domingo, 13 de julho de 2025

Kim Tal Hyon

Nasceu em 1884, em Kowon, na província de Hamgyong Sul. Ingressou no Chondoísmo em 1908. Em janeiro de 1922, junto com Yun Tok Byong, Kim Han, Sin Paek U, Won U Gwan, Ri Hyok Ro, Paek kwang Hum e outros, fundou a Associação dos Camaradas Proletários, estabelecendo assim uma das primeiras organizações do movimento de libertação dos proletários na Coreia.

Em março do mesmo ano, uniu-se à recém-criada Nova Aliança Popular, com I Yong, Sin Il Yong e outros, formando a Liga dos Proletários, promovendo atividades como conferências no templo chondoísta. Em abril de 1931, formou-se na Escola Superior Posong e, a partir de 1932, ocupou cargos de liderança na Juventude Chondoísta.

Após a libertação, em fevereiro de 1946, fundou o Partido Chondoísta Chongu e foi eleito presidente. Em fevereiro de 1947, tornou-se vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Suprema da RPDC. Em 1948, foi eleito deputado à 1ª legislatura da Assembleia Popular Suprema e vice-presidente da mesma, e em junho de 1949, presidente da Frente Democrática para a Reunificação da Pátria. Em 1957, foi eleito deputado à 2ª legislatura da Assembleia Popular Suprema e, em setembro do mesmo ano, assumiu o cargo de ministro sem pasta. Em dezembro de 1958, foi expurgado por acusações de espionagem, falecendo pouco depois, aos 74 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário