terça-feira, 8 de julho de 2025

O julho histórico gravado na história das relações de amizade e cooperação RPDC-Vietnã

Neste momento de retrospectiva solene ao grande Líder camarada Kim Il Sung, e suas proezas imortais acumuladas para o desenvolvimento do movimento socialista e a causa da independência da humanidade progressista, lembramos novamente os dias históricos de julho que deixaram marcas inesquecíveis na história de 75 anos das relações de amizade e cooperação entre a RPDC e o Vietnã.

Há 68 anos, no dia 8 de julho de 1957, o grande Líder camarada Kim Il Sung teve o primeiro encontro histórico com o camarada Presidente Ho Chi Minh, estimado líder do povo vietnamita, que chegou a Pyongyang em visita à República Popular Democrática da Coreia.

No comício realizado à tarde na Praça Kim Il Sung, com a participação de 100 mil cidadãos de Pyongyang, o presidente vietnamita ficou profundamente emocionado e confessou que, apesar da grande distância de vários milhares de quilômetros, os dois países estão estreitamente ligados pelos laços fraternais e que as vitórias alcançadas pelo povo coreano trouxeram uma emoção e alegria imensas ao povo vietnamita, servindo de grande estímulo que garante a vitória na resistência anti-EUA pela salvação nacional.

Durante a visita, os líderes de ambos os países se encontraram várias vezes e trocaram opiniões profundas para promover a amizade e a unidade invencíveis, bem como a fraternidade combativa entre os dois povos, chegando a um total consenso.

O grande Líder camarada Kim Il Sung visitou, junto com o presidente vietnamita, vários locais, como fábricas e áreas rurais, e explicou detalhadamente os sucessos e as experiências alcançadas pelo povo coreano.

O primeiro encontro entre o grande Líder camarada Kim Il Sung e o estimado líder do povo do Vietnã, camarada Presidente Ho Chi Minh, foi um acontecimento que mostrou os sentimentos de camaradagem e a amizade pessoal entre os verdadeiros revolucionários comunistas, além de ser um ponto de virada na história que preparou a eterna pedra angular do desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre a RPDC e o Vietnã.

Hoje, as relações de amizade e cooperação bilaterais, sem perderem sua vitalidade apesar das dificuldades do tempo, avançam incansavelmente em direção ao auge do mais alto desenvolvimento.

Nosso povo lembrará sempre do profundo significado de julho de 1957, que grava o espírito nobre dos líderes predecessores e, neste "ano da amizade", unido ao povo do Vietnã, escreverá a nova história do desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Kim Myong Jin

Presidente da Associação RPDC-Ásia

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário