sexta-feira, 5 de julho de 2019
Divisões administrativas da República Popular Democrática da Coreia
Cada país define seu modo administrativo de acordo com sua realidade e interesses, existindo assim no mundo todo várias formas de administração territorial.
Algumas, mais diferentes da realidade do leitor e com algumas peculiaridades, podem ser um pouco mais difíceis de serem compreendidas.
A divisão administrativa da República Popular Democrática da Coreia é uma das que causa certa confusão para muitos estrangeiros com conhecimentos básicos sobre o país ou até mesmo sob geografia.
Neste artigo buscarei explicar e citar exemplos (para que assim fique mais claro) como são as divisões administrativas da RPDC de fato, e explicar o motivo de algumas traduções (oficiais) para o inglês ou espanhol eventualmente causarem confusão neste âmbito.
Vamos começar do nível mais alto para o mais baixo, explicando seus detalhes essenciais.
Províncias (도)
Muitos conhecem este tipo de divisão territorial que é utilizado em um número considerável de países. Sem mistérios, as províncias na RPDC são as divisões administrativas mais extensas territorialmente. Existem exatamente 9 províncias, que são: Jagang, Hamgyong Norte, Hamgyong Sul, Hwanghae Norte, Hwanghae Sul, Kangwon, Pyongan Norte, Pyongan Sul e Ryanggang.
Para sua administração existem os comitês populares provinciais, além dos comitês provinciais do Partido do Trabalho da Coreia.
Cidades administradas diretamente pelo governo central
Diferentes de outras cidades "comuns", estas cidades, devido às posições estratégicas que representam para o Estado, são regidas diretamente pelo Estado (nível central). Existem quatro cidades com status "especiais", mas dentre elas, somente Pyongyang (capital) é chamada de cidade centralmente gerenciada (직할시). Nampo e Rason são "cidades especiais" (특별시) e Kaesong, cidade de classe especial (특별시). Diferentemente das cidades comuns, estas quatro, embora fiquem dentro do território de uma província, são administradas de modo global pelos comitês populares de nível de cidades.
Cidades (시)
Sem mistérios. Igual a qualquer país a definição de cidade é a mesma, e são administradas pelo comitê popular provincial e pelo comitê comitê popular da cidade. Pertencem ao segundo nível de divisões administrativas do país.
A RPDC possui no total 23 cidades, que são:
Anju (Pyongan Sul)
Chongjin (Hamgyong Norte)
Chongju (Pyongan Norte)
Haeju (Hwanghae Sul)
Hamhung (Hamgyong Sul)
Hoeryong (Hamgyong Norte)
Huichon (Jagang)
Hyesan (Ryanggang)
Kaechon (Pyongan Sul)
Kanggye (Jagang)
Kimchaek (Hamgyong Norte)
Kusong (Pyongan Norte)
Manpo (Jagang)
Munchon (Kangwon)
Pyongsong (Pyongan Sul)
Sariwon (Hwanghae Norte)
Sinpo (Hamgyong Sul)
Sinuiju (Pyongan Norte)
Songrim (Hwanghae Norte)
Sunchon (Pyongan Sul)
Tokchon (Pyongan Sul)
Tanchon (Hamgyong Sul)
Wonsan (Kangwon)
Agora chega a parte mais complicada, então vou explicar as duas subdivisões consideradas de segundo nível juntas.
Existem o "구역" (Guyok) e o "gun" (군) que se confundem muitas vezes na tradução, como sendo distritos ou condados.
Deve-se notar que um "guyok" está logo acima de um "gun" na "hierarquia" administrativa. O guyok é maior territorialmente que o "gun" e possui várias subdivisões de terceiro nível, que seriam os bairros, chamados de tong (동). Já o condado possui suas divisões administrativas, em tamanho menor, que são chamadas de "distritos de trabalhadores" (로동자구) a menor das subdivisões.
De fato, a diferença territorial entre um guyok e um gun pode não ser grande e por isso causa estas confusões. Mas de forma geral, traduz-se as vezes guyok como município por possuir "bairros", como é no conceito de muitos países. E gun como condado na tradução para o inglês levando em consideração a administração dos EUA, onde quase todos estados possuem os condados com subdivisão maiores que uma cidade.
De forma geral, é necessário entender o nível hierárquico para saber a diferença entre estes dois.
E no terceiro nível, ainda temos a vila (읍) e aldeia (리).
Em julho de 2019 serão realizadas as eleições locais, onde estas sub-regiões elegerão seus deputados às assembleias locais. Em coreano o comunicado sobre as eleições diz, separando por níveis, '...도(직할시),시(구역),군들에' -> províncias ou cidades sob controle do governo central, cidades ou guyok, e gun.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário