domingo, 13 de julho de 2025

Kil Chang Nyon

O camarada Kil Chang Nyon foi um dedicado militante do Partido do Trabalho da Coreia e oficial de retaguarda durante a Guerra de Libertação da Pátria (1950–1953). Ingressou no partido em 1946 e atuou na renomada 4ª Divisão de Infantaria de Guarda "Seul" Kim Chaek, sendo responsável pelo fornecimento de alimentos para o regimento de artilharia. Mesmo não sendo combatente da linha de frente, se destacou por sua coragem, participando diretamente de combates, capturando recursos dos inimigos e garantindo o abastecimento mesmo sob bombardeios intensos.

Durante a guerra, destacou-se por capturar 40 toneladas de alimentos e 55 toneladas de combustível em diversas batalhas cruciais, como as dos rios Kum e Rakdong e de libertação de Taejon. Não se limitava a tarefas logísticas de retaguarda, mas avançava junto aos combatentes e garantiu suprimentos diretamente em campo sob fogo inimigo, inclusive eliminando dezenas de inimigos.

Mas, seu feito mais marcante foi, durante uma retirada estratégica, salvar a bandeira do regimento e carregar consigo os documentos partidários de 19 camaradas mortos, percorrendo dezenas de quilômetros até reencontrar suas forças. Essa atitude, feita sem ordens diretas, demonstrou seu espírito de sacrifício e senso de responsabilidade como membro do Partido.

Mesmo após a guerra, continuou servindo como oficial de retaguarda, focado no bem-estar dos soldados e na autossuficiência das unidades militares. Nunca reivindicou reconhecimento pessoal por seus feitos, considerando suas ações como deveres naturais de um verdadeiro comunista e militante do partido.

Foi condecorado com o título de Herói da República em 1965, mais de dez anos após o fim da guerra, após seu heroísmo ser redescoberto. Continuou servindo com humildade até sua morte em 1992. Em 2023, no 70º aniversário da vitória na guerra, sua imagem e feitos foram incluídos na sala dos Heróis da República no Museu da Vitória, como exemplo eterno da fidelidade e espírito revolucionário da geração vitoriosa na guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário