sábado, 12 de julho de 2025

Comunicado sobre o segundo diálogo estratégico entre a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia e o ministro das Relações Exteriores da Federação Russa

Sob a orientação estratégica dos chefes de Estado dos dois países, as relações RPDC-FR estão se desenvolvendo de forma abrangente e com visão de futuro, transformando-se em uma aliança invencível. Nesse contexto, o segundo diálogo estratégico entre a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, e o ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, foi realizado no dia 12 de julho em Wonsan.

Durante o diálogo estratégico entre os ministros das Relações Exteriores, foram discutidos de forma aprofundada problemas práticos para acelerar o progresso substancial das relações entre os dois países, de acordo com as intenções e planos dos chefes de Estado. As partes reafirmaram sua firme determinação de continuar a implementação do espírito e das disposições do tratado sobre a parceria estratégica abrangente entre os dois países, com o objetivo de garantir que as relações entre os dois países, que têm raízes e tradições históricas profundas, se tornem uma relação estratégica de longo prazo para o futuro.

Ambos os lados reiteraram sua posição de fortalecer a cooperação mútua nos fóruns internacionais e aprofundar a comunicação estratégica e a cooperação para defender a soberania nacional, a integridade territorial e a justiça internacional.

O lado russo expressou uma firme oposição a qualquer tentativa de negar o atual status da República Popular Democrática da Coreia em relação à situação da Península Coreana, e reafirmou seu apoio inabalável aos esforços legítimos da RPDC para defender sua segurança e direitos soberanos.

Por sua vez, a República Popular Democrática da Coreia expressou total apoio e compreensão pelas medidas tomadas pelo governo russo para eliminar as causas do conflito na Ucrânia e para proteger a soberania, segurança e integridade territorial da Rússia.

Na troca de opiniões sobre questões internacionais importantes, foi confirmado que ambas as partes compartilham uma avaliação semelhante sobre a complexa situação internacional atual. As partes concordaram em aumentar a conscientização sobre as ações agressivas e hegemonistas dos inimigos em escala global e a fortalecer a comunicação estratégica, alinhando suas posições comuns.

Os ministros das Relações Exteriores também concordaram em continuar os intercâmbios de opiniões em vários níveis entre os órgãos de política externa dos dois países, incluindo diálogos estratégicos de alto nível.

Após o diálogo estratégico, foi assinado um plano de intercâmbio para os anos de 2026-2027 entre o Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia e o Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa.

O segundo diálogo estratégico entre os ministros das Relações Exteriores da RPDC e da FR marca um ponto importante para expandir e desenvolver amplamente as relações bilaterais, além de fortalecer a cooperação estratégica e os laços de apoio mútuo entre os dois países, alinhando-se ao novo tratado bilateral.

Wonsan, 12 de julho de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário