Ri Jang Son foi um técnico do século XVI e o inventor de uma poderosa bomba utilizada durante a Guerra Patriótica de Imjin.
Como artesão fabricante de canhões, Ri Jang Son vivia em uma posição social desprezada pelos governantes feudais. Dotado de profundo patriotismo, dedicou todos os seus esforços para criar uma arma poderosa capaz de infligir grandes danos aos invasores japoneses.
Finalmente, ele conseguiu aprimorar o jinchonroe, que já havia sido usado parcialmente antes da Guerra Patriótica de Imjin, e criou a bigok-jinchonroe, uma bomba muito mais potente.
A bigok-jinchonroe possuía três tipos: byoldaebigok-jinchonroe, daebigok-jinchonroe e jungbigok-jinchonroe.
Ela era lançada por canhões como o byoldaewangu, daewangu e jungwangu, alcançando distâncias de aproximadamente 750 a 900 metros.
Essa bomba era um tipo de projétil com espoleta, dotada de um mecanismo de tempo.
A bigok-jinchonroe podia ajustar seu tempo de explosão — mais rápido ou mais lento — conforme o número das ranhuras do parafuso, isto é, conforme o comprimento do pavio.
Os inimigos, desconhecendo o princípio da bigok-jinchonroe, se reuniam para observar o projétil que caía, e acabavam morrendo em massa atingidos pelos estilhaços quando ele explodia com um estrondo.
Assim, Ri Jang Son deu grande contribuição para a vitória na Guerra Patriótica de Imjin ao inventar essa nova arma.
Grande Casa de Estudos do Povo

Nenhum comentário:
Postar um comentário