segunda-feira, 14 de julho de 2025

Decreto do Conselho de Estado da República Popular da China sobre a rebelião do Tibete

[Pyongyang, 29 de março de 1959 – despacho especial da Agência Central de Notícias da Coreia]

De acordo com a agência Xinhua, no dia 28, o Conselho de Estado da República Popular da China anunciou a seguinte medida relacionada à repressão aos elementos rebeldes no Tibete:

A maioria dos membros do governo local tibetano, juntamente com a camarilha reacionária da classe dominante que se aliou ao imperialismo, reuniu forças rebeldes, iniciou uma rebelião, oprimindo o povo, aprisionou o Dalai Lama, rompeu o Acordo de 17 Pontos sobre a libertação pacífica do Tibete e, em 19 de março, ordenou que tropas locais e elementos hostis atacassem em força total as unidades do Exército Popular de Libertação estacionadas em Lhasa. Essas ações, que traem a pátria e destroem a unidade nacional, são absolutamente inaceitáveis segundo a lei.

Para proteger a unidade do país e a unidade democrática, o Exército Popular de Libertação da China recebeu ordens da Sede do Distrito Militar do Tibete para reprimir firmemente a rebelião. Ao mesmo tempo, foi decidido dissolver o governo local do Tibete a partir de hoje e transferir suas funções e autoridade para o Comitê Preparatório da Região Autônoma do Tibete.

Enquanto o presidente do Comitê Preparatório da Região Autônoma do Tibete, o Dalai Lama, estiver detido por elementos rebeldes, o vice-presidente Panchen Erdeni exercerá suas funções como presidente em exercício. Pela decisão, o membro do Comitê Permanente do Comitê Preparatório, Phabala, foi nomeado vice-presidente do Comitê.

Ngapoi Ngawang Jigme, membro do Comitê Permanente e secretário-geral do Comitê Preparatório, foi nomeado vice-presidente e secretário-geral do Comitê Preparatório da Região Autônoma do Tibete.

Os 18 traidores, incluindo Surkhang Wangchengele, Thubten Damba, Senkha Bame Dorje (Xiasu), Yuthok Tashi Dhondup, Trijiang Lobsang Yeshe, Gadrang Lobsang Rigzin, Lobsang Samden, Kemai Soinam Wangdü, Ronglangse Thubten Norsang, Phala Thupten Woenden, Oxie Thubten Chodron, Namselin Banjo Jigme, Jamyang Gyaltsen, Tsewang Dorje, Panggyur, Woeser Gyaltsen, Gongga Lama e Chubugamapa Ribe Dorje foram destituídos dos seus cargos e serão punidos de acordo com a lei do Estado. 

Novos membros nomeados para o Comitê Preparatório da Região Autônoma do Tibete:

Deng Shaodong, Zhan Huayu, Hui Yiran, Liang Xuanxian, Dengzhu Zeren, Losang Langjie, Tudeng Gunga, Jam Dpal Prinlas, Ngapoi Cedain Zhoigar, Doje Cedain, Khyerdo Thubdru, Kyizom Gyaltsen Phuntsok, Lobsang Tsering, Qunjue, Phuntsok Wangchuk e Wang Peisheng.

Esses 16 nomes foram designados como membros do Comitê Preparatório da Região Autônoma do Tibete.

Espera-se que o Comitê, promovendo a união do povo tibetano sem distinção entre cargos superiores e população comum, apoie a rápida repressão da rebelião pelo Exército Popular de Libertação da China, fortaleça a defesa nacional, proteja os interesses de todos os povos de todas as etnias, mantenha a ordem social e se empenhe com total dedicação na construção de um novo Tibete democrático e socialista.

28 de março de 1959

Zhou Enlai, Primeiro-Ministro do Conselho de Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário