segunda-feira, 29 de abril de 2024

Um país em ruínas devido a graves divisões sociopolíticas


Os Estados Unidos, império do mal, está numa crise extrema devido a profundas divisões sociopolíticas.

Os Estados Unidos são um país construído sobre as bases do colonialismo, da escravidão racial e da desigualdade na propriedade e na distribuição. Devido à interação entre a estrutura social polarizada e a estrutura política controlada pelo capital e pelos grupos de interesse, os Estados Unidos estão se afundando cada vez mais no lamaçal da grave divisão e instabilidade social.

A polarização política, especialmente a corrupção causada pela política bipartidária, está conduzindo os EUA à destruição. O desacordo e o confronto entre os dois principais partidos, o Partido Democrata e o Partido Republicano, estão intensificando divisão na sociedade estadunidense. A esmagadora maioria dos democratas argumenta que a agenda do Partido Republicano representa uma ameaça para o país e que se não for travada, os Estados Unidos podem ser destruídos. Os republicanos também dizem que a agenda do Partido Democrata destruirá os EUA.

Quase 80% dos estadunidenses consideram que a situação atual do país está fora de controle.

A respeito disso, uma agência de pesquisa de opinião salientou que o extremismo político é um dos problemas mais importantes que os Estados Unidos enfrentam. Professores de ciências políticas de várias universidades analisaram a causa fundamental da paralisia da política nos Estados Unidos, dizendo que a confiança política foi polarizada devido ao confronto partidário, o que levou à falta de entendimento comum e à estagnação do sistema político. E lamentaram que não há esforços para um acordo.

Já não é uma hipótese que os Estados Unidos entrarão em colapso, e a opinião pública afirma que o risco de divisão política nos Estados Unidos só aumentará.

O racismo e a desigualdade também estão piorando. A desconfiança e o ódio entre as várias raças e grupos étnicos que originalmente constituíam os Estados Unidos estão profundamente enraizados e os conflitos se tornam cada dia mais graves. A extrema polarização entre ricos e pobres está também se tornando um detonador para a grande explosão social.

O Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial já revelou no seu relatório final sobre a implementação da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial que a sombra deixada pelo colonialismo e pela escravidão não desapareceu nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, os crimes de ódio e os incidentes de discurso de ódio aumentaram significativamente nos Estados Unidos, e as pessoas de cor e descendentes de minorias étnicas continuam enfrentando discriminação mais severa. Os crimes de ódio racial ocorrem contínua e frequentemente em locais públicos, como restaurantes e lojas. Um criminoso que cometeu um ato terrorista em um mercado no estado de Nova Iorque registrou seu processo de assassinato indiscriminado e o publicou na internet.

A discriminação racial é evidente mesmo no domínio dos serviços médicos. Por exemplo, nos Estados Unidos, as taxas de mortalidade e morbilidade entre mulheres grávidas de cor e de minorias raciais são muito elevadas. Em particular, a taxa de mortalidade de mulheres grávidas negras é 2,9 vezes maior que a de mulheres grávidas brancas. De acordo com dados divulgados por um instituto de investigação, nos últimos dois anos, a expectativa média de vida dos latinos na Califórnia diminuiu 5,7 anos, dos africanos 3,8 anos e dos asiáticos 3 anos.

À medida que a situação de divisão nos Estados Unidos piora a cada dia, vários crimes e imoralidades tornam-se mais prevalentes, transformando a sociedade num lugar caótico.

As ideias de mamonismo e misantropia, que dominam a sociedade estadunidense, estão enraizadas nos valores individualistas de que apenas os próprios interesses são a “verdade” e todas as ações para realizá-los são “justos”. Os valores podres de não hesitar em fazer qualquer coisa para realizar os próprios interesses estão corrompendo ainda mais as pessoas moralmente e encorajando o conflito e o ódio na sociedade estadunidense.

A divisão e o conflito dentro dos Estados Unidos estão se aprofundando agora que este império do mal perdeu a sua posição hegemômica no cenário internacional e está caindo numa grave crise política e econômica. O tumor maligno da divisão política está crescendo cada vez mais, levando os Estados Unidos à beira da explosão.

Um país onde as contradições e os confrontos sociais chegam ao extremo, um país que está mentalmente doente e moralmente corrompido, está destinado ao fracasso. Este país é os EUA.

Ho Yong Min

Nenhum comentário:

Postar um comentário