quinta-feira, 25 de julho de 2019

Cuba se esforça para lograr a independência econômica


Atualmente o povo cubano está lutando para defender os ganhos da renhida revolução em meio à persistente pressão e isolamento dos imperialistas.

Recentemente foi realizada uma reunião do departamento da Assembleia Nacional do Poder Popular com a presença dos máximos líderes do país. Muitas questões foram seriamente discutidas na ocasião a respeito de desenvolver a economia do país, melhorar e garantir a estabilidade da vida da população e melhorar a imagem externa do país.

Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, esteve presente na ocasião e discursou.

Ele enfatizou a necessidade de desenvolver seus próprios negócios e dar prioridade ao desenvolvimento da indústria nacional ao invés de exportar, o qual é o caminho para desenvolver a sociedade e a economia, e a cultura e valores de Cuba.

A reunião discutiu a Lei Eleitoral, a Lei dos Símbolos Nacionais e a Lei da Pesca que foram adotadas no III período Ordinário de Sessões da IX legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular.  Também foram discutidos os meios para superar os problemas no desenvolvimento da economia nacional.

O vice-ministro da Agricultura destacou a necessidade de investimentos no setor agrícola e alimentício tento em vista as condições atuais de restrições econômicas que surtem efeitos no setor alimentar.

Disse que devem crescer as áreas dedicadas à produção de alimentos o mais rápido possível, bem como na produção de sementes, para reduzir as exportações, fazendo uso das próprias técnicas e experiência. Também foi destacado o papel da tecnologia.

Foi sugerido que a direção da indústria nacional deveria ser definida como três grandes metas: redução das importações, ampliação das exportações, fortalecimento do elo entre unidades de produção e unidades educacionais.

Foi dito que objetivo básico é desenvolver o trabalho industrial do país passo a passo, e promover o desenvolvimento industrial baseado na indústria metalúrgica, na indústria de máquinas, na indústria química, na eletrônica e de automação.

As reuniões também discutiram questões diretamente relacionadas à vida da população, tais como projetos de serviços de informação, transporte público e moradia. Além disso, os problemas de subsídio foram discutidos para famílias com mais de três crianças.

Uma série de questões também foram discutidas para desenvolver o comércio externo e melhorar a imagem internacional do país.

Cuba tem uma condição muito favorável para o turismo, com muitas ilhas grandes e pequenas e um longo litoral. Com isso, o turismo em Cuba tornou-se uma importante fonte de receita em moeda estrangeira, juntamente com as exportações de açúcar.

Na reunião, discutiram-se as questões de aproveitar ao máximo as condições favoráveis do país para desenvolver ainda mais o turismo e promover o comércio externo e para maximizar a qualidade do serviço.

O Ministro do Comércio e Investimento Estrangeiro, que participou da reunião explicou sobre a construção de um parque tecnológico pela primeira vez na Faculdade de Ciência da Informação e Tecnologia e destacou que o plano do governo incluiria garantir produtos de exportação e expandir zonas industriais, parques científicos e tecnológicos e zonas econômicas especiais.

 A vontade do povo cubano de proteger os ganhos da revolução e construir uma economia independente é firme.

As medidas corretas do governo cubano certamente darão bons frutos.

Por: Ra Myong Song, repórter do Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário