geral da Liga Árabe acusando o Kuwait de, aproveitando-se da guerra travada entre o Iraque e o Irã, ter invadido território iraquiano, construído instalações militares e petrolíferas nessa área e extraído clandestinamente, ao longo de dez anos, petróleo iraquiano no valor de 2,4 bilhões de dólares.

O Iraque também afirmou que o Kuwait, juntamente com os Emirados Árabes Unidos, ignorou as cotas estabelecidas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e produziu petróleo acima do limite, provocando a queda dos preços e causando prejuízos de 15 bilhões de dólares, declarando que tais ações do Kuwait constituíam uma agressão militar contra o Iraque. O Kuwait rejeitou as acusações do Iraque e solicitou à Liga Árabe a formação de um comitê árabe para resolver a disputa fronteiriça.

Com a mediação dos países árabes, em 31 de julho realizou-se em Jidá, na Arábia Saudita, uma reunião direta entre o Kuwait e o Iraque.

Na reunião, o Iraque exigiu que o Kuwait perdoasse a dívida externa de 15 bilhões de dólares contraída durante a guerra Irã-Iraque e também que compensasse os 2,4 bilhões de dólares correspondentes às perdas causadas pela extração clandestina de petróleo iraquiano, mas o Kuwait rejeitou firmemente essas exigências. Em 1º de agosto, as negociações fracassaram.

Em 2 de agosto, o Iraque mobilizou suas tropas e ocupou o Kuwait, estabeleceu o “Governo Provisório do Kuwait Livre” e proclamou a criação do “Exército Popular do Kuwait”.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário