União Internacional para a Conservação da Natureza (IUNC, sigla em inglês)
É uma organização internacional voltada à garantia da cooperação global na proteção do meio ambiente natural.
Foi fundada no outono de 1948, quando representantes de 24 países, 9 organizações internacionais e 107 entidades nacionais realizaram uma conferência na França.
A organização promove ações conjuntas em colaboração com instituições como a UNESCO, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), além de governos e ONGs de diversos países, com o objetivo de proteger a estabilidade ecológica da Terra, a biodiversidade e garantir o uso justo e sustentável dos recursos naturais.
Sua estrutura organizacional inclui a Assembleia Geral, o Conselho, a Secretaria, comitês técnicos e escritórios regionais.
A Assembleia Geral é realizada a cada quatro anos. O Conselho se reúne anualmente e tem a função de elaborar políticas dentro do plano geral de trabalho definido pela Assembleia.
Dentro da UICN funcionam o Centro de Desenvolvimento e Conservação, o Centro de Direito Ambiental, o Centro de Monitoramento da Conservação, e seis comissões: Comissão de Educação e Comunicação, Comissão de Direito Ambiental, Comissão Mundial de Áreas Protegidas, Comissão de Gestão de Ecossistemas, Comissão de Política Ambiental, Econômica e Social, e Comissão de Sobrevivência de Espécies.
Nosso país tornou-se membro da UICN na 8ª Assembleia Geral, realizada em setembro de 1963, na capital do Quênia, Nairóbi.
A sede da organização está localizada na Suíça.
Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
É uma organização internacional que garante recursos financeiros para a proteção do meio ambiente natural.
Foi fundada em setembro de 1961 com o nome de Fundo Mundial para a Vida Selvagem. Inicialmente, concentrou-se em fornecer financiamento para a proteção e reprodução de espécies de fauna e flora raras ou ameaçadas de extinção em todo o mundo.
Após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em junho de 1972, passou também a colaborar com os esforços de proteção ambiental de diversos países, promovendo a disseminação de tecnologias e atividades educativas.
Desde 1993, atua com o nome atual, tendo como principais áreas de ação a proteção das florestas, combate às mudanças climáticas, conservação de águas doces, proteção dos ambientes marinhos e preservação da biodiversidade.
O Fundo Mundial para a Natureza dedica grande atenção à proteção da vida selvagem em regiões como a África, e também busca integrar de forma harmoniosa a preservação ecológica com o desenvolvimento do turismo.
Sua sede está localizada na Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário