Nascido em 1914, durante o período colonial do imperialismo japonês, o camarada Kang Wi Ryong sofreu, desde jovem, o destino de apátrida em terras estrangeiras.
Alimentando o desejo de libertar a pátria e construir uma nova Coreia, em fevereiro de 1933, ingressou no Exército Revolucionário Popular da Coreia em Helong, província de Jilin, China.
Em 1936, passou a atuar na 6ª Companhia do 2º Exército da 1ª Divisão, liderada pelo General Kim Il Sung.
Em 4 de junho de 1937, participou da batalha de Pochonbo, que resultou em vitória para as forças guerrilheiras.
Também contribuiu para o estabelecimento de uma editora no acampamento secreto, seguindo a direção do General, a quem defendeu com total fidelidade em missões difíceis e batalhas arriscadas.
Em março de 1939, era metralhador da Companhia de Guarda do 2º Corpo do ERPC. Em maio participou da batalha em Taehongdan, condado de Musan. Em setembro, foi ferido em combate contra as tropas japonesas e trabalhou temporariamente no centro de suprimentos do exército.
Em outubro de 1940, junto com outros sobreviventes, deslocou-se para a União Soviética, onde integrou a 88ª Divisão de Infantaria do Exército do Extremo Oriente soviético, no regimento dos guerrilheiros coreanos.
Por seus méritos militares, foi condecorado com a Ordem Kim Il Sung em outubro de 1995, por ocasião do 50º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia.
Faleceu em 3 de janeiro de 2001, aos 86 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário