Suas lendas são produtos da fantasia criativa, do talento e da inteligência do nosso povo, que as criou tendo como fonte descritiva a bela paisagem deste célebre monte.
Entre elas estão “Pico Rojok”, “Água usada para lavar arroz que expulsou os piratas japoneses” e outras que elogiam a sabedoria, inteligência e estratégia do nosso povo manifestadas na luta contra os agressores, bem como aquelas que satirizam, zombam e criticam severamente os burocratas feudais e os ricos.
Há lendas como “Yang Pong Rae e a moça de Onjong” que refletem o mundo dos sentimentos humanos e os belos costumes que valorizam e defendem o dever moral do ser humano em relação à paisagem natural do monte Kumgang.
Existem muitas lendas que exaltam a bela paisagem natural do monte Kumgang.
Entre elas figuram “A alma de Hyodong”, “Fonte que fez esquecer o bastão” e “Irmãos tartarugas que não conseguiram retornar ao palácio dos dragões”, relacionadas com fontes, lagoas e cachoeiras.
Há também lendas relacionadas com monges.
As representativas são “Sok Pong Man que viajou pelo inferno”, “Menino que montou o tigre” e “Monge ganancioso”.
“História sobre o nascer do sol que surpreendeu o governador de Kosong”, relacionada com So Kyong Dok, renomado filósofo do século XVI, e “Poema de dois versos improvisado por Kim Sat Kat no mirante Rungpha”, relacionada com o poeta satírico Kim Sat Kat (1807–1863), elogiam a inteligência e o talento de personagens históricos em conexão com a paisagem natural do monte Kumgang.
A lenda das oito fadas do monte Kumgang é a mais representativa entre as tratadas artisticamente em louvor à beleza deste monte.
As lendas do monte Kumgang, impregnadas da dignidade e orgulho nacional do nosso povo por possuir o célebre monte Kumgang, foram registradas como patrimônio cultural intangível do Estado em outubro de 2018.
Kang Pok Sil, Doutora e candidata a Professora da Faculdade de Linguística e Literatura Coreanas da Universidade Kim Il Sung.
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário