sexta-feira, 26 de abril de 2024

A conduta de padrão duplo dos EUA que obstaculizam a solução da crise do Oriente Médio


Recentemente, um professor da Universidade de São Francisco dos EUA e um colaborador de política exterior da revista estadunidense The Nation revelaram como segue sobre a conduta de padrão duplo das autoridades estadunidenses com respeito ao conflito entre Hamas e Israel.

Em 25 de março, o CS da ONU adotou a resolução nº 2728 que exorta o cessar-fogo na Faixa de Gaza no resto do mês do Ramadã.

As autoridades estadunidenses não tinham a intenção de permitir à ONU pressionar Israel para que aceitasse o cessar-fogo, porém, nesta ocasião, há uma importante razão política para permitir a adoção deste projeto de resolução.

Os EUA são um dos 10 países que votaram contra durante a votação do projeto de resolução na Assembleia Geral da ONU, em demanda do cessar-fogo na Faixa de Gaza, e por isso foram isolados na sociedade internacional e aumentaram as críticas domésticas e externas.

Segundo a pesquisa de opinião pública, a maioria dos estadunidenses apoiam o cessar-fogo na Faixa de Gaza, e isso sugeriu que a política atrapalhada das autoridades estadunidenses na ONU está ameaçando a perspectiva de reeleição do atual presidente estadunidense.

As autoridades estadunidenses tentam criar uma imagem como se tivessem apoiado a ONU no esforço para deter as ações militares na Faixa de Gaza, mas a realidade é diferente.

Após a adoção da resolução 2728 do CS da ONU, as autoridades dos EUA declararam que tal adoção não afetará a venda e transferência de armas a Israel e Washington Post informou que seu país permitiu entregar mísseis e aviões de combate de bilhões de dólares para que Israel pudesse continuar a guerra.

Em conclusão, com a adoção da resolução do CS da ONU, as autoridades estadunidenses pretendem mostrar aos eleitores de seu país que apoiam o cessar-fogo em Gaza ao mesmo tempo que oferecem a Israel meios para violar a resolução entorpecendo o cumprimento desta por parte da ONU.

O fato de que os EUA estão armando os militares israelenses será gravado como exemplo representativo que mostra que é destruída brutalmente a "ordem internacional baseada em regras” de que os EUA tanto falam.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário