O dia 16 de novembro é o Dia das Mães em nosso país.
No mesmo dia de 1961, o grande Líder camarada Kim Il Sung participou da Primeira Conferência Nacional de Mães, na qual proferiu o discurso “Deveres das mães na educação dos filhos”.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il determinou que o dia 16 de novembro fosse definido como o Dia das Mães e celebrado como uma festa nacional.
Primeiro Dia das Mães
A IV Conferência Nacional de Mães foi realizada em 16 de novembro de 2012, data em que se comemorou o primeiro Dia das Mães.
O estimado camarada Kim Jong Un dedicou profunda atenção para que todo o país celebrasse o primeiro Dia das Mães e para que a conferência de mães fosse realizada com êxito.
Ao ver as flores belas, disse que as mães se sentiriam felizes se as recebessem por ocasião do Dia das Mães.
Um dia de novembro do mesmo ano, sugeriu a um alto funcionário do Comitê Central do Partido a necessidade de desenhar e imprimir cartões de felicitações pelo Dia das Mães, como se fazia por ocasião do Ano Novo, para vendê-los aos cidadãos.
Ao perceber que entre as representantes que participariam da conferência de mães havia mulheres com bebês, tomou a medida de estabelecer uma creche na residência destinada a elas.
A IV Conferência Nacional de Mães ocorreu sob a bênção de todo o país, com a participação de mulheres exemplares, incluindo aquelas que tinham muitos filhos ou haviam adotado órfãos, as de méritos laborais, funcionárias e esposas de oficiais.
No evento, foram outorgados o título de Heroína do Trabalho e outras condecorações a muitas delegadas.
Prêmio de Honra da Mãe Comunista
Em dezembro de 2023, instituiu-se o Prêmio de Honra da Mãe Comunista e foi realizada a V Conferência Nacional de Mães, na capital Pyongyang.
Na reunião, foram conferidas a 20 mulheres essa condecoração e um anel de ouro.
Não é fácil ser mãe, e menos ainda levar uma vida brilhante para seus filhos e para a pátria.
Em seu discurso feito na V Conferência Nacional de Mães, o camarada Kim Jong Un disse: O presente brilhante de nossa pátria só foi possível graças às nossas mães, que se tornam mais firmes e indomáveis diante das dificuldades, ainda que sejam comuns e modestas, e que, como sempre, serviram de verdadeiro exemplo ao dedicar toda a vida à causa patriótica e essencial, formando brilhantemente inúmeros heróis em todas as partes do país.
No ano passado, foram outorgados a mais de 20 mulheres o Prêmio de Honra da Mãe Comunista por ocasião do Dia das Mães.
Kim Hyok
Naenara

Nenhum comentário:
Postar um comentário