sábado, 5 de julho de 2025

A luta do povo venezuelano pela defesa da soberania e da estabilidade socioeconômica

O 5 de julho é o dia que marca o 214º aniversário da independência da Venezuela.

Este país, situado no norte da América do Sul, lutou durante muito tempo para se livrar do domínio colonialista espanhol até conquistar a independência em 5 de julho de 1811.

A Venezuela possui abundantes recursos naturais, já que detém as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo. No entanto, esses recursos não puderam beneficiar o povo venezuelano, sendo objeto de exploração e saque por parte dos imperialistas durante muito tempo.

O povo venezuelano, convertido em verdadeiro detentor do poder após derrubar o governo pró-EUA em 1999, denominou o país como a República Bolivariana da Venezuela e, desde então, tem lutado corajosamente para defender a soberania e os direitos à existência e ao desenvolvimento do país e da nação.

As forças hostis do Ocidente, lideradas pelos EUA, com o objetivo de derrubar o governo venezuelano que avança levantando a bandeira da independência anti-imperialista e do socialismo e roubar os recursos naturais, cometem continuamente todo tipo de manobras malignas, incluindo a imposição de sanções indiscriminadas, a instigação das forças nocivas internas e a introdução de terroristas estrangeiros.

O governo venezuelano, diante dos crescentes atos hostis das forças reacionárias internas e externas, atribui grande importância ao fortalecimento das bases do poder para reunir as amplas massas e, por outro lado, impulsiona ativamente a estratégia de desenvolvimento econômico multilateral e as políticas para a melhoria da vida da população.

Nas eleições de deputados para a Assembleia Nacional, legisladores do Conselho Legislativo e governadores de estados, realizadas em 25 de maio, a atual coalizão política no poder obteve uma vitória esmagadora, ocasião que manifestou energeticamente a unidade e firmeza do Poder Popular da Venezuela.

O governo venezuelano e seu povo, unidos firmemente, lutam ativamente para defender a soberania do país e alcançar a estabilidade socioeconômica, ampliando seu terreno de solidariedade internacional ao fortalecer as relações com países independentes anti-imperialistas.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário