Em 27 de outubro, durante o debate temático sobre “Espaço Sideral” da Primeira Comissão (desarmamento e segurança internacional) do 80º período de sessões da Assembleia Geral da ONU, a Rússia expressou preocupação com o crescente perigo de que o espaço sideral se transforme em trampolim para a guerra e a invasão, devido à estratégia do Ocidente de posicionar armas no espaço. Revelou ainda que isso é claramente exemplificado pelo fato de que os EUA estão acelerando o plano “Golden Dome”, cujo conteúdo envolve o desenvolvimento abrangente de elementos antimísseis, incluindo meios interceptores baseados em órbita, entre outros.
"Não se deve permitir uma verdadeira corrida armamentista no espaço e, para isso, é necessário estabelecer um regulamento conjunto com força legal que proíba a colocação de qualquer tipo de arma no universo e o uso da força contra objetos espaciais", propôs.
A China também denunciou o desenvolvimento e o posicionamento do “Golden Dome” pelos EUA como um ato perigoso que transforma o espaço sideral em campo de guerra e criticou o fato de que os EUA, além de se mostrarem passivos nas negociações relativas à prevenção de uma corrida armamentista no espaço, as impedem.
Muitos países que participaram da reunião se opuseram e rejeitaram as manobras de militarização do espaço, enfatizando o uso do espaço para fins pacíficos.
As manobras dos EUA para transformar o espaço sideral, patrimônio comum de toda a humanidade, em campo de guerra, trazem o perigo de provocar uma corrida armamentista no espaço e mergulhar o mundo inteiro no flagelo de uma guerra horrível.

Nenhum comentário:
Postar um comentário