domingo, 9 de novembro de 2025

Esforços da comunidade internacional para o uso eficaz dos recursos

O rápido crescimento populacional e o desenvolvimento econômico acompanham-se de um enorme consumo de recursos.

Os recursos consumidos no processo de atividade humana são imensos e isso está levando diretamente ao esgotamento dos recursos do planeta. Por mais abundantes que sejam, se utilizados sem parar, inevitavelmente chegarão ao fim.

A escassez de recursos hídricos é um exemplo representativo.

À medida que o aquecimento global se agrava dia após dia, vários países enfrentam longos períodos de seca, o nível das represas continua diminuindo e as águas subterrâneas estão se esgotando.

Na região de Ática, na Grécia, o nível das principais represas diminuiu drasticamente recentemente, reduzindo o volume total de armazenamento de 597 milhões de m³ no ano passado para 377 milhões de m³. Diz-se que, se não chover mais, as cidades sofrerão uma grave escassez de água.

Em diversos países que enfrentam uma grave falta de água, a extração indiscriminada de água subterrânea para uso doméstico está reduzindo rapidamente a quantidade de água nas camadas aquíferas naturais. Como resultado, muitas cidades estão enfrentando o risco de subsidência do solo.

Além disso, as reservas de combustíveis fósseis e de diversos minerais, que foram motores da industrialização, também estão diminuindo continuamente.

A realidade exige que as pessoas economizem todos os recursos e os utilizem de forma eficiente.

Muitos países, com a visão de que “economizar um é o mesmo que ganhar dois”, estão voltando sua atenção para este trabalho.

Estão sendo adotadas medidas para utilizar de forma eficaz água, eletricidade, materiais e outros recursos.

Recentemente, o governo do Irã, para enfrentar a seca que dura cinco anos na capital, apelou à gestão eficiente dos recursos hídricos, à busca de novas fontes de água e ao lançamento de um movimento popular de economia de água.

Em certo país, determinou-se que, nas estradas, a iluminação pública noturna seja ligada apenas pela metade.

Há também países promovendo a adoção de leis com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 10% em dois anos, exigindo economia de eletricidade no uso de aparelhos de ar condicionado.

O trabalho de reciclagem, que está sendo realizado ativamente em escala mundial, também pode ser visto como um reflexo da tendência atual de economizar recursos e proteger o meio ambiente.

Entre os muitos resíduos que surgem nas atividades produtivas e na vida das pessoas, há uma grande quantidade de materiais que podem ser reutilizados. Reciclar esses materiais é eficaz do ponto de vista da economia de recursos e também tem significado na prevenção da destruição ambiental.

Somente considerando os produtos eletrônicos, como telefones celulares e computadores, a quantidade descartada em um ano é enorme. Ao recolhê-los e processá-los, é possível obter vários metais não ferrosos e resinas sintéticas. Segundo dados, recuperar ouro de 1 tonelada de placas de circuito eletrônico descartadas é muito mais econômico do que obtê-lo de 1 tonelada de minério aurífero.

Muitos países estão elaborando várias leis para o tratamento e a reciclagem de resíduos e as aplicam sob rigorosa supervisão governamental.

A triagem dos resíduos está sendo realizada de forma científica. Em diversos lugares, foram instalados dezenas de tipos de lixeiras para recolher papel, papelão, metal, plástico etc., permitindo reciclar grande quantidade de resíduos que antes eram descartados como inúteis. Os resíduos que não podem ser reciclados são convertidos em energia em usinas de incineração.

Em certo país, o calor e os gases produzidos durante a incineração dos resíduos são utilizados para aquecimento e geração de eletricidade.

Somente com o bom tratamento dos resíduos domésticos e industriais é possível economizar uma grande quantidade de recursos energéticos.

Não existem recursos abundantes quando se trata daqueles necessários à vida humana. Ao utilizar e economizar de forma mais eficiente até mesmo um único recurso, é possível alcançar um desenvolvimento mais elevado.

Kim Su Jin

Nenhum comentário:

Postar um comentário