Nascido em 14 de setembro de 1921, no condado de Songjin, província de Hamgyong Norte, em uma família de trabalhadores pobres, o camarada Ri Ul Sol sofreu o destino de apátrida sob o domínio colonial do imperialismo japonês.
Com firme determinação de libertar a pátria, ingressou no Exército Revolucionário Popular da Coreia em julho de 1937, atuando como mensageiro do comando (quarta-general) e, posteriormente, foi transferido para a força principal do ERPC sob a liderança do General Kim Il Sung.
Após a libertação da Coreia, atuou como instrutor no Batalhão de Treinamento para Oficiais e comandante do batalhão de segurança subordinado ao Comando Supremo do Exército Popular, contribuindo para o fortalecimento das forças armadas revolucionárias regulares, o Exército Popular da Coreia.
Enquanto cumpria seu dever responsável de proteger a segurança pessoal do grande Líder, ele derrotou as manobras cruéis de inimigos internos e externos e, mesmo durante a dura Guerra de Libertação da Pátria, contribuiu para a defesa da revolução e da pátria em meio aos bombardeios aéreos e às operações secretas do imperialismo estadunidense, que se apoiava em faccionistas antipartidistas e contrarrevolucionários, garantindo, assim, a vitória na Guerra de Libertação da Pátria.
Depois de servir como chefe do Estado-Maior da 4ª Divisão do Exército Popular da Coreia durante a guerra, tornou-se comandante do 5º Corpo do EPC e tenente-general em 1962. No mesmo ano, foi eleito deputado à Assembleia Popular Suprema da RPDC.
Foi eleito membro do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia no 5º Congresso, em novembro de 1970 e, em fevereiro de 1972, tornou-se comandante do 5º Corpo do EPC e General.
No 6º Congresso do Partido, em outubro de 1980, foi eleito membro do Comitê Central e da Comissão Militar Central e, em agosto de 1984, foi nomeado Diretor-Geral da Administração da Guarda.
Em 13 de abril de 1985, foi promovido a general do Exército EPC e, em maio de 1990, foi eleito para o Comitê de Defesa Nacional.
Por seus méritos militares, em 20 de abril de 1992, foi agraciado com o título de Vice-Marechal do EPC. E, em 8 de outubro de 1995, foi agraciado com o título de Marechal do Exército Popular Coreano.
Foi nomeado Comandante da Guarda em fevereiro de 1996. Em 5 de setembro de 1998, foi eleito para a Comissão de Defesa Nacional pela Primeira Sessão da 10ª Assembleia Popular Suprema, onde serviu até setembro de 2003. Devido à sua idade avançada, na época de sua eleição como membro do Comitê Funerário do Estado de Kim Jong Il em dezembro de 2011, seu único cargo era o de membro do Comitê Central do Partido.
Foi reeleito deputado na 13ª Legislação da Assembleia Popular Suprema nas eleições realizadas em março de 2014.
Faleceu de câncer de pulmão em 7 de novembro de 2015, aos 94 anos.
Seu funeral foi realizado em Pyongyang como um funeral de Estado em 11 de novembro de 2015. Seus restos mortais estão enterrados no Cemitério dos Mártires Revolucionários do Monte Taesong.
Nenhum comentário:
Postar um comentário