quarta-feira, 9 de julho de 2025

Região da Ásia-Pacífico

Conhecimentos gerais internacionais

A região da Ásia-Pacífico tem sido utilizada como um conceito geográfico desde a época da Guerra Fria, devido à sua importância estratégica e vínculos econômicos. A expressão "região da Ásia-Pacífico" começou a ser amplamente usada a partir de junho de 1966, quando foi criado o Conselho da Ásia-Pacífico (ASPAC, sigla em inglês).

Naquela época, as forças socialistas estavam crescendo e se fortalecendo no Nordeste da Ásia, e sua influência estava se expandindo por toda a região asiática. Os Estados Unidos, buscando conter essa influência e estabelecer seu próprio sistema de dominação, criaram uma organização antissocialista chamada ASPAC, que incluía alguns países do Leste Asiático e países insulares do Pacífico. No entanto, devido à luta dos povos da Ásia e do Pacífico, a organização não durou muito e acabou colapsando.

Com o tempo, os países socialistas também começaram a se concentrar mais na região da Ásia-Pacífico. Assim, a região foi gradualmente se solidificando como um conceito geográfico distinto, com fronteiras mais claras, diferenciado de outras áreas. A região da Ásia-Pacífico inclui países e áreas ao redor do Pacífico, abrangendo o Nordeste Asiático, o Sudeste Asiático, as Américas e a Oceania.

No Nordeste Asiático, estão a Coreia, China, Rússia (Extremo Oriente) e Japão. No Sudeste Asiático, 11 países, incluindo Tailândia, Vietnã, Cingapura e Indonésia, fazem parte da região. Nos países da América ao longo do Pacífico, como Canadá, Estados Unidos, México e Guatemala, estão incluídos 13 países, enquanto a Oceania é composta por mais de 10 países, incluindo Austrália e Nova Zelândia.

Esta região, formada por inúmeros países ao redor do Pacífico e por inúmeras ilhas grandes e pequenas, abriga algumas das maiores economias do mundo. A região do Leste Asiático, em particular, tem se tornado uma das mais promissoras em termos econômicos.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário