domingo, 10 de dezembro de 2023

A sociedade que assegura genuínos direitos humanos


A terceira sessão da Assembleia Geral da ONU, efetuada em 10 de dezembro de 1948, adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos para fazer com que todos os países tivessem um entendimento comum sobre os direitos humanos, considerassem o asseguramento dos mesmos como seu dever e prevenissem sua violação em escala mundial.

O documentou apresentou o asseguramento e a proteção dos direitos humanos como um dos importantes assuntos internacionais e reconhece a justeza e legitimidade da luta para garanti-los no mundo.

Desde sua adoção, muitos países se esforçaram para melhorar os direitos humanos, mas ainda existem inúmeras pessoas que vivem na miséria e privadas até mesmo dos direitos humanos elementares.

Na República Popular Democrática da Coreia, onde as massas populares são donas do Estado e da sociedade e tudo está ao seu serviço, são assegurados substancialmente os genuínos direitos humanos a que a humanidade aspira.

Assegura a todos os membros da sociedade a liberdade e os direitos políticos, direitos ao trabalho, ao descanso, ao ensino, ao serviço médico, etc.

Se pode citar como exemplo as eleições de deputados às assembleias populares das províncias (ou cidades diretamente subordinadas ao centro), das cidades (ou distritos) e dos condados, efetuadas em 26 de novembro passado. Participaram na votação 99.63% dos eleitores registrados, dos quais 99.91 % e 99.87% votaram respectivamente a favor dos candidatos a deputado às assembleias populares das províncias (ou cidades diretamente subordinadas ao centro) e das cidades (ou distritos). Com base na lei da eleição de deputados às assembleias populares de todos os níveis da RPDC, foram eleitos 27858 operários, camponeses, intelectuais e funcionários como deputados às assembleias populares locais.

Tecelãs, professores e outros trabalhadores ordinários recebem gratuitamente moradias modernas e todos desfrutam amplamente do direito ao estudo, sem precisar se preocupar com gastos para o estudo.

As pessoas se oferecem para doar pele e sangue aos pacientes com queimaduras, embora não sejam seus familiares; as jovens se tornam mães de órfãos; e se pode encontrar escolas para um punhado de crianças em ilhotas e lugares montanhosos afastados.

O Estado assegura e protege plenamente os direitos das mulheres, das crianças e das pessoas com deficiência.

Na RPDC, onde o povo é considerado como o céu, todos os membros da sociedade formam uma grande família harmoniosa mediante a conformidade de vontades, sentimentos, moral e obrigações.

Por isso, estão decididos a defender firmemente o socialismo ao estilo coreano centrado nas massas populares.

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário