terça-feira, 2 de abril de 2024

A imperdoável pilhagem de insam cometida pelo Japão


O povo coreano, que foi o primeiro a descobrir os efeitos farmacológicos do insam (ginseng), fez grandes esforços para aumentar a sua produção e aproveitá-la da melhor forma.

Em meio a um grande progresso no seu cultivo e uso por um longo período de tempo, o insam tornou-se uma das especialidades e símbolos da Coreia.

O insam também era conhecido no Japão por sua eficácia única, desfrutando de grande popularidade.

Entre 1727 e 1728, o Japão obteve raízes e sementes de insam da Coreia e tentou cultivá-lo, mas em vão. Então embarcou em uma pilhagem massiva de insam.

No período inicial da sua agressão contra a Coreia, os japoneses saquearam o insam invadindo os terrenos onde era cultivado.

Eles se aglomeraram em Kaesong e outras áreas onde o insam foi criado e, vestidos com trajes coreanos, robavam à noite e logo contrabandearem o saque para o exterior para obter lucros de 5 a 6 vezes.

Na época, o insam foi colocado na lista de bens controlados cujo comércio só era permitido sob o mandato do rei coreano. Mas os mercadores japoneses exportavam insam sem a permissão do governo feudal de Joson e sem pagamento de impostos.

Não satisfeitos com a pilhagem, os japoneses contrabandearam abertamente hongsam (insam vermelho cozido no vapor), cujo comércio era estritamente proibido por lei, e o hongsam contrabandeado anualmente chegava a 600 quilos.

Desde que a Coreia ficou sob o domínio militar do Japão, no início da década de 1900, essa pilhagem foi intensificada com a conivência do governo japonês.

No início, o Japão esforçou-se para privar o governo feudal de Joson do seu monopólio sobre o insam. Em 1907, aboliu o monopólio tradicional da Coreia e transferiu-o para o ministério das finanças, cujo vice-ministro era japonês. Em agosto de 1910, anexou a Coreia e tornou públicos os “regulamentos sobre o monopólio do governo-geral na Coreia” para impor a pilhagem e a monopolização dos insam.

Assim, só entre 1911 e 1942, o Japão saqueou cerca de 1158 toneladas de insam.

A pilhagem de insam pelo Japão durante a invasão e o domínio militar da Coreia foi um crime hediondo e brutal sem precedentes em termos dos métodos utilizados e da quantidade.

Você colhe o que planta, e quanto mais tenta esconder seus pecados, maiores eles ficam.

O povo coreano nunca esquecerá a pilhagem criminosa do Japão no passado, mas acertará contas com ele sem falta.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário