sexta-feira, 5 de julho de 2019
Os equitadores de Chollima são heróis de nosso tempo e soldados vermelhos do Partido
Discurso pronunciado na Conferência Nacional dos Pioneiros do Movimento da Brigada Chollima, em 22 de agosto de 1960.
Queridos camaradas pioneiros do Movimento da Brigada Chollima:
A Conferência Nacional dos Pioneiros do Movimento da Brigada Chollima, - que celebramos agora pouco depois de comemorar a gloriosa festa da libertação nacional - é uma reunião histórica que mostra claramente o grande ímpeto revolucionário e os nobres traços comunistas de nossos trabalhadores, que se puseram de pé para a criação de uma nova vida. Em meio à uma grande animação e emoção, todos estão agora observando os trabalhos desta Conferência.
Os equitadores de Chollima reunidos aqui são gloriosos pioneiros que aceleram a uma velocidade sem precedentes a construção socialista de nosso país e soldados vermelhos de nosso Partido que avançam vigorosamente à cimeira do socialismo, ao luminoso futuro do comunismo.
Como autênticos protagonistas da gloriosa época de Chollima, vocês desfrutam de um infinito amor por parte de todo o povo e comovem e estimulam grandemente todas as pessoas com suas belas ações e proezas proeminentes.
As grandes façanhas que com seu heroico trabalho realizaram em prol do florescimento e da prosperidade da Pátria, ficarão escritas para sempre nos anais de nosso país e brilharão eternamente de geração em geração.
Permita-me brindar, em nome do Comitê Central do Partido e do Governo da República, minhas mais calorosas felicitações a esta Conferência e expressar sincera gratidão a todos equitadores de Chollima.
Camaradas:
O Movimento da Brigada Chollima é reflexo da unânime aspiração e ardente sentimento patriótico de nossos trabalhadores de levantar na terra pátria, o quanto antes e sob a direção do Partido do Trabalho, um paraíso de felicidade para o povo; é a manifestação da inesgotável força criadora de nossos trabalhadores que, educados pelo Partido e sob sua bandeira, marcham adiante unidos como um só coração e com uma só vontade.
O Movimento da Brigada Chollima é uma excelente e grande escola comunista de nossa época, criada pela heroica classe operária da Coreia.
Este magnífico movimento, iniciado pela primeira vez em março do ano passado pelos membros da brigada dirigida por Jin Ung Won, da Siderúrgica de Kangson, se estendeu rapidamente a todo o país em apenas um ano e meio. Hoje em dia, em escala nacional, mais de 8600 brigadas tomaram parte neste movimento e 766 já foram outorgadas com o título Chollima, entre as quais 13 possuem a elevada honra de havê-las conquistado duas vezes.
O Movimento da Brigada Chollima é um novo movimento massivo de inovação que imprimiu mudanças radicais no trabalho e na vida de nossos trabalhadores; é um movimento de emulação socialista de forma superior. O imenso significado deste movimento reside em que não somente é uma grande fora impulsora do rápido desenvolvimento da economia nacional e um excelente método de administração massiva da economia dos trabalhadores conscientes, mas também um método magnífico de educação massiva para transformar as pessoas em homens e mulheres de novo tipo, em comunistas.
Os participantes deste movimento se esforçam unanimemente para trabalhar, estudar e viver de maneira comunista, ajudando-se e guiando-se uns aos outros em todas as esferas: produção, técnica, cultura, ideologia e moral.
Nas brigadas Chollima, todos seus membros pensam e trabalham em conjunto e empreendem conjuntamente sua inteligência e faculdade criadora, realizando assim inovações coletivas no desenvolvimento da produção e da técnica. Os equitadores de Chollima mecanizam e automatizam os processos de produção e seguem introduzindo nesta novos métodos, com o resultado de que, além de aliviar as tarefas, aumenta rapidamente a produção.
Nas brigadas Chollima, todos seus integrantes aprendem e ensinam coletivamente para elevar seu nível técnico-cultural, armar-se com as ideias e a moral comunistas. Graças à educação e a ajuda do coletivo, os elementos passivos do passado se converteram hoje em ativos, os atrasados do passado se tornam hoje avançados, todos se transformam em comunistas.
O comunismo, como ideal da humanidade, assegura a todas as pessoas uma vida feliz.
O individualismo, o egoismo, o liberalismo e outras ideias caducas constituem um grande obstáculo na construção do socialismo e do comunismo. Para tornar realidade o mais rápido possível o ideal comunista, devemos eliminar os resíduos da velha ideologia que persistem na mente das pessoas e transformar os que estão atrasados de modo que trabalhem ativamente para o bem da sociedade e do povo e marchem com passos seguros ao comunismo.
A brigada Chollima é um autêntico coletivo comunista em que um trabalha para todos e todos para um. Nosso Movimento da Brigada Chollima é um movimento para destruir com audácia o conservadorismo e o misticismo, tudo que seja passivo e estancado nas esferas da produção e da tecnologia, e realizar inovações ininterruptas, um movimento histórico para assegurar a vitória das novas ideias e moral comunistas apagando decisivamente da vida ideológica e ética tudo que é corrupto e atrasado, heranças da velha sociedade.
A grande força do Movimento da Brigada Chollima se manifesta plenamente nas atividades práticas de seus participantes.
O camarada Ri Sung Jwan, chefe da brigada juvenil, duas vezes ganhador do título Chollima, da Mina de Carvão de Aoji, assegurou o logro de êxitos transcendentais na produção ao implantar entre os membros de sua brigada uma disciplina laboral consciente mediante a educação incansável dos jovens nas tradições revolucionárias estabelecidas pela Guerrilha Antijaponesa e ao elevar com rapidez seu nível técnico e de qualificação. Os membros da brigada dirigida por esse camarada, se antes extraiam 5 mil toneladas de carvão mensais por frente de corte, hoje elevaram esta cifra a um nível superior a 10 mil e estão se esforçando com vista a elevar para 15 mil até o fim do ano.
O camarada Ju Song Il, chefe da brigada juvenil, duas vezes ganhador do título Chollima, da Fábrica de Máquinas de Ryongsong. e os demais membros, realizaram grandes façanhas na construção do torno vertical de 88 metros, a prensa de 3 mil toneladas e outras máquinas de grande tamanho. Em resposta ao chamado do Partido a pensar e executar com audácia, eles aplicaram diversas invenções, sobrepondo-se com valentia a todo tipo de obstáculos e dificuldades, com o resultado de que foi reduzido em várias vezes o tempo de elaboração dos produtos e assegurada de modo magnífico o trabalho de partes muito difíceis. Os camaradas da dita brigada elevaram mais de cinco vezes a produtividade do trabalho, de modo que já nos finais de junho já haviam sobre-cumprido o plano deste ano.
A camarada Kil Jwak Sil, chefa da brigada Chollima da Fábrica Têxtil de Pyongyang, depois de haver conquistado o título para a sua, se transladou, por própria vontade, a outra brigada mais atrasada, onde os trabalhos eram mais difíceis e o salário mais baixos, e logrou a converter em brigada Chollima. Educando com paciência as companheiras atrasadas que não observavam devidamente a disciplina laboral nem trabalhavam com consciência, e mostrando todo seu zelo e energia, logrou converter sua brigada em um coletivo unido e consciente, assim como capaz de cumprir em 140% seu plano de produção, contra o 70% do ano anterior.
Os pioneiros do Movimento da Brigada Chollima não são dezenas, mas dezenas de milhares. Não é possível nos referir aqui a todos seus brilhantes méritos e belos atos, pois são muitos.
Na mente dos equitadores de Chollima não existem nem a tendência ao desfrute individual nem o desejo de notoriedade pessoal; sempre pensam nos interesses coletivos, nos de todos, e o que rege sua vida é o nobre patriotismo e a moral comunista. Estes são, precisamente, os verdadeiros comunistas, genuínos e fiéis servidores do povo.
Nas brigadas Chollimam não são permitidos o burocratismo nem o formalismo; transformam as pessoas somente com o método de persuasão e educação e cumprem todas as tarefas mediante a camaradagem e a ajuda mútua comunista. Os precursores deste movimento não são somente inovadores na produção, mas também talentosos administradores, hábeis organizadores e excelentes educadores.
Por conseguinte, os equitadores de Chollima são exemplos de comunistas que herdaram magnificamente as tradições revolucionárias plasmadas pela Guerrilha Antijaponesa, fazem a política do Partido sua carne e sangue e a materializam cabalmente.
O desenvolvimento do Movimento da Brigada Chollima é uma prova da justeza e da vitalidade da política de nosso Partido, uma demonstração da inabalável unidade do Partido e do povo. Este movimento constitui uma grande vitória do método de trabalho popular e da linha de massas de nosso Partido, consistentes em confiar nas massas, trabalhar apoiando-se nelas e vencer todas as dificuldades mobilizando seu entusiasmo e faculdade criadora.
O Comitê Central do Partido está muito contente de que tenham tomado a iniciativa deste movimento, participem em massa nele e logrem ingentes êxitos, e aprecia altamente o ímpeto revolucionário de vocês, que marcham invariável e vigorosamente em apoio à política partidária.
Ampliar e desenvolver o Movimento da Brigada Chollima significa acelerar mais o movimento de avanço de nosso povo para o socialismo e o comunismo. Devemos avançá-lo mais amplamente e nos aspectos mais diversos. Todos os trabalhadores e as brigadas devem tomar parte neste movimento.
Este movimento deve ser levado a cabo em grande escala não somente no campo industrial, mas também na agricultura, na construção, no transporte, no comércio, no ensino, na saúde pública, na ciência, na literatura e na arte, ou seja, em todos os setores da economia e da cultura.
Devemos engrossar sem cessar as filas das brigadas Chollima e levar este movimento a uma etapa mais alta, passando do nível de brigada Chollima ao de oficina Chollima.
Para a rápida ampliação e desenvolvimento do Movimento Chollima é necessário que os trabalhadores dos organismos em todos os níveis, desde os dirigentes dos ministérios e direções a nível central até os dos órgãos locais do Partido e do Poder e os diretores, engenheiros-chefes e responsáveis de oficina das fábricas, sejam conscientes do grande significado político e econômico deste movimento, o apoiem ativamente e lhe assegurem todas as condições necessárias. Ao mesmo tempo, todas as pessoas devem seguir os exemplos dos equitadores de Chollima e aprender francamente com eles.
Deste modo se deve lograr que em todas as partes surjam brigadas e oficinas Chollima e que todos os trabalhadores se esforcem para serem equitadores de Chollima.
Camaradas:
Hoje em dia, temos pela frente o Plano Septenal, uma nova tarefa que promete um avanço decisivo na construção socialista. Como disse no informe no ato comemorativo no XV aniversário da libertação nacional, o Plano Septenal é um grandioso programa para a construção socialista.
No curto tempo do pós-guerra logramos cicatrizar as feridas da guerra, assentar as bases do socialismo e resolver no fundamental os problemas da alimentação, vestimenta e moradia para a população.
Nossos trabalhadores trabalham e desfrutam hoje todos por igual de uma vida cômoda, sem preocupação alguma com comida, vestimenta e moradia. Todos eles estudam sem afastar-se na produção, enviam seus filhos para as escolas sem pagar por isso e os que adoecem recebem em todo período a assistência média gratuita.
Constitui uma grande mudança na história de nosso país o fato de que nosso povo, qque durante muito tempo sofreu maltrato e com a pobreza, leve hoje uma vida cheia de alegria e esperança, em um mundo magnífico, livre de toda classe de opressão e exploração.
Porém não temos razão para nos contentar com os êxitos já obtidos. O que fizemos até agora se limita a solucionar os problemas fundamentais da construção socialista e o melhoramento da vida do povo.
Daqui em diante, durante o Plano Septenal, devemos realizar a industrialização e melhorar radicalmente a vida do povo. O objetivo deste Plano é o de consolidar mais a base material-técnica do socialismo para aumentar a riqueza do país, embora trabalhando facilmente, e fazer mais abundante e culta a vida do povo.
No período do Plano Septenal o valor total da produção industrial aumentará mais de 2,5 vezes. No ano de 1967 serão produzidos 17 bilhões de kWh de eletricidade, mais de 23 milhões de toneladas de carvão, 2,5 milhões de toneladas de aço, 4,3 milhões de toneladas de cimento, 1,5 milhões de toneladas de fertilizantes químicos e 500 milhões de metros de tecidos.
Na economia rural a colheita total de cereais crescerá mais de 1,5 vezes e a produção de carne, azeite, leite, etc., logrará também um aumento considerável.
Para incrementar rapidamente a produção na indústria e na agricultura é preciso construir mais fábricas e produzir na mesma medida máquinas e instalações. No campo se apresentam as tarefas de realizar mais obras de irrigação, desbravar uma grande extensão de novas terras e desenvolver grandemente a tarefa de acondicionar melhor as existentes. É especialmente necessário ampliar a superfície destinada à dupla colheita, a fim de elevar mais a produção de cereais e forragens.
Nas cidades e áreas rurais há que realizar em grande escala construções de moradias, comércios e de diversos estabelecimentos de serviço. Além disso, é essencial construir mais escolas, instituições científicas, institutos de investigação, assim como estabelecimentos culturais de vários tipos.
Somente quando cumpramos todas estas tarefas nosso país será rico e poderoso e nosso povo terá uma vida abundante.
Certamente até agora fizemos muitos trabalhos para a construção da economia, porém temos pela frente tarefas de maior grandeza e magnitude.
É de tudo impossível cumprir estas tarefas valendo-se de técnicas atrasadas, manuais. Onde quer que seja, fábricas ou minas, aldeias rurais ou pesqueiras, o que necessita imperiosamente é nova técnica.
A revolução técnica é uma nobre tarefa revolucionária dirigida a emancipar os trabalhadores, já livres da opressão e exploração, do trabalho penoso e difícil.
Atualmente nosso país está na fase da revolução técnica global. Devemos levar a cabo a mecanização da economia rural e de todos aqueles trabalhos que são realizados todavia à força das mãos nos setores da indústria local, na construção, no transporte e na pesca. E aos ramos já dotados com máquinas modernas lhes cabe completar a mecanização e impulsionar vigorosamente a automatização.
Todos os militantes do Partido e os trabalhadores devem mobilizar-se em uníssono na luta para levar a cabo as tarefas da revolução técnica apresentadas por nosso Partido para a etapa atual da construção socialista.
Não é nada fácil realizar as vastas tarefas previstas no Plano Septenal e conquistar a fortaleza da revolução técnica. Porém podemos realizá-las sem falta e, ademais, temos todos as possibilidades para tal.
No pós-guerra, apesar de tudo estar destruído e reduzido a cinzas, logramos reabilitar a economia em breve tempo, assentar as bases de uma economia nacional independente e melhorar consideravelmente a vida do povo.
Hoje, nossa base econômica é muito firme e o ímpeto revolucionário das massas trabalhadoras é muito grande. Ademais, já acumulamos ricas experiências na construção da nova sociedade.
Se todos os trabalhadores se unem compactamente em torno do Partido e fazem ingentes esforços para materializar sua política, e o Partido, por sua vez, se apoia nas massas e mobiliza sua inesgotável força criadora, então seremos capazes de cumprir vitoriosamente qualquer tarefa, por mais difícil que seja.
Não nos deixemos embriagar pela vitória lograda, mas aprendamos com mais afã e nos esforcemos incansavelmente. A revolução nunca permite que se poupe esforços. Conforme a lei do desenvolvimento social, exige mudar sem cessar o velho pelo novo, exige ininterruptos avanços e inovações.
Quanto mais rapidamente transformemos a velha sociedade em outra nova com nosso esforço criador, mais breve se fará realidade a vida feliz para o povo trabalhador.
Todos nós somos combatentes revolucionários comunistas que nos encarregamos da construção de uma nova sociedade. Lutemos com mais afinco para realizar sem falta em nossa época a histórica tarefa de eliminar o atraso do país e construir uma sociedade feliz. O Plano Septenal apresentado por nosso Partido cobra uma decisiva significância na realização desta histórica tarefa.
Vocês, os pioneiros do Movimento da Brigada Chollima, dando rédea solta ao Chollima, junto com todos os trabalhadores, devem seguir avançando com maior ímpeto e realizar contínuas inovações.
Exorto que vocês, que deram excelentes exemplos de como trabalhar, aprender e viver de maneira comunista e que criaram inumeráveis milagres na construção da nova sociedade, lutem, consagrando toda sua paixão e entusiasmo, para realizar a nobre tarefa da inovação técnica.
Unamo-nos todos mais estreitamente em torno de nosso Partido e marchemos adiante com valentia, para a brilhante vitória da revolução técnica, para a criação de uma vida mais abundante e civilizada para o povo, para a cimeira do socialismo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário