segunda-feira, 1 de abril de 2024

Vice-diretor da DNTA expõe a posição de acelerar o desenvolvimento aeroespacial


Na ocasião do dia de fundação da Direção Nacional de Tecnologia Aeroespacial (DNTA), que cumpre a missão de dirigir, supervisar e controlar de maneira unificada o desenvolvimento aeroespacial do país, o vice-diretor-geral desta entidade, Pak Kyong Su, concedeu em 31 de março uma entrevista à Agência Central de Notícias da Coreia com tema do avanço das metas de desenvolvimento aeroespacial da RPDC.

"A DNTA, fundada em 1 de abril de Juche (2013) segundo a política de desenvolvimento aeroespacial do Partido do Trabalho da Coreia e do Governo da RPDC, veio dando forte impulso, durante mais de 10 anos, às atividades do país para conquistar o espaço cósmico", adiantou Pak e prosseguiu:

"Nesse período, foi logrado assegurar o carácter multifuncional e alta eficiência de um satélite artificial da Terra e foram resolvidos ao estilo coreano muitos problemas técnicos, vinculados com o controle e operação do mesmo veículo. Desta maneira, foi alcançado um grande avanço na introdução das tecnologias de aplicação na construção da defesa nacional, na economia e na melhoria da vida da população.

Como parte dos esforços para alcançar as metas imediatas e perspectivas da política do PTC sobre a conquista do espaço cósmico, foi lançado com êxito no ano passado o satélite de reconhecimento Malligyong-1 registrando notável avanço no incremento da capacidade de defesa nacional e é previsto que sejam lançados este ano também vários satélites de igual missão.

Foram obtidos de modo sucessivo os êxitos na investigação de ciências e tecnologias espaciais medulares como produto da extraordinária criatividade e capacidade executiva dos cientistas e técnicos.

Hoje em dia, o desenvolvimento da indústria espacial possui capital importancia na construção de uma potência socialista cujo progresso vertiginoso é garantido com as ciências e tecnologias de ponta, fazendo com que cresça cada dia mais a necessidade de desenvolvimento espacial e seu uso prático.

Para o avanço acelerado do setor, o Governo da RPDC abriga a meta de edificar uma potência aeroespacial, ao dar prioridade na etapa atual aos planos avançados e valiosos de desenvolvimento espacial, com base nos interesses estratégicos do Estado, e ampliar constantemente os êxitos.

Dado que foram definidos como meta primordial a posse do satélite de observação meteorológica, do de observação da Terra e do de comunicações, são levados adiante os trabalhos para aplicar os êxitos deste ramo na agricultura, na pesca, na observação meteorológica, nas comunicações, na busca de recursos naturais, na administração territorial, na prevenção de desastres e outros domínios.

São dinamizados em todas as esferas os afazeres para o crescimento da indústria espacial sob a atenção e o apoio de todo o Estado, sociedade e povo.

São efetuados periodicamente os seminários que servem de marcos importantes para o desenvolvimento do ramo e a consolidação de êxitos adquiridos e são intensificadas as atividades para explorar a nova ciência de importância crucial para a exploração e uso do universo.

Nas instituições de educação superior foram instauradas faculdades e seções vinculadas com o espaço cósmico, entre outras, a aeroespacial, de observação espacial e comunicações vía satélite e são formados os talentosos de reserva capazes de contribuir em grande medida à indústria aeroespacial do país.

Foram fundados na Universidade Kim Il Sung e na Universidade de Tecnologia Kim Chaek os institutos e salas de investigação especializados no desenvolvimento de satélites de uso prático e foram organizados os escritórios de investigação espacial na Academia Estatal de Ciências e algumas universidades.

Assim, é aprofundado o estudo para fazer frente às condições climáticas desastrosas, proteger e utilizar eficientemente os recursos nacionais e promover o desenvolvimento científico da economia nacional.

Tendo em mente que o crescimento da indústria espacial constitui um fator medular para ocupar a posição de potência econômica e científico-técnica de classe mundial e uma mostra do poderio nacional em geral, converteremos sem falta o país em uma potência espacial ao impulsionar constantemente o desenvolvimento independente do espaço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário