segunda-feira, 14 de julho de 2025

Cultura Taedonggang

Entre as culturas criadas e desenvolvidas desde o início do desenvolvimento da história da humanidade, figura também a Taedonggang.

Trata-se da cultura criada por nosso povo na bacia do rio Taedong, com Pyongyang como seu centro.

A bacia do rio Taedong constitui uma das berços da humanidade, pois, desde a antiguidade, as pessoas viveram nesta região, que contava com um rio de águas cristalinas, vasta terra plana e fértil, abundantes especialidades e temperatura amena.

A cultura Taedonggang tem uma origem muito antiga.

Na comuna Hugu, no condado de Sangwon, da província de Hwanghae Norte, foram encontrados, há muito tempo, vestígios de Komunmoru deixados um milhão de anos antes pelos homens primitivos. Além disso, foram descobertos nesta bacia fósseis de paleoantropóides chamados “homem de Ryokpho” e “homem de Tokchon” e fósseis neolíticos conhecidos como “homem de Sungnisan” e “homem de Mandal”. Como resultado, foi comprovado que a bacia do rio Taedong foi o berço onde nossos ancestrais viveram desde tempos imemoriais, passando por etapas sucessivas de evolução humana, como os pitecantropos, paleantropídeos e neolíticos, e o local histórico onde germinou a cultura inicial da humanidade.

Também se comprovou que esta zona foi o berço dos antigos coreanos, que têm origem nos neolíticos, que viveram aqui na Idade Paleolítica posterior, e o local de origem e centro da cultura primitiva onde nasceu e se desenvolveu muito precocemente a cultura da Idade Neolítica, com ênfase na economia agrícola e na Idade do Bronze, quando se criou a cultura dos metais de alto nível.

Com base em dados científicos e ricos dados de pesquisa, na década de 1990, a associação de historiadores de nosso país denominou a cultura antiga criada nesta região como Taedonggang, com Pyongyang como seu centro.

A cultura Taedonggang se enriqueceu muito em sua amplitude e conteúdo à medida que se aprofundava o estudo sobre Tangun e a Coreia Antiga.

Tangun, fundador de nossa nação, construiu o Estado da Coreia Antiga há cinco milênios, com Pyongyang como sua capital, e foi criando a civilização na bacia do rio Taedong.

Existem várias ruínas de fortalezas que mostram o aspecto do Estado antigo, como o castelo de barro do bairro Chong-am, no distrito de Taesong, na cidade de Pyongyang, e a fortaleza Hwangdae, no condado de Kangdong. Isso corrobora que foi estabelecido um sistema ordenado de defesa de fortificações satélites, tendo Pyongyang como seu centro.

Como ruínas de cidades da época da Coreia Antiga, pode-se citar a ruína Phyodae, da comuna Honam, no distrito de Samsok, e a da comuna Kumthan, no distrito de Sadong, na cidade de Pyongyang, formadas por restos de terrenos de centenas de casas.

Os dólmenes que mostram o caráter institucional do Estado estão distribuídos em mais de 14.000 locais na bacia do rio Taedong, de acordo com pesquisas realizadas até a metade da década de 1990.

Entre eles, há centenas que têm inscritas as constelações em suas tampas, o que faz com que esta bacia seja considerada o local de nascimento da astronomia antiga.

Na bacia do rio Taedong, a agricultura se desenvolveu desde a antiguidade, por ser favorável para as atividades agrícolas. Naquela época, nossos ancestrais cultivaram arroz, soja e sorgo utilizando instrumentos de lavoura.

A cultura Taedonggang é considerada uma das civilizações mais antigas, juntamente com a cultura dos Dois Rios na Mesopotâmia, a cultura do Rio Indo, a cultura do Rio Amarelo e a cultura do Rio Nilo. Esforços contínuos estão sendo direcionados para a escavação de relíquias e ruínas e pesquisas relacionadas à cultura Taedonggang.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário