Embora possam parecer ser a mesma coisa, por se referirem ao mesmo conflito, os termos "Guerra da Coreia" (조선전쟁) e "Guerra de Libertação da Pátria" (조국해방전쟁) possuem diferenças significativas.
"Guerra da Coreia" é um termo mais abrangente, explicando o local geográfico onde o conflito ocorreu. Esta guerra foi iniciada pelo imperialismo estadunidense, que conduziu o exército títere da República da Coreia ao confronto fratricida, que se transformaria, ao longo de três anos de batalhas, em uma luta do povo coreano contra a aliança imperialista liderada pelos EUA e os traidores da pátria.
Da mesma forma, na República da Coreia, utiliza-se o termo "Guerra da Coreia" (한국전쟁) com o mesmo sentido abrangente, além de "Guerra de 25 de Junho" (6.25 전쟁), termo que não é utilizado na República Popular Democrática da Coreia. No caso dos sul-coreanos, a diferença está na escolha de "Coreia" (한국; Hanguk), em vez de "Joson" (조선; Coreia em Josongul), e na ênfase na data de início da guerra, como parte de uma narrativa histórica distorcida que alega que "o Norte iniciou a guerra invadindo o Sul", ignorando propositalmente todos os antecedentes que levaram ao conflito.
Por outro lado, "Guerra de Libertação da Pátria" refere-se à guerra travada pelo povo coreano com o objetivo de aniquilar os imperialistas estadunidenses e seus aliados, libertar o Sul e alcançar a reunificação da pátria. A "Guerra de Libertação da Pátria" teve início oficial em 26 de julho de 1950, no dia seguinte à invasão armada do imperialismo estadunidense e do exército da República da Coreia, quando o grande Líder camarada Kim Il Sung proferiu o histórico discurso por rádio intitulado "Todas as forças para a vitória na guerra".
Na República Popular Democrática da Coreia, também é utilizado o "27 de julho" para se referir ao dia em que foi firmado o armistício, que é celebrado como o Dia da Vitória no país.
Em resumo, a Guerra da Coreia foi provocada pelo imperialismo estadunidense e, em resposta à agressão, a RPDC lançou a Guerra de Libertação da Pátria para repelir os agressores do território nortenho, libertar as regiões ocupadas do Sul e alcançar a reunificação da Coreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário