Grupo formado por países em desenvolvimento organizado para estabelecer uma nova ordem econômica internacional.
Na 1ª Conferência da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, realizada em 1964 em Genebra, Suíça, 77 países em desenvolvimento publicaram uma declaração conjunta contra o domínio e a pilhagem imperialistas.
Desde então, esse conjunto de países passou a ser chamado de Grupo dos 77.
Tem como missão deliberar, na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e em outros organismos socioeconômicos da ONU, sobre ações coletivas dos países em desenvolvimento e sobre planos e táticas de luta conjunta para estabelecer uma nova ordem econômica internacional.
A reunião de nível superior, órgão máximo de tomada de decisões, é realizada todos os anos pouco antes da abertura da Assembleia Geral da ONU e também por ocasião de cada sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento que ocorre a cada quatro anos.
O Grupo dos 77 não possui um secretariado permanente; o país que exerce a presidência assume essa função, garantindo a coordenação mútua por meio das representações dos países membros junto às Nações Unidas e a organismos internacionais em Nova Iorque e Genebra.
Em Nova Iorque tratam-se principalmente assuntos políticos, enquanto em Genebra são abordados temas econômicos.
Entre seus órgãos subordinados existem três reuniões regionais: Ásia, África e América Latina.
Após a decisão de adesão ser aprovada por unanimidade na reunião regional correspondente, ela deve ser ratificada pela reunião de nível superior do Grupo dos 77 para que o país se torne membro pleno.
Atualmente, o número de membros é de 133.
Nosso país aderiu em 10 de maio de 1976.
O Grupo dos 77 exerce grande influência em diversas conferências internacionais para que as demandas dos países em desenvolvimento sejam refletidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário